10 cuidados que você deve ter ao contratar um Empréstimo Consignado

bxblue-10-cuidados-que-voce-precisa-ter-antes-de-contratar-empréstimo-consignado

Você sabe quais os cuidados  necessários antes e depois de contratar o Empréstimo Consignado?

Ter precaução é sempre uma atitude que irá evitar problemas, principalmente quando se fala sobre a contratação de empréstimos. Justamente por se tratar de uma dívida de longo prazo.

Por isso, o empréstimo deve ser pensado e planejado.

Saiba agora quais são os 10 principais cuidados que você precisa ter ao contratar o seu crédito consignado!

Muitos são os motivos que podem levar uma pessoa a contratar um empréstimo consignado:

  • Quitar dívidas ou sair do vermelho;
  • Comprar ou refinanciar uma casa ou veículo;
  • Fazer a viagem dos sonhos;
  • Pagar a faculdade ou curso de ensino superior;
  • atender a uma emergência (fazer uma cirurgia ou procedimento médico, fazer uma reforma prioritária na sua residência).

O empréstimo consignado, é sem dúvida alguma, uma das opções mais fáceis e baratas para que Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores de empresas privadas possam obter crédito e atingir seus objetivos.

Leia também: Quem pode contratar o Empréstimo Consignado?

Mas, para adquiri-lo com segurança e evitar fraudes ou prejuízos, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Saiba quais são eles.

1) Dinheiro só com bancos ou instituições financeiras

Crédito seguro é o que os bancos oferecem. E hoje em dia, com tantas opções disponíveis no mercado, o consumidor ainda pode optar pelo banco que oferece a menor taxa de juros, o melhor atendimento e as melhores condições.

O crédito consignado só pode ser cedido por bancos ou instituições financeiras cadastradas no Banco Central.

A negociação ou intermediação pode ser realizada por correspondentes bancários, que são empresas autorizadas para esse tipo de serviço.

No caso do empréstimo para beneficiários INSS, os bancos devem ser autorizados pela Previdência Social também.

A regulamentação financeira foi criada e vem sendo atualizada com o objetivo de tornar todos os processos ainda mais eficientes e seguros.

2) Faça simulações e pesquise antes

Uma das dicas mais valiosas antes de fechar qualquer negócio, seja um empréstimo ou não, é fazer simulações.

Vários bancos e correspondentes bancários permitem a realização de simulações online. Isso tudo para facilitar a vida do consumidor.

A vantagem em utilizar o simulador de crédito é comparar a taxa de juros e prazos dos bancos. E em alguns casos, comparar as taxas de juros e prazos de diversos bancos de uma única vez.

Outra recomendação que não deve ser deixada de lado é pesquisar pelo histórico do banco ou da instituição financeira na internet.

Assim, buscar informações em sites de reclamações como o Reclame Aqui, nunca é demais.

Descobrir o nível de satisfação dos atuais clientes em relação ao banco que está interessado, também pode ajudar a tomar uma melhor decisão.

3) Desconfie das ofertas de dinheiro fácil

Propostas de dinheiro rápido e fácil, com promessas sedutoras de valores muito abaixo do mercado e os chamados “milagres financeiros”, não são novidades. Mas podem levar a diversos prejuízos.

O crédito consignado tem suas taxas reguladas e definidas atualmente por um teto que considera parte dos custos envolvidos na operação (o chamado Custo Efetivo Total).

Leia também: O que é Custo Efetivo Total?

Portanto, não é permitido cobrar nenhum outro valor acima do teto da taxa de juros ou adicional ao contrato.

As instituições financeiras podem oferecer condições justas e competitivas para que o interessado consiga ter acesso ao crédito.

E muitas vezes com taxas menores que o teto, e todos os demais benefícios deste tipo de crédito.

4) Se certifique sobre a segurança antes de informar seus dados

Tanto para a simulação quanto para a contratação de qualquer tipo de empréstimo, é necessário informar alguns dados pessoais e financeiros.

Para o crédito consignado não é diferente. Como o limite de crédito está vinculado a disponibilidade da margem consignável livre, uma vez que o valor das prestações é descontado direto do benefício INSS ou contracheque, essas informações são indispensáveis.

Em todos os casos, é necessário se certificar sobre a idoneidade da instituição financeira, segurança do envio das informações e utilização dos dados.

Se o processo for realizado online, por exemplo, verifique se o site é criptografado e as transações são realizadas em ambientes próprios (sem direcionar para outros links externos diferente dos domínios de referência).

Antes de encaminhar a documentação, procure saber e consulte também o CNPJ, endereço, dentre outras informações. E, em caso de correspondente bancário se este é certificado pela FEBRABAN.

Se não conhece a empresa que está solicitando os documentos e o pedido persistir, fique alerta para evitar cair em golpes. 

Tanto os bancos, quanto as instituições financeiras estão se empenhando cada vez mais em tornar seus processos mais seguros.

Mas acredite: todos os cuidados na hora de simular ou contratar crédito são bem importantes.

5) Não assine nada sem ler antes

É preciso muita cautela e atenção neste momento. Não assine nenhum documento em branco e sempre confira o que está escrito, para saber o que você realmente está assinando.

Valores contratados, taxa de juros e outras taxas aplicáveis, prazos de pagamento, valor e data de vencimento das parcelas, conta indicada para o crédito. Tudo deve ser devidamente conferido antes.

Na dúvida, se o documento ou contrato solicitados apresentarem informações, cláusulas diferentes ou abusivas, não assine e procure um especialista na área, o Procon mais próximo ou acesse www.procon.sp.gov.br.

Hoje, com a facilidade da contratação de crédito online já é possível minimizar os riscos neste sentido também. Com o uso das assinaturas digitais criptografadas a segurança deve aumentar.

6) Não pague nenhum valor para garantir o seu crédito

A cobrança de qualquer valor antecipado para simulação ou liberação de crédito crédito consignado é proibida

É importante saber que essa não é uma prática comum do mercado, e que deve inclusive ser denunciada.

Leia tambémÉ preciso pagar taxas ou depósito antecipado para ter Crédito Consignado?

Todas as operações realizadas pelos bancos, devem estar inclusas no pacote de serviços e facilidades que o banco oferece, por exemplo, e dentro do Custo Efetivo Total.

7) Contrate apenas o valor que realmente irá necessitar

Por mais que insistam, é somente o interessado quem deve ter consciência do valor que será necessário para o seu empréstimo.

Lembre-se de que, no fim das contas, é necessário assumir uma nova responsabilidade financeira. E que isso comprometerá o orçamento pessoal, por determinado período.

Conforme as parcelas do empréstimo forem sendo descontadas da aposentadoria, pensão ou salário, o limite da margem consignável é liberado o que permite contratar novo empréstimo. Isso, é claro, desde que dentro do limite do número de contratos permitidos por CPF/benefício.

Não sendo possível, o consumidor também pode optar pelo refinanciamento ou portabilidade de crédito, que, geralmente, libera um valor como troco e nova margem.

Assim, se no futuro for necessário outro empréstimo ou acesso a dinheiro de forma rápida, estando com as contas em dia e dentro do seu orçamento, ficará muito mais fácil obter novo crédito.

8) Não contrate nenhum serviço adicional sem precisar

O crédito consignado pode ser obtido em diversos bancos, mesmo se o interessado não for correntista do banco pretendido.

Mas mesmo sendo um novo correntista, a contratação de serviços adicionais que podem ser oferecidas pelos bancos não é obrigatória.

As taxas administrativas para novo cadastro e outras tarifas operacionais também devem estar dentro do Custo Efetivo Total, valor mencionado e descrito em detalhes no contrato do empréstimo consignado.

O Banco Central proíbe a prática de venda casada de serviços financeiros como seguros e cartões de crédito. Essa prática também fere o Direito do Consumidor, conforme Lei nº 8.078/90.

9) Confira se o dinheiro caiu corretamente na sua conta, dentro do prazo

Depois de ter o contrato averbado, o valor creditado deve ser o mesmo valor depositado na conta indicada.

E se, por acaso o dinheiro liberado foi inferior ou diferente do contratado, o contratante deve procurar a instituição financeira imediatamente para informar sobre o erro. 

É importante lembrar que a conta bancária deve ser a mesma do recebimento da aposentadoria ou pensão ou salário. Não é permitido transferir o valor na conta de terceiros ou em nome de outro titular. 

10) Confira o desconto das parcelas no contracheque

Como as prestações mensais do empréstimo consignado são descontadas automaticamente do benefício INSS ou contracheque devem ser, as mesmas contratadas e citadas em seu contrato de empréstimo.

As taxas e todos os demais valores são pré-fixados. Assim, as parcelas serão as mesmas do início, ao fim do contrato, sem qualquer alteração.

Para não ter erro, confira todos os meses nos extratos ou contracheque e se tiver alguma divergência, também comunique imediatamente o banco contratado.

A contratação do seu empréstimo deve ocorrer sempre de forma segura e transparente

Por mais que pareça óbvio dizer, a contratação do empréstimo consignado online ou não, deve ocorrer sempre de forma segura e transparente. 

Aproveite para saber quais são os golpes mais comuns no empréstimo consignado e saiba como se livrar deles.

Portanto, garantimos que se você tomar os 10 cuidados mencionados, poderá contratar o seu empréstimo com tranquilidade, quantas vezes desejar. Sem stress, sem  preocupação, sem complicação. Como realmente deve ser.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

10 cuidados que você deve ter ao contratar um Empréstimo Consignado

Posts recomendados