O que é o SIGEPE DF e como acessar?

Publicado em: 12/04/2021

O SIGEPE DF é uma plataforma de acesso aos servidores públicos do Distrito Federal para a realização de uma série de serviços online, seja por meio de um computador, tablet ou smartphone conectados à internet.

Nele, os servidores ativos, inativos, aposentados e pensionistas contam com um sistema completo e diversos serviços gratuitos para facilitar a vida de quem precisa consultar informações de cadastro, financeiras e previdenciárias, por exemplo.

Entenda o que é, como acessar e quais serviços mais acessados da plataforma!

SIGEPE DF

Criado pelo Decreto 39.588/2018, o SIGEPE DF nada mais é do que um sistema de Gestão de Pessoas do Governo do Distrito Federal que atua como órgão oficial de gestão de informações do quadro de funcionários públicos, especialmente no que concerne às atribuições de entidades públicas diretas e indiretas que usam recursos do Tesouro Distrital.

Histórico do Sistema

  • 2008 – Início do projeto;
  • 2012 – Visita ao PR e RS para conhecer suas soluções;
  • 2017 – Pregão eletrônico com prova de conceito;
  • 2018 – Assinatura do contrato e instalação do software;
  • 2019 – Início da implantação.

Veja também: O servidor do GDF pode contratar empréstimo consignado?

Quem pode acessar

Todos os servidores ativos, aposentados ou pensionistas do quadro de Servidores Públicos do Distrito Federal podem acessar o SIGEPE DF, desde que devidamente cadastrados na plataforma.

Consequentemente, servidores que estão vinculados a outros órgãos não podem acessar a ferramenta. Sendo assim, é necessário ainda verificar as informações cadastrais por meio da Unidade Pagadora (UPAG).

De modo geral, para se cadastrar na plataforma é bem simples. O usuário deve preencher um cadastro com informações pessoais para registrar sua senha de acesso.

Como acessar o SIGEPE DF pela internet

O primeiro passo para acessar o SIGEPE DF pela internet utilizando suas informações de login é acessando o “SIGEPE Servidor e Pensionista”.

Em seguida, o usuário deve ir até o “Portal do Servidor”, informar seus dados cadastrais como CPF e senha para fazer o login, ou, se preferir, a autenticação na plataforma pode se dar por meio de certificado digital.

Contudo, para aqueles que ainda não possuem um cadastro válido, é preciso registrar-se na plataforma seguindo os procedimentos listados abaixo:

  • vá até o Portal do Servidor e selecione a opção “SIGEPE Servidor e Pensionista”;
  • após ser redirecionado para o SIGAC, selecione a opção “Primeiro Acesso” no menu no canto inferior direito “Precisa de Ajuda?”;
  • na tela seguinte, basta inserir os dados pessoais solicitados, como CPF e toque em continuar;
  • caso já esteja cadastrado no sistema, um e-mail será enviado com as orientações gerais para cadastramento na plataforma;
  • o próximo passo consiste no preenchimento dos dados cadastrais solicitados para que o seu cadastro seja validado;
  • por fim, basta fornecer as informações sobre recuperação ou desbloqueio da senha e, em seguida, é hora de cadastrar sua senha de acesso pessoal.

O que é necessário para acessar?

Ingressar no sistema de gestão de pessoas dos servidores do Governo do Distrito Federal é uma ação muito simples: basta ter um dispositivo móvel conectado à internet, como um computador, tablet ou smartphone e utilizar suas informações cadastrais para acessar a plataforma.

Três serviços mais acessados

Dentre os principais serviços disponíveis na plataforma, o interessado pode consultar o seu recibo de salários, gerar uma autorização para contratar empréstimos consignados ou emitir o informe de rendimentos que será utilizado na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) da Receita Federal.

Consulta ao contracheque do SIGEPE DF

Por meio do SIGEPE DF o Servidor Público do Governo do Distrito Federal pode consultar e até mesmo fazer a emissão do seu contracheque sem sair de casa. Outra funcionalidade bastante útil é a possibilidade de visualizar a prévia do contracheque.

Este documento permite que o interessado verifique suas informações financeiras como proventos e descontos antes de o recibo de salário oficial ser disponibilizado.

Nesse sentido, caso haja qualquer inconsistência ou irregularidade nos valores pagos, por exemplo, o servidor pode se antecipar solicitando a correção de eventuais descontos indevidos.

Ademais, sempre que necessário o interessado também pode verificar o seu histórico de recibos, já que todos os comprovantes de meses anteriores ficam salvos na ferramenta, o que agiliza o processo.

Gerar a autorização do consignado

Por se tratar de um grupo do qual faz parte aqueles que podem contratar um empréstimo consignado, por meio do SIGEPE DF o interessado em contar com essa modalidade de crédito também pode realizar os trâmites de contratação pela internet.

Sendo assim, para autorizar o empréstimo é bem simples. O servidor pode acessar o Sistema de Gestão de Pessoas tanto pelo site quanto na versão mobile, ou seja, através do aplicativo.

Confira um guia resumido para ajudá-lo a gerar a autorização do consignado:

  • acesse o SIGEPE utilizando seu login e senha;
  • no menu inicial, procure pelo serviço “consignações”;
  • em seguida, vá até à opção “gerar autorização de consignatário” disponível na aba “autorizações”;
  • para validar o seu acesso, digite as informações solicitadas e defina a instituição financeira na lista disponibilizada pelo sistema e clique em “prosseguir”;
  • por fim, acesse sua caixa de e-mails para visualizar os detalhes da confirmação de autorização, isto é, o seu código. Em seguida, insira os dados no campo de validação do sistema e confirme a operação.

Emissão do informe de rendimento para a declaração do Imposto de Renda (IRPF)

Também chamado de comprovante de rendimentos, o informe de rendimentos é um documento muito útil para quem precisa efetuar sua declaração de imposto de renda para pessoa física.

De modo geral, trata-se de um relatório com os demonstrativos de salários pagos durante determinado período, bem como as alíquotas do imposto retido na fonte.

Confira: Consignado acima de R$ 5 mil deve ser declarado no IRPF 2021

A consulta é totalmente grátis, bastando apenas que o usuário faça login através do SIGAC utilizando seu CPF e senha cadastrada.

Para encontrar o documento, basta seguir para o menu de informações financeiras e selecionar a opção de “consultar comprovantes de rendimentos”. Em seguida, o arquivo será preparado para impressão ou pode ser simplesmente verificado na tela.


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