Todos aqueles que precisam ter acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reclamam da demora no atendimento e, isso, mesmo antes da pandemia. Mas o que muitos não sabem é que existem opções mais eficientes.
Como as agências só serão reabertas em setembro, a melhor opção é acessar a plataforma online, garantindo acesso aos principais serviços pela internet, de forma mais rápida, prática e segura.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
O que é preciso para ter acesso ao INSS pela internet?
Atualmente, mais de 90 serviços estão disponíveis de forma virtual tanto para quem já é um segurado, e portanto, recebe qualquer benefício pela Previdência Social, quanto para aqueles que ainda estão no processo ou têm outras dúvidas.
Para ter acesso ao INSS, o interessado pode acessar os canais de atendimento remoto:
- Central de atendimento telefônico 135;
- Site ou aplicativo Meu INSS.
Pela internet, é preciso ter basicamente o login único na plataforma que pode ser criado na mesma hora.
O cadastro no Gov.Br, permite acesso ao INSS e a diversos outros serviços digitais do Governo Federal.
Quem optar pelo aplicativo, precisa instalar em seu dispositivo. O aplicativo do Meu INSS está disponível para Android e iOS.
Como criar a conta no Gov.Br
A conta Gov.Br pode ser criada a partir de um cadastro simples que ajudará a identificar o usuário. As informações são cruzadas com os bancos de dados digitais do Governo e tornam o processo mais seguro e menos propenso a qualquer tipo de fraude.
Para criar a conta no Gov.Br o usuário deve:
- Acessar o site oficial;
- Escolher a melhor opção de cadastro;
- Inserir as informações cadastrais solicitadas;
- Criar uma senha.
O cadastro atualmente pode ser feito por: validação facial no App Meu Gov.Br, Banco do Brasil, Internet Banking, Número do CPF, Certificado Digital ou Certificado digital em nuvem.
É importante lembrar que a senha é pessoal e intransferível. O login, ou seja, a autenticação, nas plataformas do Governo será feita a partir do CPF e da senha registrados anteriormente no Gov.Br.
Outras alternativas são utilizar o certificado digital de pessoas físicas ou Jurídicas (tipo A1 ou compatíveis com ICP-Brasil), usar o certificado digital em nuvem ou ainda a conta do Banco do Brasil.
Acesso ao INSS pelo Meu INSS
Com a conta criada, o acesso ao site o aplicativo Meu INSS pode ser realizado com as mesmas informações.



Caso tenha esquecido a senha, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”. Se preferir, o cidadão também pode criar o seu login único direto pelo Meu INSS, clicando em “Cadastrar senha”. O site irá redirecionar para a página inicial de cadastro do Gov.Br.
Depois de concluir o login, o usuário poderá solicitar qualquer tipo de serviço ou fazer consultas gratuitas associadas ao seu pedido de aposentadoria ou benefício já emitido. Assim, não precisa ir até uma agência – mesmo quando estiverem abertas.
Alguns serviços podem ser conferidos sem senha. No entanto, dependendo do tipo de solicitação é preciso fazer a autenticação do usuário, por questão se segurança.



Serviços mais acessados
Entre os serviços mais procurados estão:
Agendamentos/Solicitações
Pedidos não tão comuns ou que demandam agendamentos, podem ser solicitados nesta opção. Dependendo do tipo de pedido, é preciso encaminhar documentos comprobatórios para análise.
Além do pedido, é possível acompanhar todo processo online o que traz ainda mais agilidade.
Calendário de pagamento
O calendário anual de pagamentos do INSS é um dos recursos mais pesquisados. Traz o cronograma com mês e data dos respectivos pagamentos, conforme número final do benefício e valor recebido.
O documento é atualizado anualmente, mas pode ser acessado a qualquer momento.
Extrato de pagamentos
Também conhecido como HisCre, ou Histórico de Créditos, é o documento por onde os segurados podem conferir os valores que são creditados e debitados mensalmente do benefício.
Pode ser utilizado também como um comprovante de renda para empréstimos, financiamentos ou compras parcelas onde é exigido, normalmente, algum rendimento fixo.
Extrato de Empréstimo Consignado
Também é entendido como um relatório, mas diferente do extrato de pagamentos trata especificamente sobre os empréstimos consignados – em que as parcelas são descontadas automaticamente do benefício.



Confira diversos produtos consignados.
Perguntas & Respostas
Aproveite para conferir quais são as principais dúvidas sobre o acesso online ao INSS:
1. O acesso ao INSS pode ser feito de qualquer computador ou celular?
Sim, desde que conectado a internet e que o usuário tenha o login e senha em mãos. É recomendado utilizar apenas os dispositivos pessoais, evitando assim o salvamento de senhas ou uso indevido das informações pessoais, financeiras e previdenciárias.
2. Como é feito o cadastro?
Também de forma online e com a criação de um login único no Gov.Br. Quem já tinha acesso anterior à mudança, pode resgatar a senha ou solicitar uma nova.
3. Porque é preciso informar tantos dados?
O INSS precisa ter certeza de quem está solicitando o cadastro. Por isso irá solicitar informações pessoais e, se houver, dados trabalhistas. Todas as perguntas são de segurança.
Vale lembrar que o INSS não solicita senhas bancárias ou de contas financeiras, em qualquer hipótese.
4. Como é feito o login no Meu INSS?
Com o CPF do titular e senha previamente cadastrada. Se ainda não tiver, é possível providenciar o cadastro da senha pelo próprio site ou aplicativo do Meu INSS.
5. A senha é válida para o aplicativo ou preciso criar outra?
A senha é única e pode ser usada no site, aplicativo Meu INSS e em outros serviços do Governo Federal.
6. O atendimento remoto será válido somente durante a pandemia?
Não. A plataforma pode ser acessada a qualquer momento, preferencialmente durante a pandemia, para facilitar o acesso aos serviços, mas não é exclusivo somente a este período.
O Meu INSS já existia antes da pandemia, mas passou a ser a melhor opção neste momento.
Viu só? Agora você pode ter acesso ao INSS de casa, pelo computador ou celular, quando e onde estiver.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.