Agências da Previdência Social só serão reabertas em 3 de agosto

Atendimento presencial nas Agências da Previdência Social (INSS) foi adiado novamente. Reabertura está prevista para 03 de agosto. Saiba mais!

agências da previdência social

Em novo comunicado divulgado hoje (08), o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, confirma que as Agências da Previdência Social (APS) só serão reabertas em 03 de agosto.

Com isso, o retorno do atendimento presencial é adiado novamente. A previsão inicial era da reabertura gradual a partir da próxima semana, no do dia 13 de julho. Aposentado e Pensionista: entenda a mudança e saiba o que fazer nesse período.

Sem atendimento presencial nas Agências da Previdência Social

Apesar de extra oficial, a nova decisão pode ter sido tomada com base na nas declarações da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP).

Leia também: Reabertura de agências do INSS trará grandes riscos, diz Associação

Pedido para revogação da medida anterior foi encaminhado no fim do mês passado a Bruno Bianco, secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Entre as preocupações relatadas estava a prevenção à da saúde não só dos segurados, mas também dos peritos e funcionários das agências.

No entendimento da Associação, ainda é muito arriscado abrir as agências tendo em vista que muitas cidades estão no auge da contaminação.

O que diz a nova Portaria?

A portaria conjunta nº 27 de 07 de julho de 2020, prorroga os prazos da Portaria Conjunta nº 22, de 19 de junho de 2020 que dispõe sobre o atendimento dos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, durante a pandemia.

O documento anterior já previa o retorno do gradual do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social. Ou seja, de qualquer forma, não seriam todas as unidades.

Assim, fica estabelecida como nova data para o retorno gradual e seguro do atendimento presencial o dia 03 de agosto de 2020.

Até lá, o suporte continuará a ser realizado pelos canais de atendimento remoto, sendo o Meu INSS o mais conhecido. Além deste, os cidadãos e segurados podem falar ainda na Central Telefônica 135.

Vale lembrar que os canais são permanentes e podem ser acessados a qualquer momento, à distância, ou seja, não funcionarão exclusivamente durante o período das restrições em função do Covid-19

Assim, devem ser utilizados sempre que necessário para facilitar o acesso e reduzir o tempo de retorno das solicitações. Ao todo, mais de 90 serviços estão disponíveis online gratuitamente.

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Cuidados redobrados

As demais regras, para atender as exigências sanitárias e evitar aglomerações nas agências, foram mantidas:

  • atendimento em horário parcial;
  • exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio;

Ainda não estão definidos o número de agências e localidades, mas a reabertura deve ocorrer em fases. Com o retorno das atividades, as perícias médicas, avaliações sociais e reabilitações profissionais serão feitas normalmente.

A data, local, assim como o serviço de interesse deverá ser agendado pelos canais remotos (Meu INSS ou Central 135).

Por telefone, o solicitante precisa informar seu CPF ou número do benefício. No site ou aplicativo Meu INSS, o usuário é autenticado via CPF e senha pessoal e intransferível.

O que muda para os Aposentados e Pensionistas?

Desde o início da pandemia o Governo estabeleceu ações para contribuir com os cidadãos e garantir seus direitos.

Entre as mudanças simplificou diversos procedimentos, dispensou algumas exigências e ampliou o número de serviços digitais.

Os atrasos na concessão de novos benefícios e demora no retorno das solicitações deve-se em partes ao grande volume de pedidos dos últimos períodos, mas não estão diretamente relacionados somente com a crise de saúde.

Desde o final do ano passado, antes mesmo da Reforma da Previdência, o número de solicitações de aposentadoria quase triplicou.

Vale lembrar que para liberação, os pedidos passam por análise. Dependendo do tipo de benefício solicitado ainda, o INSS pode exigir comprovações, documentações ou laudos específicos.

Nada muda para os Aposentados e Pensionistas em relação ao pagamento dos benefícios que não foram suspensos, como previsto em portarias anteriores. Somente os novos benefícios que podem passar por processos diferentes até a readequação do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social.


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Redação BX Blue

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