Agências do INSS vão continuar fechadas até Junho

Publicado em: 22/05/2020

As agências do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, vão permanecer fechadas até o dia 19 de junho. Os segurados que precisarem acessar qualquer tipo de serviço, podem fazer as solicitações e acompanhar os pedidos online.

Entenda nova decisão e veja todos os recursos que você pode ter acesso!

Agências do INSS e atendimento remoto

Portaria conjunta publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), prorroga o atendimento remoto das agências do INSS (Previdência Social) até o dia 19 de junho. Assim, altera a  primeiro artigo da Portaria Conjunta nº 8.024 (publicada no DOU de 20 de março de 2020.

Dessa forma, cidadãos, segurados e beneficiários vão continuar a ter acesso a maioria dos serviços oferecidos presencialmente, por meio digital, através do site ou aplicativo Meu INSS.

Leia tambémAtendimento presencial no INSS será suspenso temporariamente

O adiamento da abertura das agências é uma medida protetiva durante o período da pandemia do novo Coronavírus. Se necessário, o prazo pode ser alterado mais uma vez, para garantir a segurança dos Servidores, funcionários e dos frequentadores das agências, em função do distanciamento social.

Serviços seguem normalmente

Apesar de manter as agências do INSS fechadas, os serviços seguem sem interrupção. Atualmente, mais de 90 serviços da Previdência Social estão disponíveis na plataforma Meu INSS.

Os serviços mais comuns são:

Além destes, também é possível conferir o calendário de pagamentos. O cronograma considera os pagamentos mensais fixos. O do 13º salário é definido e divulgado a parte e a lógica de pagamento é baseada em beneficiários que recebem até um salário mínimo, acima deste valor e pelo número final de cada benefício.

O Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou celular. É preciso ter conexão com a internet e um login e senha. O perfil pode ser criado online pelo Gov.Br.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Vale lembrar que tanto acesso, download e instalação do aplicativos são gratuitos e que nenhum serviço do Meu INSS é cobrado. Por questão de segurança de dados e informação, todos os cidadãos precisam acessar os canais oficiais do INSS.

Assistente virtual

Um novo recurso lançado recentemente torna a experiência do usuário ainda mais interativa.

A assistente virtual Helô, ajuda a responder às dúvidas frequentes, como indica o passo a passo para acessar determinados serviços online. A funcionalidade está disponível por enquanto somente no site, mas pode ser acionada a qualquer momento.

Central de atendimento 135

Outra opção é a central de atendimento 135. As ligações podem ser feitas por qualquer pessoa, para tirar dúvidas comuns ou ainda se atualizar sobre os processos. O atendimento funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas.

Para facilitar o atendimento, é recomendável ter em mãos o número do benefício (NB). O atendente poderá solicitar ainda outras informações para autenticação do segurado e por questão de segurança.

Reforço no atendimento

Para ampliar a equipe atual o INSS divulgou edital para contratação de funcionários temporários. A meta é contratar 8.230 Servidores para trabalhar na área previdenciária, no atendimento ao público e na análise dos pedidos de novos benefícios.

Os objetivos são e agilizar os serviços prestados e reduzir o tempo de espera para análise de novas aposentadorias reduzindo assim o estoque de pedidos parado e em atraso.

Em abril, o volume de pedidos chegou a mais de 1 milhão de solicitações e os atrasos já eram superiores a 45 dias. O tempo médio ideal seria de 30 dias, podendo variar, é claro, em função da demanda.

Além disso, como todas as perícias médicas precisam ser avaliadas minuciosamente, tanto no primeiro pedido, quanto na renovação dos benefícios, é preciso disponibilizar mais peritos e profissionais habilitados.

As inscrições de Servidores Aposentados da União e de Militares se encerrou no dia 10 de Maio. A lista final com o nome dos selecionados será publicada em 26 de Maio.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail