Agências fechadas: atendimento presencial do INSS continuará suspenso

O atendimento presencial do INSS continuará suspenso. Com agências fechadas, os cidadãos devem recorrer aos canais remotos. Saiba mais!

agências fechadas

O Instituto Nacional do Seguro Social deve continuar com as agências fechadas até setembro. Prazo previsto para reabertura no dia 24 (segunda-feira) será adiado novamente.

Esta é a terceira alteração no cronograma desde o início da pandemia, mas pode não ser a última. Se a crise sanitária não estiver mais controlada até lá, o prazo pode ser prorrogado mais uma vez.

Entenda quais são os meios alternativos para não ficar sem acesso aos serviços básicos, disponibilizados pela Previdência Social.

Como acessar os serviços do INSS com as agências fechadas?

Com as agências fechadas, o atendimento continua sendo prioritariamente remoto. Mesmo quem já tinha agendamento, precisará remarcar o processo.

O INSS oferece canais online e digital por meio do Meu INSS e da Central telefônica 135. Assim, todos os cidadãos que precisarem acessar qualquer serviço podem entrar no site, aplicativo ou ligar na Central.

Mais de 90 serviços como o pedido de benefícios, conferência e emissão de extratos previdenciários ou extrato do empréstimo consignado, dentre outros, podem ser feitos a distância, ou seja, sem a necessidade de ir até uma agência.

Aquelas pessoas que ainda têm que cumprir com exigências e entregas de documentos e que preferirem deixar em um dos postos de atendimento, podem utilizar ainda o serviço de “Drive Thru”.

Leia também: Exigência Expressa do INSS permitirá entrega de documentos nas agências

Segundo informado pelo próprio INSS, a ideia é dar mais uma alternativa para quem ainda não enviou os documentos necessários pelos canais digitais. Quem já anexou os documentos pela plataforma Meu INSS, não precisará reencaminhar. Neste caso, é só aguardar pela análise.

Até o momento, com exceção dos serviços que são realizados presencialmente, como as perícias médicas, nenhum outro serviço foi interrompido.

Atrasos nos processos

Vale lembrar que mesmo antes da pandemia o INSS já sofria bastante com o volume de pedidos de aposentadorias parados. As perícias médicas já vinham se acumulando – o que se agravou muito mais com o período do isolamento social.

Atualmente, mais de 600 mil pedidos aguardam pela análise do laudo médico. Esse é também um dos motivos do atraso na concessão de novos benefícios.

A aprovação da aposentadoria, em caso de doença ou motivo de saúde, tem como um dos critérios a comprovação legal que é feita, obrigatoriamente, de forma presencial já que passa por avaliação de um perito especializado.

Portanto, sem o funcionamento normal das agências da Previdência Social, todos os agendamentos estão sendo remarcados e podem ser prorrogados por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada para evitar ao máximo o contato pessoal e concentração de muitas pessoas no local dos exames.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Liberação e pagamento de auxílios-doença

No início da pandemia, o INSS autorizou o pagamento antecipado de R$ 1.045, no caso dos auxílios-doença.

Como esse tipo de benefício também depende de exames ou laudos periciais, com as agências fechadas caem, portanto, no mesmo problema.

Para receber o pagamento, o solicitante precisa encaminhar o relatório médico atestando a incapacidade para o trabalho, pelo Meu INSS. Após análise prévia o dinheiro é liberado na conta indicada.

No entanto, no retorno do atendimento presencial esses segurados terão que fazer os exames. Se aprovado o direito ao benefício e caso tenham, podem receber ainda o valor da diferença dos pagamentos.

Prova de vida digital

Outro serviço digitalizado e ainda em testes é a nova prova de vida. O INSS começou a convocar desde ontem (21), alguns beneficiários para o processo experimental.

Leia também: Como fazer a prova de vida pelo Meu INSS e Meu Gov.Br em 2020?

O objetivo é substituir mais um procedimento que hoje é feito presencialmente, só que nas agências bancárias. Todos os anos os Aposentados e Pensionistas precisam comprovar que estão vivos, para continuar a receber.

Então, sempre no mês de aniversário procuram uma agência da rede bancária em que são clientes, para se apresentar. Além disso, também devem demonstrar um documento original com foto.

A partir da nova prova de vida, o processo passa a ser feito pelo celular e com biometria facial. A validação da identidade fica por conta dos documentos que já constam na base de dados do Governo.

Cerca de 500 mil pessoas vão ser selecionadas para a prova de vida pela internet. Os que não participarem do teste, deverão aguardar novas instruções do INSS.

Nova data de reabertura das Agências do INSS

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS divulgaram a nova data para reabertura das unidades em setembro:

Data inicial da aberturaNova data para reabertura
13 de julho03 de agosto
03 de agosto24 de agosto
24 de agosto14 de setembro

A previsão é que os serviços físicos possam ser retomados, gradualmente, em setembro. Contudo, como o país ainda está com grandes focos do Covid-19, alguns especialistas de saúde asseguram que até meados de novembro o cenário não deve mudar tanto.

Independente da data, é preciso lembrar que mesmo com as agências abertas, não poderão ocorrer aglomeração ou filas. Os horários de atendimento também podem ser reduzidos.

Por isso, serão atendidos primeiro somente os pedidos previamente agendados ou os que já estiverem em atraso.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado