Como solicitar o agendamento de Perícia Médica no INSS?

Publicado em: 27/03/2020

Fazer a perícia médica no INSS é uma etapa indispensável tanto para quem quer dar entrada quanto para continuar a receber benefício por incapacidade

Se tratando de um procedimento que avalia a atual condição de saúde do segurado, precisa ser realizada de modo presencial. E como tal, pode dar origem a muitas dúvidas.

Para evitar qualquer problema com o seu agendamento, confira essas dicas!

O que é Perícia Médica e quem pode solicitar?

A perícia médica é um serviço realizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para avaliar a condição de saúde do candidato ao benefício ou do atual segurado – no caso da renovação do benefício já concedido. 

Em resumo, é o procedimento que vai verificar se o cidadão tem ou não tem direito a receber o benefício requerido, isto é, o seguro em questão. Isso porque, além das aposentadorias por idade ou tempo de contribuição existem outras modalidades que são tidas como auxílios que podem ser vitalícios ou por determinado período.

Sendo assim, essa rotina obrigatória atesta a capacidade ou incapacidade do trabalhador dar sequência às atividades laborais, ou seja, ao seu trabalho. Seu resultado está diretamente associado à concessão de novos benefícios ou renovação destes.

A perícia médica no INSS deve ser realizada para o requerimento ou renovação dos seguintes benefícios:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • ou Benefício de Prestação Continuada (para idosos e portadores de deficiência em situação de vulnerabilidade).

Pode ser solicitada em duas situações específicas:

  1. quando o cidadão quer dar entrada no benefício, para receber esse pagamento mensalmente;
  2. ou quando o próprio INSS faz uma convocação para prorrogar ou interromper esse pagamento.

Na perícia, o perito vai avaliar se o segurado se encaixa em uma das seguintes situações:

  • quando suas condições de saúde o impedem parcial ou completamente de trabalhar temporariamente ou permanentemente;
  • se as condições de saúde podem se agravar se continuar a realizar suas atividades profissionais;
  • ou quando essas mesmas condições comprometem o exercício de suas funções, podendo colocar em risco a sua vida ou a de terceiros.

Portanto, é a partir do resultado da perícia médica no INSS que o requerente do benefício pode manter ou não o direito a receber a aposentadoria.

Saiba agora como fazer o agendamento online, sem necessidade de ir até uma agência para conferir datas e horários disponíveis.

Como marcar a Perícia Médica no INSS

Como agendar a perícia médica no INSS?

Existem basicamente três formas de marcar ou remarcar a perícia médica no INSS: pelo site, pelo aplicativo ou pelo telefone. Pela internet, o agendamento acontece pelo portal e aplicativo Meu INSS. Já pelo telefone, bastando ligar para o número 135.

Veja a seguir o passo a passo detalhado desta solicitação.

Site Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site do Meu INSS e efetuar o login. Quem ainda não tem a senha, deverá providenciá-lo a partir do cadastro único do Gov.Br – que é a nova forma de acesso ao portal.

O cadastro pode ser realizado à distância também, pela internet e mediante algumas informações pessoais.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Depois de criar a senha e entrar no sistema (ao clicar em “entrar”), o solicitante deve navegar pela tela iniciar em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”.

Depois de selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as duas perícias disponíveis: 1) Perícia inicial que é  serviço destinado a realização de pericia médica para os requerimentos de benefícios por incapacidade; 2) Perícia de prorrogação que é o serviço para realização de pericia médica das solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade.

Ao clicar em um dos serviços, basta clicar em “selecionar” para prosseguir.

IMPORTANTE: após a conclusão do agendamento, se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, o o representante do periciado deverá comparecer na unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada. Também deverá apresentar o(s) documento(s) que comprovem a impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além dos demais documentos de identificação do periciado.

Esse atendimento tido como exclusivo só pode ser solicitado nestes casos. Os demais devem comparecer na agência do INSS no dia e horário agendado.

As informações básicas cadastrais devem ser confirmadas, antes de prosseguir, assim como os dados para contato.

Nos dados adicionais é importante conferir o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e informar a categoria do requerente, escolhendo entre “Empregado” e “Não Empregado”.

Para finalizar, basta seguir as próximas instruções na tela.

Aplicativo Meu INSS

O processo no aplicativo Meu INSS é similar. O usuário deve logar com a mesma senha de acesso ao site (senha única) e seguir as instruções.

Central 135

Se preferir fazer o agendamento da perícia médica no INSS pelo telefone, o requerente deve ligar para a Central de Atendimento do INSS: o telefone é 135. Por meio de uma simples ligação, é possível agendar a perícia médica se atentando às datas e horários disponíveis.

Se ligar de um telefone fixo, a ligação é gratuita. As ligações realizados pelo celular tem cobrança de ligação local. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (no horário de Brasília).

Como reagendar a perícia médica no INSS?

O reagendamento pode ser feito da mesma forma por um dos três canais citados. No entanto, é importante lembrar que isso só pode ser feito uma única vez e até três dias antes da data agendada. 

Leia tambémPerícia Virtual do INSS: concessão de benefícios será a distância

É preciso informar o local, data e horário reservados anteriormente ou o número do protocolo (ou data do requerimento mais número do benefício).

O que é necessário levar no dia da perícia médica no INSS?

A perícia só pode ser realizada na unidade escolhida durante o agendamento e na data e horário marcado. A documentação necessária para todos os casos é:

  • Documento de identificação pessoal com foto;
  • Documentos médicos que comprovem a incapacidade laborativa (tais como atestados médicos, carta da empresa empregadora, comprovantes de tratamento, exames laboratoriais e clínicos e/ou receituários).

Como acompanhar a resposta do processo

Para acompanhar o andamento do requerimento basta acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135 e escolher a opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Em geral, os benefícios começam a ser pagos de 30 a 90 dias após a divulgação do resultado da perícia.

Dica: em tempos de pandemia do novo coronavírus e com a suspensão de atividades em unidades do INSS, a dica é recorrer ao aplicativo Meu INSS. Além de poder agendar a perícia médica no INSS pelo sistema, você ganha tempo e pode acessar facilmente todas as informações que precisa na palma de suas mãos!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail