Nova portaria centraliza aposentadorias e pensões de servidores federais

Foi publicada no DOU norma centralizando a concessão, o pagamento e a manutenção de aposentadorias e pensões de servidores federais. Confira!

aposentadorias e pensões de servidores federais - aposentadoria, pensão, benefícios, servidores, públicos

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23, uma portaria que centraliza a concessão, o pagamento e a manutenção de aposentadorias e pensões de servidores federais.

A norma transfere tais serviços dos órgãos da administração pública federal direta para o Ministério da Economia.

Continue a leitura para saber os detalhes da norma e mudanças recentes na Previdência dos servidores públicos federais.

Centralização das aposentadorias e pensões de servidores federais

A portaria 3.031/2021, assinada pelo ministro Paulo Guedes, trata dos procedimentos e requisitos gerais para a transferência dos serviços de concessão, pagamento e manutenção de aposentadorias e pensões de servidores federais, passando-os dos órgãos da administração pública federal direta para o Ministério da Economia.

Agora, o órgão de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério é que irá definir a ordem de centralização dos serviços e acervos de cada órgão.

As informações fornecidas pelos órgãos vão basear a elaboração do plano de trabalho, visando a efetivação da transferência dos dados, dos acervos funcionais e dos processos administrativos e judiciais.

A norma revoga a portaria anterior (240/2019) e entrará em vigor em 1º de abril de 2021.

Confira: Suspensão da prova de vida dos servidores aposentados é prorrogada

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Mudanças na Previdência dos servidores públicos federais

A Previdência dos Servidores Públicos Federais – SIAPE deve passar a ter a gestão do INSS até o fim de 2021, conforme aprovado na Reforma da Previdência.

No mês passado, o governo federal publicou o decreto 10.620/2021 com a finalidade de direcionar ações que facilitem a estruturação de entidade gestora para unificar os processos de aposentadorias e pensões do RPPS da União.

Segundo o decreto, deverá ser ampliado o escopo do processo de centralização dos serviços de aposentados e pensionistas – e o INSS recebeu a competência para centralizar as aposentadorias e pensões de autarquias e fundações públicas do Executivo. Antes, cada entidade da administração indireta era responsável por esses serviços.

Veja também: INSS fará a concessão de novas Aposentadorias dos Servidores Federais

No âmbito da administração pública federal direta, a centralização continua sendo realizada pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.  

Conforme dados do Portal do Servidor, até dezembro de 2020 cerca de 40% (aproximadamente 170 mil pessoas) da Administração Direta já havia sido centralizada.

O que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)?

O Regime Próprio de Previdência Social é obrigatório para servidores públicos titulares de cargo efetivo. Então, todos os trabalhadores concursados vinculados a entes públicos da federação como Estados, Distrito Federal, Municípios e União podem usufruir de seus benefícios.

O RPPS organiza a Previdência de servidores públicos de cargos efetivos, estando eles em atividade ou aposentados, e dos pensionistas que recebem pelo ente estatal.

No entanto, os benefícios oferecidos pelo Regime Próprio de Previdência Social aos seus segurados dependem basicamente de dois fatores:

  • Contribuição ao INSS;
  • Tempo de serviço necessário para conseguir se aposentar.

Leia mais: O que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)?

Siga acompanhando o blog da bxblue para saber as principais notícias de interesse dos servidores públicos.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da BX Blue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

O empréstimo consignado ideal para você

A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

Ver ofertas de consignado