Aposentados por invalidez podem contratar empréstimo consignado?

Aposentados por invalidez podem contratar consignado, desde que atendam algumas regras. Saiba quais são e onde contratar o seu empréstimo

concessão de aposentadoria por invalidez - aposentadoria, invalidez, inválido, beneficiário, INSS

Muitas vezes, ao precisar de dinheiro rápido e fácil, a solicitação de um empréstimo é a saída mais viável para a maioria das pessoas.

Contudo, aqueles que tem aposentadoria por invalidez ainda têm muitas dúvidas sobre a oferta de crédito.



Um dos tipos de empréstimo mais utilizados no Brasil é o consignado. Porém, este crédito só está disponível para beneficiários do INSS, servidores públicos, militares das Forças Armadas e alguns trabalhadores CLT. Ou seja, para aqueles que possuem e podem comprovar uma renda fixa.



Entretanto, grande parte dos aposentados por invalidez ficam em dúvida se realmente fazem parte desse grupo dos que têm acesso ao empréstimo consignado, uma vez que o benefício pode vir a ser suspenso.

Por isso, aproveite para esclarecer as possíveis dúvidas sobre esse assunto. Precisa se informar melhor para saber se enquadra nessa categoria?

Então, continue com a leitura do texto e descubra como conseguir seu empréstimo consignado para aposentados por invalidez ainda hoje. Confira!

Benefício INSS Espécie 32 é consignável?

“Espécie 32” é como é chamada a aposentadoria por invalidez, concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Esse tipo de benefício é concedido aos segurados que sofrem com alguma incapacidade permanente.

Ou seja, a aposentadoria por invalidez é concedida aos trabalhadores que não podem se curar e, consequentemente, não podem realizar nenhuma atividade laborativa. Mas, para que esses vivam dignamente, mesmo que sem conseguir trabalhar, o INSS lhes cede benefício.

Para ter direito ao benefício de “Espécie 32”, o segurado deve passar por uma diversidade de exames. Esses testes podem avaliar, por exemplo, a idade do trabalhador, o grau de instrução, onde vive e como a doença está se desenvolvendo.

O valor da aposentadoria por invalidez, normalmente, é de 100% do valor do salário do trabalhador. Contudo, caso este precise de acompanhamento constante de outra pessoa, por conta de suas condições de saúde, há um acréscimo de 25% no valor pago.

A aposentadoria por invalidez, código 32, é definitiva uma vez que a situação do trabalhador seja, de fato, irreversível. Para isso, atualmente o INSS realiza periodicamente exames médicos, a fim de analisar como está a evolução do quadro do beneficiário.

Os exames são obrigatórios e, caso o beneficiário não os faça, corre o risco de perder seus direitos e pagamentos.

Vale destacar que, após os 60 anos de idade, os beneficiários não são mais obrigados a participar desse processo de análise, salvo exceções.

Caso o trabalhador volte a exercer alguma atividade remunerada, ainda que por vontade própria, deixa de ter direito à aposentadoria por invalidez, ou seja, ao benefício do INSS. Portanto, este benefício pode não ser vitalício, uma vez que, eventualmente, o beneficiário pode recuperar sua saúde.

Para os casos vitalícios e vigentes é possível contratar empréstimo consignado, garantindo as mesmas condições e garantias que essa modalidade de empréstimo pessoal oferece às categorias elegíveis.

Afinal, aposentados por invalidez podem contratar Empréstimo Consignado?

R: Sim, mas somente os casos que o benefício por invalidez for vitalício, ou seja, para quem possui mais de 60 anos e por isso, não precisa mais realizar exames periódicos

Leia também: Quem pode fazer um Empréstimo Consignado?

Então, se você está neste grupo, saiba quais são as principais regras dos bancos para esse tipo de empréstimo.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Principais regras sobre o empréstimo para Espécie 32

O empréstimo consignado é o tipo de crédito que tem suas parcelas pagas automaticamente todo mês. Ou seja, para quitar o empréstimo ou cartão de crédito consignado são feitos descontos programados no salário ou benefício dos tomadores.

Leia também: Como funciona o Empréstimo Consignado?

Sendo assim, o empréstimo consignado só é concedido a quem tem salário fixo, uma vez que é preciso haver garantia de que as parcelas mensais do crédito poderão ser descontadas de algum pagamento.

A aposentadoria por invalidez “Espécie 32”, como já dito, pode não ser definitiva. E, por isso, é comum que os clientes dessa categoria encontrem alguma resistência na hora de solicitar um empréstimo consignado.

As instituições financeiras alteraram suas regras para os clientes mais jovens temendo o crescimento de inadimplentes. Isso é o que pode acontecer, por exemplo, se um cliente perde sua aposentadoria por invalidez.

O mais comum agora é que somente seja concedido empréstimo consignado para quem já tem mais de 60 anos. Isso acontece porque, a partir dessa idade, o beneficiário não precisa mais realizar exames médicos obrigatórios.

Sendo assim, é muito mais difícil que algum aposentado que tenha passado dos 60 anos tenha seu benefício suspenso. É o que acontece com quem é aposentado por idade, por exemplo, que não perde seus direitos.

Os aposentados por invalidez que completam 60 anos podem oferecer uma garantia maior para os bancos. E é justamente a garantia de quitação das parcelas que permite que o empréstimo consignado apresente tantas vantagens em relação aos empréstimos pessoais.

Quem tem direito ao crédito consignado pode, por exemplo, contratar empréstimo com taxas de juros mais baixas. Além disso, o prazo para pagamento é maior e as mensalidades são quitadas automaticamente.

Embora ainda restrito, a boa notícia é que os maiores bancos têm oferecido crédito consignado para aposentados nesta situação. A política de crédito pode variar em cada instituição financeira, mas no geral ainda são condições muito atrativas para quem precisa de dinheiro rápido, barato e seguro.

Bancos que aprovam empréstimo para aposentados por invalidez

Quem está aposentado por invalidez precisa procurar com atenção por um banco que aceite sua situação. Vale destacar que cada instituição financeira pode criar sua própria política de crédito para lidar com esses casos.

O mais comum, como já dito, é que os bancos aceitem os clientes com mais de 60 anos. Alguns, ainda, podem optar por fazer uma análise mais criteriosa, de acordo com a situação de cada interessado.

Conheça agora os principais bancos onde você pode contratar empréstimo consignado espécie 32.

Qual banco faz empréstimo para espécie 32?

Banco do Brasil

O Banco do Brasil concede empréstimo consignado para qualquer cliente que tenha limite de crédito disponível junto ao banco.

Além disso, o interessado precisa receber seu pagamento por meio de uma empresa ou órgão conveniado, como é o caso do INSS.

O valor emprestado vai depender da situação de cada cliente, como idade, valor do benefício recebido ou se já tem algum empréstimo consignado contratado. É possível contratar mais de um empréstimo simultaneamente.

Vale destacar que todo cliente pode comprometer até 30% de sua renda mensal líquida com as parcelas de empréstimos consignados. Este limite recebe o nome de margem consignável.

Leia também: Como consultar a sua margem consignável

A margem adicional de 5% é para uso exclusivo com as despesas e saques do cartão de crédito consignado.

Cada aposentado pode ter até 6 contratos de crédito ao mesmo tempo. O importante é que a soma de todas as mensalidades não ultrapassem a margem consignável.

A quitação do empréstimo solicitado junto ao Banco do Brasil pode ser feita, em média, em até 72 meses, no caso dos aposentados por invalidez.

Para solicitar um empréstimo consignado, o aposentado “Espécie 32”, o aposentado pode se dirigir a agência do Banco do Brasil mais próxima ou fazer uma simulação de crédito online. Assim, fica mais fácil se informar sobre as condições de contratação e de aprovação.

Banco PAN

Nas declarações públicas mais recentes, o Banco PAN afirma que está concedendo empréstimo consignado para aposentados por invalidez. Inclusive, estão sendo aceitos clientes com menos de 55 anos.

O empréstimo é cedido para os clientes novos, ou seja, contratos novos, e também para os refinanciamentos de crédito.

Contudo, uma das regras do Banco PAN é que o cliente com menos de 55 anos já seja aposentado por invalidez e receba o benefício por, pelo menos, 15 anos.

Banco Agibank

O banco oferece empréstimo consignado para todas as idades até o limite de 77 anos. Além disso, também é possível fazer a portabilidade e refinanciamento do crédito.

Banco Itaú

O banco Itaú oferece crédito consignado para aposentados da espécie 32, com mais de 45 anos, desde que a perícia tenha sido realizada a partir de julho de 2018.

Banco Daycoval

O banco possui duas regras para concessão do consignado para aposentados por invalidez. Na regra 1 o beneficiário precisa ter entre 55 e 59 anos e 11 meses de idade e ter recebido a aposentadoria por mais de 15 anos. Já na segunda regra, o aposentado que possui mais de 60 anos deixa de ter a obrigatoriedade do tempo mínimo de aposentadoria.

Banco BMG

O Banco BMG também possui duas regras para a concessão de empréstimo consignado para aposentados da classe 32:

Regra 1 – entre 55 e 59 anos- precisa ter recebido a aposentadoria por pelo menos 15 anos;

Regra 2- aposentados com mais de 60 anos não precisam de tempo mínimo de aposentadoria.

Banco Banrisul

O Banrisul, assim como outros bancos, não oferece consignados para aposentados por invalidez que tenham menos de 55 anos. Quem possui entre 55 e 59 anos precisa comprovar que recebe o benefício a mais de 15 anos, contados a partir de dezessete de janeiro de 2019. Já para quem possui mais de 60 anos, a regra é a mesma.

Banco Cetelem

O Cetelem só oferece consignado para aposentados por invalidez da espécie 32 que tiverem mais de 60 anos.

C6 Bank

O C6 Bank disponibiliza crédito consignado para aposentados da espécie 32 para beneficiários com menos de 55 anos, desde que a perícia tenha sido realizada nos últimos 24 meses e no resultado aparecer “manutenção da aposentadoria”, “manutenção da aposentadoria por incapacidade permanente” ou ‘diferimento do pedido”. Já para quem possui de 55 a 59 anos é preciso ter mais de 15 anos recebendo a aposentadoria.

Acima de 60 anos não é necessário o resultado da perícia, nem o tempo de contribuição.

Banco Olé

O empréstimo consignado no banco Olé, para quem é aposentado pela espécie 32, exige o tempo mínimo de 15 anos de recebimento da aposentadoria para quem possui de 55 a 59 anos e não apresenta restrições para quem tem mais de 60 anos e recebe o benefício por invalidez.

Faça uma simulação de Empréstimo Consignado online

Os beneficiários do INSS podem utilizar os simuladores de crédito online para encontrar as melhores ofertas do mercado.

Mesmo que o empréstimo consignado já seja bastante vantajoso em relação aos demais, é interessante pesquisar as condições oferecidas por cada instituição financeira.

Por exemplo, com uma simulação de crédito online o aposentado consegue comparar, em poucos minutos, as taxas de juros. Além disso, é possível analisar o Custo Efetivo Total e os prazos de pagamento. 

Agora que você já sabe como funciona a concessão de empréstimo para os aposentados por invalidez, vale a pena fazer uma simulação online.  

Inicie a simulação e descubra as melhores opções de crédito agora mesmo. Esta é a maneira mais prática e rápida de emprestar dinheiro, sem abrir mão da segurança!

Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado