App FGTS fora do ar: veja serviços afetados e o que fazer

Diversas razões podem explicar a dificuldade ou o não acesso à plataforma do FGTS. Saiba o que fazer em caso de app FGTS fora do ar.

app fgts fora do ar - mulher, celular, aplicativo, smartphone

Todos os trabalhadores sob o regime celetista têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), um depósito mensal que assegura uma reserva compulsória para ser utilizada em diversas situações. Uma das formas de acompanhar o saldo do FGTS bem como realizar saques e solicitações é por meio do app FGTS. Por isso, as pessoas podem ficar sem acesso a serviços essenciais em caso de app FGTS fora do ar.

Confira em detalhes, abaixo, quais serviços podem ser afetados se o app FGTS ficar fora do ar, conheça as razões mais comuns para o problema e descubra o que você pode fazer em tais situações.

App FGTS fora do ar

app FGTS é um aplicativo para celulares e tablets que reúne vários serviços virtuais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do Fundo.

O app simplifica o acesso das pessoas com contas ativas e inativas no FGTS a consulta, informações e movimentações relativas ao saldo do FGTS, sem a necessidade de se dirigir a uma agência bancária da Caixa.

No entanto, como se trata de uma plataforma digital, ela está sujeita a eventuais falhas técnicas. Descubra quais serviços podem ser afetados com o app FGTS fora do ar.

Quais serviços são afetados quando o FGTS está fora do ar?

Da mesma forma que diversos serviços bancários estão disponíveis em meios digitais, de modo a simplificar as transações bancárias e dispensar a visita a agências físicas, o app do FGTS permite que os trabalhadores do regime celetista acessem várias atividades relacionadas ao FGTS.

Algumas delas, inclusive, só são possíveis por meio do app FGTS: é o caso, por exemplo, da autorização para que instituição bancária consulte o saldo do titular para eventual antecipação do Saque-Aniversário, modalidade de crédito a juros baixos para quem tem saldo no Fundo.

Veja abaixo exemplos de serviços que são afetados se o app do FGTS ficar fora do ar:

  • consulta a saldo total em contas ativas e inativas;
  • consulta a depósitos do empregador;
  • adesão ao Saque-Aniversário
  • consulta aos valores liberados do Saque-Aniversário;
  • consulta a saque emergencial;
  • autorização para bancos consultarem seu FGTS;
  • consulta a informações da Poupança Social Digital;
  • saque do FGTS em diversas situações;

FGTS fora do ar afeta a contratação da antecipação do Saque-Aniversário?

Sim, se o app FGTS estiver fora do ar, não vai ser possível ao titular realizar um passo importante da operação, que é dar autorização para que o banco consulte o saldo do FGTS.

Por meio desta consulta é que a instituição bancária irá verificar os valores disponíveis do Saque-Aniversário e fazer a oferta de quantas parcelas poderão ser antecipadas por meio da operação.

E isso, claro, considerando que a pessoa interessada no empréstimo com garantia do FGTS seja já adepta do Saque-Aniversário. Para quem ainda não aderiu (ou seja, está na modalidade do Saque-Rescisão), esta operação também fica inviabilizada se o aplicativo não estiver em pleno funcionamento.

App FGTS fora do ar: por que não consigo entrar no aplicativo do FGTS?

Quando o usuário tenta acessar o aplicativo do FGTS e não consegue, ou então nem todas as funcionalidades estão disponíveis, isso já pode ser um indicativo de que a plataforma enfrenta erros ou falhas. Abaixo listamos as principais causas que justificam inacessibilidade ao app do FGTS:

Atualização de versão

Com frequência os aplicativos de todos os tipos passam por atualizações, ou seja, mudanças que acarretam novas funcionalidades e serviços, bem como alterações de templates e outras melhorias. Por isso, a indisponibilidade pode ocorrer em razão da atualização da plataforma.

Além disso, também pode ocorrer, em razão da nova versão, que alguns serviços fiquem indisponíveis na versão antiga. Neste caso a melhor medida é verificar, direto na loja de aplicativo (App Store ou Play Store) se o app FGTS está atualizado com a versão mais recente.

Ademais, processos de manutenção a fim de melhorar as funcionalidades da plataforma também causam instabilidade e podem gerar falha no sistema por alguns instantes.

Erros de conexão

O chamado erro de conexão usualmente está relacionado a problemas na conexão com o SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site, o que interrompe o acesso do usuário. Nesta situação, a recomendação é seguir as orientações da tela, de modo a corrigir a mensagem de erro de falha na conexão.

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Instabilidades no servidor

Outra causa comum para aplicativos fora do ar, entre os quais o FGTS, é falhas nos servidores. Trata-se de uma causa que não depende de ação do usuário, ou seja, recomenda-se aguardar e tentar novamente após certo tempo.

Sobrecarga de acessos simultâneos

Essa é uma das causas de app FGTS fora do ar que não depende dos mantenedores da plataforma. É natural que a conexão com a rede sofra instabilidades diante da sobrecarga de acessos – é o caso, por exemplo, quando o governo anuncia alguma medida extraordinária de saque do FGTS, como foi com o saque emergencial em 2022.

Neste cenário, quando milhões de pessoas tentam acessar, ao mesmo tempo, o aplicativo, a queda pode ocorrer pela incapacidade da rede em lidar com todos os dados em uma única vez. Com a conexão instável, o FGTS pode ficar fora do ar.

A solução aqui também é aguardar algumas horas (em situações excepcionais, alguns dias) e tentar novamente o acesso.

O que fazer quando o FGTS estiver fora do ar?

Em primeiro lugar é recomendável tentar as iniciativas listadas acima, em cada tipo de causa, como (i) verificar se a versão do app do FGTS é a mais recente; e (ii) aguardar algumas horas para novo acesso.

Caso o problema persista e/ou o titular da conta FGTS tenha urgência, uma alternativa é buscar o atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal. Para o atendimento presencial não é necessário agendar previamente: basta se dirigir à agência mais próxima (que pode ser conhecida em “Encontre a Caixa“). Conforme a CEF, são mais de 4.200 pontos de atendimento espalhados por todo o Brasil.

Outra opção disponível é o Atendimento CAIXA Cidadão, por meio do telefone 0800-726-0207. Nele é possível obter atendimento referente a PIS, benefícios sociais, FGTS e cartão social.

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas vale ressaltar que o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Pronto, agora que você já sabe as principais causas e o que fazer se o app do FGTS ficar fora do ar.


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Redação BX Blue

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