App SouGov.br, exclusivo para servidores federais, é lançado oficialmente

Publicado em: 04/05/2021

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 04/05, o app SouGov.br, canal que irá reunir todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores públicos federais civis ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal.

O lançamento foi transmitido pela internet, por meio do canal do Ministério da Economia no YouTube. Acompanhe:

Lançamento do app SouGov.br

O novo aplicativo para servidores federais permitirá que tenham acesso, via internet, a dezenas de serviços, entre os quais o envio de atestado médico e a realização da prova de vida digital. Com o SouGov.br, todos os serviços estarão concentrados em um só lugar.

Trata-se de uma mudança radical em relação ao modelo atual, no qual os usuários têm diversos canais para acessar os serviços, assim como as unidades de gestão de pessoas para atendê-los.

Atualmente, os usuários acionam os serviços por diversos meios, como por exemplo o atendimento presencial, a central telefônica, e-mail, Sigepe Mobile, Sigepe Gestor, SIGEPE Servidor e Pensionista, SIGEPE Banco de Talentos, entre outros. O aplicativo integra o projeto de transformação digital da Administração Pública federal.

SouGov.br e a transformação digital

Na live do lançamento o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Suttani, destacou que o SouGov.br promoverá um “acesso mais simples e mais ágil, com respostas mais tempestivas” às solicitações dos servidores.

O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Barreto, destacou que o projeto é “emblemático no processo de transformação digital que tanto tem melhorado a vida dos cidadãos e agora vai melhorar a vida de todos os servidores públicos federais“. Barreto também lembrou que a mudança exigirá redesenho de processos e normativas de trabalho.

O diretor do Departamento de Sistemas e Informações Gerenciais, Rafael Cunha Alves Moreira, explicou que o nome SouGov.br vem justamente do “foco no usuário” e que o governo busca “quebrar um paradigma” com o novo aplicativo, que é “de servidor para servidor”.

A gerente do projeto, Mayara Farias, afirmou que é mais do que uma mudança e sim uma transformação digital, “de ponta a ponta, da percepção do usuário até o processamento do serviço“. “E é preciso também uma transformação cultural“, concluiu.

Quem poderá usar o app SouGov.br?

Levando-se em consideração o quadro atual de servidores públicos federais, a estimativa do governo é de que o novo aplicativo beneficiará 1,3 milhão de usuários e mais de 14 mil servidores da área de gestão de pessoas.

Como criar uma conta no app SouGov.Br

Já é possível fazer o download do app SouGov.Br, tanto na App Store quanto no Google Play – veja como fazer.

O cadastro deve ser feito pelo próprio servidor ativo ou beneficiário. Confira o passo a passo para realizar seu cadastro.

Fases de lançamento do aplicativo SouGov.br

Por se tratar de um dos principais projetos do governo federal no âmbito da transformação digital, a iniciativa está sendo realizada em fases. Ou seja, novos serviços e funcionalidades serão incorporados ao app SouGov.br aos poucos – enquanto, paralelamente, os canais atuais vão sendo desativados.

De acordo com as informações dadas no evento de lançamento do SouGov.br, o cronograma prevê novas funcionalidades no aplicativo a cada dois meses. Além disso, dentro do aplicativo será informada a data de quando determinada funcionalidade será disponibilizada.

No total, o projeto do SouGov.br prevê a inclusão de 20 novos serviços, totalizando cerca de 50 serviços disponíveis no aplicativo para os mais de 1,3 milhão de usuários.

Neste mês de maio/2021 ocorrerá a desativação do SIGEPE Mobile. Por isso mesmo, explicou o diretor do Departamento de Sistemas e Informações Gerenciais, Rafael Moreira, é que o SIGEPE Mobile não foi atualizado com a margem adicional de 5% para empréstimos consignados nem a nova carência, conforme prevê a Lei 14.131/2021: “Pensando no melhor uso dos recursos públicos, não valia a pena fazer a mudança.”

Conforme a programação oficial, o projeto segue até setembro de 2022, quando então o novo aplicativo estará em pleno funcionamento com todos os serviços disponíveis.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.