Aprovação de crédito: como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?

Quem solicita empréstimo consignado, geralmente, têm urgência em receber o dinheiro do empréstimo. Esperar neste caso, pode gerar muita ansiedade além de preocupação. Por esse motivo, saber sobre como a aprovação de crédito é realizada e seu prazo é tão importante.

É possível ter o crédito aprovado e liberado no mesmo dia? Como é feita a análise? Em quanto tempo o dinheiro estará na conta?  Tenha essas e outras dúvidas respondidas, a começar pelo que é uma aprovação de crédito.

O que é aprovação de crédito?

Aprovação de crédito é a confirmação do banco da operação financeira, conforme valores solicitados ou permitidos.

Ao contrário de outras modalidades, no caso do crédito consignado, toda nova contratação está sujeita à disponibilidade de margem consignável. Além disso, também é necessário respeitar o enquadramento a Política de Crédito de cada banco, considerando que cada banco pode ter uma regra para atendimento aos convênios.

Saiba como funciona na prática, para ter o seu empréstimo aprovado.

Como funciona a aprovação de Crédito Consignado?

Como saber se meu empréstimo consignado foi aprovado?

Com as taxas de juros mais baratas e prazo que podem chegar a 72 meses para Aposentados e Pensionistas INSS e 96 meses para Servidores Públicos, o crédito consignado também costuma ter aprovação mais rápida.

Os interessados não podem comprometer mais que 35% do benefício INSS ou salário com esse tipo de despesa. Portanto, o empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem livre.

Do valor permitido, 5% são para gastos exclusivos com cartão de crédito consignado. Os 30% restantes, podem ser utilizados para pagar uma ou mais parcelas dos contratos vigentes de empréstimo.

Se um Servidor Público Federal – SIAPE, tem rendimento líquido mensal de R$5.000, pode comprometer até R$1.500 com as prestações do empréstimo, por exemplo. Esse valor pode se referir a um ou mais contratos.

Assim, desde que o interessado tenha margem livre disponível, é possível adquirir novo empréstimo consignado.

Comprovação de margem consignável

A comprovação da margem consignável ocorre com a avaliação do extrato do INSS ou contracheque do salário. Essa informação precisa estar atualizada. 

Alguns valores podem alterar a margem consignável e torná-la negativa. Por isso, sempre que solicitado esse documento, é necessário disponibilizar o último contracheque, ou seja, o mais atualizado.

Documentos necessários

Os documentos necessários para a análise e aprovação de crédito são:

  1. Documento de identificação pessoal (RG e CPF);
  2. Comprovante de renda (contracheque, holerite ou extrato do benefício do INSS);
  3. Comprovante de residência.

Processo de análise

O início do processo, que hoje pode ser realizado 100% online, ocorre com a simulação de crédito. Os documentos básicos precisam ser encaminhados para análise prévia. Em seguida e após a comprovação das informações, havendo margem consignável disponível, já é possível fazer a análise de crédito.

A análise de crédito nada mais é do que a verificação dos pré-requisitos e da aprovação do limite de crédito liberado da operação. Esse valor pode variar em função de vários motivos.

Quem já tem margem comprometida logo, pode tomar apenas créditos menores ou deve parcelar em mais vezes. Conforme os contratos vão sendo quitados, a margem consignável é novamente liberada e podem liberar créditos de limites maiores.

A aprovação de crédito deve ser formalizada pelo banco, garantindo todas as condições mínimas do contrato como: valor do crédito liberado, número de parcelas (prazo de pagamento), valor da parcela mensal, taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET).

Não é permitida a cobrança de nenhuma taxa antecipada para aprovação do crédito. Esse valor já está incluso no CET e não deve ser cobrado a parte. Caso ocorra, a prática deve ser denunciada na Ouvidoria do Banco Central.

Em caso de reprovação, o banco também deve informar os motivos.

É possível ter a aprovação de crédito mesmo com restrição?

Mesmo quem tem restrição ou está negativado, consegue contratar um novo empréstimo consignado. Isso desde que, tenha margem consignável disponível.

Então, resposta é sim. No caso do empréstimo consignado, é possível ter aprovação mesmo com restrição.  Para sua análise ou liberação não é realizada nenhuma consulta ao SPC ou SERASA.

Como a aposentadoria, pensão ou renda fixa são garantias do pagamento das parcelas do empréstimo, uma vez que são descontadas automaticamente todos os meses do benefício INSS ou contracheque, os bancos não consideram o histórico devedor.

Um dos pontos analisados, portanto, é a capacidade de arcar com um novo compromisso financeiro. Dessa forma, neste tipo de análise não são considerados também o score de crédito ou cadastro positivo.

Um dos casos em que o crédito pode ser negado, é quando o interessado tem alguma restrição interna em determinado banco. No entanto, mesmo não sendo possível contratar em uma instituição, é possível realizar o empréstimo em outra. E isso, independente de ser correntista ou não. 

Diante desta situação, é necessário que a empresa ou órgão pagador tenha convênio com o banco de interesse. Para os beneficiários INSS é preciso ainda que os bancos sejam autorizado pela Previdência Social.

Quanto tempo demora para liberar o Empréstimo Consignado?

Como saber se meu consignado foi averbado?

A liberação do dinheiro depende, é claro, da aprovação de crédito. Assim, após a simulação, entrega da documentação necessária e análise de crédito, se a resposta for positiva, será elaborado o contrato de empréstimo consignado.

Os passos seguintes são: assinatura e averbação do contrato e a liberação do dinheiro na conta.

Leia tambémQuanto tempo demora a liberação do Crédito Consignado?

Como hoje em dia as simulações de crédito podem ser realizadas online e em plataformas digitais como a bxblue, o prazo para aprovação do crédito consignado é mais rápido. Inclusive, a resposta pode ser até imediata.

O valor solicitado pode ser liberado e creditado na conta entre 48 a 72 horasEste prazo varia de acordo com as regras de cada banco. A boa notícia é que, no Banco do Brasil, por exemplo, o empréstimo consignado pode ser contratado em 3 minutos

Saiba agora o que fazer para não ter o seu crédito negado.

Principais motivos para não ter o crédito aprovado

A reprovação do crédito pode ocorrer por diversos motivos. Mas, os principais estão relacionados ao não atendimento ao critérios mínimos como: ter margem consignável disponível, estar na faixa de idade permitida, pertencer as categorias elegíveis para o consignado.

Veja os principais motivos para não ter o seu crédito consignado aprovado:

  • Margem consignável comprometida (não disponível ou negativa);
  • Dados incorretos ou desatualizados;
  • Restrição interna no banco de interesse;
  • Não averbação do contrato.

Por isso, é muito importante estar atento a todas as informações solicitadas e conferir também os documentos enviados. Outra dica é saber como funciona o crédito consignado, pra não ter erro em nenhum processo e ter a resposta sobre a aprovação e o dinheiro liberado mais rápido.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

10 cuidados que você deve ter ao contratar um Empréstimo Consignado Imposto de Renda 2019: como declarar o Empréstimo Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de