Aprovação de crédito: como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?

bxblue-aprovacao-de-credito-como-saber-se-o-emprestimo-consignado-foi-aprovado

Quem solicita crédito consignado, geralmente, têm urgência em receber o dinheiro do empréstimo. Esperar neste caso, pode gerar muita ansiedade além de preocupação. Por esse motivo, saber sobre como a aprovação de crédito é realizada e seu prazo é tão importante.

Saiba se o crédito consignado foi aprovado e o tempo estimado para cair na sua conta.

 

Aprovação de crédito: como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?

A demora na aprovação e liberação de crédito é uma das maiores queixas de quem faz um empréstimo.

É possível ter o crédito aprovado e liberado no mesmo dia? Como é feita a análise? Em quanto tempo o dinheiro estará na conta?  Tenha essas e outras dúvidas respondidas.

 

O que é aprovação de crédito?

Aprovação de crédito, como o próprio nome sugere é a confirmação do banco da operação financeira, conforme valores solicitados ou permitidos.

Ao contrário de outras modalidades, no caso do crédito consignado somente alguns bancos trabalham com crédito pré-aprovado.

A disponibilização de empréstimos consignados está sujeita à existência de margem consignável e ao enquadramento na Política de Crédito de cada banco.

 

Como funciona a aprovação de Crédito Consignado?

Com as taxas de juros mais baratas e prazo que podem chegar a 72 meses para Aposentados e Pensionistas INSS e 96 meses para Servidores Públicos, o crédito consignado também costuma ter aprovação mais rápida.

O início do processo, que hoje pode ser realizado 100% online, ocorre com a simulação de crédito.

Após o envio da documentação pessoal e financeira básica para comprovação das informações, havendo margem consignável disponível os bancos realizam a análise de crédito para verificar a aprovação do limite da operação.

O interessado não pode comprometer mais que 35% do seu orçamento com esse tipo de despesa. Portanto, o crédito consignado está sujeito a disponibilidade de margem livre.

Do valor permitido, 5% são para gastos exclusivos com cartão de crédito consignado e os 30% restantes, podem ser utilizados para pagar uma ou mais parcelas dos contratos de empréstimo consignado.

Se um Servidor Público Federal – SIAPE, tem rendimento líquido mensal de R$5.000, pode comprometer até R$1.500 com as prestações do empréstimo, por exemplo. Esse valor pode se referir a um ou mais contratos.

Portanto, desde que o interessado tenha margem livre disponível, é possível adquirir novo empréstimo consignado.

A aprovação de crédito deve ser formalizada pelo banco, garantindo todas as condições mínimas do contrato como: valor do crédito liberado, número de parcelas (prazo de pagamento), valor da parcela mensal, taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET).

Não é permitida a cobrança de nenhuma taxa antecipada para aprovação do crédito. Esse valor já está incluso no CET e não deve ser cobrado a parte ou de forma antecipada. Caso ocorra, a prática deve ser denunciada na Ouvidoria do Banco Central.

Em caso de reprovação, o banco também deve informar os motivos.

 

Documentos necessários

Os documentos necessários para a análise e aprovação de crédito são:

  1. Documento de identificação pessoal (RG e CPF);
  2. Comprovante de residência;
  3. Comprovante de renda (contracheque ou holerite ou extrato do benefício do INSS);

Confira as documentação aceita e não aceita pelos bancos, para evitar ter problemas.

 

É possível ter a aprovação de crédito mesmo com restrição?

A resposta é sim. No caso do empréstimo consignado, é possível ter aprovação mesmo com restrição no SPC ou SERASA.

Como a aposentadoria, pensão ou renda fixa são garantias do pagamento das parcelas do empréstimo, uma vez que são descontadas automaticamente todos os meses do benefício INSS ou contracheque, os bancos não consideram o histórico devedor. Um dos pontos analisados é a capacidade de arcar com um novo compromisso financeiro.

Portanto, neste tipo de análise não são considerados o score de crédito ou cadastro positivo.

O crédito pode ser negado por um banco, se o interessado tiver alguma restrição interna. No entanto, mesmo não sendo possível em uma instituição, é possível realizar o empréstimo em outra. E isso, independente de ser correntista daquela instituição ou não. 

Diante desta situação, é necessário que a empresa ou órgão pagador tenha convênio com o banco de interesse e que seja autorizado pela Previdência Social a oferecer crédito para Aposentados e Pensionistas.

 

Quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado?

A liberação do dinheiro está sujeita a aprovação de crédito, como informado. Assim, após a simulação, entrega da documentação necessária e análise de crédito, se a resposta for positiva, será elaborado o contrato de empréstimo consignado. Os passos seguintes são: assinatura e averbação do contrato e liberação do dinheiro na conta.

Aproveite para saber o passo a passo para ter o seu Crédito Consignado.

Como hoje em dia as simulações de crédito podem ser realizadas online e em plataformas digitais, o prazo para aprovação do crédito consignado é mais rápido, podendo a resposta ser até imediata.

O valor solicitado pode ser liberado e creditado na conta da tomador num período de 24 a 48 horas. Este prazo varia de acordo com as regras de cada banco, correspondente bancário ou financeira. A boa notícia é que os prazos também têm sido reduzido, facilitando a vida de quem precisa de dinheiro rápido.

Saiba agora o que fazer para não ter o seu crédito negado.

 

Principais motivos para não ter o crédito aprovado

A reprovação do crédito pode ocorrer por diversos motivos, mas os principais estão relacionados ao não atendimento ao critérios mínimos para obtenção do crédito como: ter margem consignável disponível, estar na faixa de idade permitida, pertencer as categorias elegíveis para o consignado.

Veja os principais motivos para não ter o seu crédito consignado aprovado:

  • Margem consignável comprometida (não disponível ou negativa);
  • Dados incorretos ou desatualizados;
  • Restrição interna no banco de interesse;
  • Não averbação do contrato;

Por isso, é muito importante estar atento a todas as informações solicitadas e conferir também os documentos enviados. Outra dica é saber como funciona o crédito consignado, pra não ter erro em nenhum processo e ter a resposta sobre a aprovação e o dinheiro liberado com mais agilidade.

Ainda na dúvida se vale trocar as dívidas mais caras pelo empréstimo consignado? Garantimos que você pode economizar muito dinheiro.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Aprovação de crédito: como saber se o Empréstimo Consignado foi aprovado?

Posts recomendados