Conheça a Helô: nova assistente virtual do INSS para esclarecer dúvidas

Publicado em: 08/05/2020

Cidadãos e segurados agora vão poder contar com um recurso adicional no atendimento previdenciário: a nova assistente virtual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para esclarecer dúvidas.

Saiba mais sobre a novidade e conheça a Helô!

Nova assistente virtual do INSS

Desde ontem (07), o atendimento do INSS passou a ser facilitado com a ajuda de uma assistente virtual no Meu INSS. Heloísa, ou simplesmente Helô, já está disponível para tirar algumas dúvidas comuns e orientar sobre determinados processos.

Heloísa

Com nome inspirado por lembrar foneticamente o nome de uma das personalidades responsáveis pela criação do Sistema Previdenciário (Elóy Chaves), Heloísa Miranda Chaves é a nova assistente virtual do INSS.

Embora si trate de um atendimento digital, ou seja, não humanizado, a expectativa do Instituto é que a Helô também se torne um marco na história do sistema brasileiro de Previdência.

Curiosidade: a data de nascimento da personagem é 27 de junho de 1990 – mesma data de criação do INSS.

Como acessar a assistente virtual do INSS?

A assistente virtual do INSS pode ser acionada pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Tanto o acesso à plataforma, quanto aos serviços são gratuitos e podem ser realizados por Aposentados e Pensionistas, assim como por qualquer outro cidadão interessado.

Leia tambémMeu INSS: o que é e como fazer o cadastro e login online?

Vale a ressalva, no entanto, de que alguns serviços exigem login e senha, por serem vinculados ao histórico, processo ou benefício previdenciário. Nestes casos, portanto, é preciso a identificação do usuário – que é o que a Helô também solicitará.

Site Meu INSS

Ao acessar o site do Meu INSS, pelo computador, celular ou tablet, o usuário verá um novo ícone no canto inferior direto da tela.

Ao clicar no “balão de conversa”, uma nova janela será aberta com a Helô e a interação via chat já pode ser iniciada.

A assistente virtual do INSS perguntará qual é o nome e o CPF do usuário, para ajudar na identificação e facilitar as possíveis respostas de serviços específicos. A intenção é personalizar o atendimento e dar respostas para cada caso.

Depois de inserir essas informações, basta clicar em “Iniciar Atendimento”, para falar com a Helô.

IMPORTANTE: nenhum outro dado como senha ou senha de contas bancárias serão solicitados. A assistente digital verdadeira é a do INSS e que constará apenas no site e aplicativo oficiais do órgão. O usuário não deve clicar ou enviar informações por qualquer outro meio desconhecido.

Aplicativo Meu INSS

A funcionalidade ainda não está ativa no momento, mas será disponibilizada em breve – como informou o próprio INSS. O passo a passo para acesso deve similar.

Protocolo de atendimento

Toda interação com a assistente virtual irá gerar um protocolo de atendimento que deve ser anotado, para futuras consultas. A sequência numérica é composta por 12 dígitos e a recomendação é sempre anotar o número do protocolo e data em que ocorreu o atendimento.

Serviços iniciais

Por se tratar de uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial, a Helô está programada para responder às dúvidas e perguntas mais simples em relação aos serviços do INSS.

Conforme for interagindo com os usuários, novas perguntas e respostas podem ser adicionadas ao repositório. Assim, quanto mais pessoas utilizando esse recurso, mais apta a Helô estará para ajudar.

De qualquer forma, a versão inicial já conta com respostas para serviços que são bem importantes como:

  • Senha do Meu INSS;
  • Perícia Médica;
  • Extratos, Certidões e Declarações;
  • Imposto de Renda;
  • Benefícios e Serviços;
  • Cumprimento de Exigência e Entrega de Documentos;
  • Serviço Social e Reabilitação Profissional;
  • Cálculo de Guia da Previdência Social;
  • Atendimento nas Agências.

Ao clicar em uma das opções, o cidadão ou segurado terá algumas respostas para guiar sobre o próximo passo. A Helô pode, inclusive, ajudar com questões relacionadas às informações importantes para o empréstimo consignado como: emissão do extrato de empréstimos consignados (também chamado de HisCon), onde é possível avaliar a margem consignável.

Em caso de demora no retorno ou dúvida não atendida, é possível ainda entrar em contato pela Central de Atendimento 135. Vale lembrar que, por ser uma central telefônica o atendimento pode demorar um pouco mais.

E você já conhece ou já utilizou a assistente virtual do INSS? Fale agora com a Helô!

 

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