Cidadãos e segurados agora vão poder contar com um recurso adicional no atendimento previdenciário: a nova assistente virtual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para esclarecer dúvidas.
Saiba mais sobre a novidade e conheça a Helô!
Nova assistente virtual do INSS
Desde ontem (07), o atendimento do INSS passou a ser facilitado com a ajuda de uma assistente virtual no Meu INSS. Heloísa, ou simplesmente Helô, já está disponível para tirar algumas dúvidas comuns e orientar sobre determinados processos.
Heloísa
Com nome inspirado por lembrar foneticamente o nome de uma das personalidades responsáveis pela criação do Sistema Previdenciário (Elóy Chaves), Heloísa Miranda Chaves é a nova assistente virtual do INSS.
Embora si trate de um atendimento digital, ou seja, não humanizado, a expectativa do Instituto é que a Helô também se torne um marco na história do sistema brasileiro de Previdência.
Curiosidade: a data de nascimento da personagem é 27 de junho de 1990 – mesma data de criação do INSS.
Como acessar a assistente virtual do INSS?
A assistente virtual do INSS pode ser acionada pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Tanto o acesso à plataforma, quanto aos serviços são gratuitos e podem ser realizados por Aposentados e Pensionistas, assim como por qualquer outro cidadão interessado.
Leia também: Meu INSS: o que é e como fazer o cadastro e login online?
Vale a ressalva, no entanto, de que alguns serviços exigem login e senha, por serem vinculados ao histórico, processo ou benefício previdenciário. Nestes casos, portanto, é preciso a identificação do usuário – que é o que a Helô também solicitará.
Site Meu INSS
Ao acessar o site do Meu INSS, pelo computador, celular ou tablet, o usuário verá um novo ícone no canto inferior direto da tela.
Ao clicar no “balão de conversa”, uma nova janela será aberta com a Helô e a interação via chat já pode ser iniciada.
A assistente virtual do INSS perguntará qual é o nome e o CPF do usuário, para ajudar na identificação e facilitar as possíveis respostas de serviços específicos. A intenção é personalizar o atendimento e dar respostas para cada caso.
Depois de inserir essas informações, basta clicar em “Iniciar Atendimento”, para falar com a Helô.
IMPORTANTE: nenhum outro dado como senha ou senha de contas bancárias serão solicitados. A assistente digital verdadeira é a do INSS e que constará apenas no site e aplicativo oficiais do órgão. O usuário não deve clicar ou enviar informações por qualquer outro meio desconhecido.
Aplicativo Meu INSS
A funcionalidade ainda não está ativa no momento, mas será disponibilizada em breve – como informou o próprio INSS. O passo a passo para acesso deve similar.
Protocolo de atendimento
Toda interação com a assistente virtual irá gerar um protocolo de atendimento que deve ser anotado, para futuras consultas. A sequência numérica é composta por 12 dígitos e a recomendação é sempre anotar o número do protocolo e data em que ocorreu o atendimento.
Serviços iniciais
Por se tratar de uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial, a Helô está programada para responder às dúvidas e perguntas mais simples em relação aos serviços do INSS.
Conforme for interagindo com os usuários, novas perguntas e respostas podem ser adicionadas ao repositório. Assim, quanto mais pessoas utilizando esse recurso, mais apta a Helô estará para ajudar.
De qualquer forma, a versão inicial já conta com respostas para serviços que são bem importantes como:
- Senha do Meu INSS;
- Perícia Médica;
- Extratos, Certidões e Declarações;
- Imposto de Renda;
- Benefícios e Serviços;
- Cumprimento de Exigência e Entrega de Documentos;
- Serviço Social e Reabilitação Profissional;
- Cálculo de Guia da Previdência Social;
- Atendimento nas Agências.
Ao clicar em uma das opções, o cidadão ou segurado terá algumas respostas para guiar sobre o próximo passo. A Helô pode, inclusive, ajudar com questões relacionadas às informações importantes para o empréstimo consignado como: emissão do extrato de empréstimos consignados (também chamado de HisCon), onde é possível avaliar a margem consignável.



Confira diversos produtos consignados.
Em caso de demora no retorno ou dúvida não atendida, é possível ainda entrar em contato pela Central de Atendimento 135. Vale lembrar que, por ser uma central telefônica o atendimento pode demorar um pouco mais.
E você já conhece ou já utilizou a assistente virtual do INSS? Fale agora com a Helô!
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