Atendimento presencial no INSS será suspenso temporariamente

Publicado em: 19/03/2020

O atendimento presencial no INSS Instituto Nacional de Seguridade Social será suspenso por 15 dias. A medida visa conter a proliferação do novo coronavírus, protegendo os agentes e os cidadãos.

Entenda quais serviços estarão disponíveis e como acessá-los online, sem a necessidade de ir até uma agência.

Sem atendimento presencial no INSS

Como anunciado na Portaria nº 375 de 17 de março publicada no Diário Oficial da União (DOU), todos os serviços presenciais não agendados previamente serão suspensos durante o prazo de 15 (quinze) dias, a contar da sua publicação, em todas as agências o país. O prazo citado pode ser ainda prorrogado.

Durante este período, só serão aceitos os atendimentos referentes ao:

  1. cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais;
  2. perícias médicas previdenciárias; e
  3. avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Para evitar aglomerações na sala de espera das unidades, o documento autoriza ainda a presença somente dos segurados e num intervalo de 20 minutos.

O INSS informa ainda que poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde.

Os demais serviços precisam ser reagendados após a data limite em nova data sugerida pelo instituto que ficará responsável, portanto, por comunicar ao requerente/interessado o reagendamento.

Importante: não será necessário fazer uma nova solicitação. O INSS comunicará sobre a nova data.

Em nota oficial o INS afirma ainda que:

Os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o site Meu INSS ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado das 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, por exemplo, em caso de perícia médica

O atendimento presencial no INSS deve ser realizado, portanto, somente em casos excepcionais em que seja exigida a apresentação do cidadão ou segurado. Fora isso, todos os serviços podem ser solicitados online, pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Cidadãos não serão prejudicados

A Rede de Atendimento do INSS é muito ampla. O Instituto disponibiliza diversas opções para solicitação de serviços e acompanhamento de informações úteis como os extratos de benefícios, emissão de guias e calendário de pagamento.

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Os serviços online podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa interessada. Os únicos pré-requisitos são: ter conexão com com a internet e o login e senha para os serviços que pedem autenticação do usuário, por questão de segurança.

Veja a a seguir alguns dos serviços mais solicitados.

Principais serviços online disponíveis no Meu INSS

O Meu INSS é um portal criado para facilitar a vida dos cidadãos. Tanto os segurados quanto os que ainda vão se aposentar ou necessitam de informações, podem consultar o site ou aplicativo Meu INSS.

Para os serviços autenticados é preciso ter a senha que é ser criada no Gov.Br – o cadastro único para acesso online a todos os serviços do Governo Federal.

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Com a senha criada, basta fazer o login no portal ou aplicativo, informando o CPF e senha.

No sistema o usuário já terá disponível serviços como agendamentos/solicitações, entrada ou acompanhamento do pedido de aposentadoria, extrato de pagamento, extrato de imposto de renda, dentre outros.

Vale destacar mais uma vez, que tudo pode ser feito à distância sem o atendimento presencial no INSS. Inclusive os tempo de atendimento, espera e resposta são menores, uma vez que é o próprio cidadão ou segurado que faz o preenchimento pelo computador ou celular.

Dependendo do tipo de serviço, será preciso disponibilizar documentos comprobatórios. Todas as instruções serão demonstradas na tela do serviço. O INSS pode solicitar comprovações adicionais após a análise inicial. No entanto, deve informar o solicitante com antecedência e, se necessário, a presença informar sobre a data após o intervalo vigente no momento.

Consulta e impressão de extratos

Os extratos de pagamento (ou Histórico de Credito – HisCre), o Extrato de Empréstimo Consignado (HisCon) e o Extrato para Imposto de Renda (também conhecido como Informe de Rendimentos), podem ser acessados, consultados, salvos para futuras consultas e impressos.

O acesso aos extratos é imediato e pode ser realizado sem limitação. O sistema é bem estável, e mesmo quando passa por manutenção ou atualização retorna rapidamente.

Acompanhamento das solicitações

Os pedidos também podem ser acompanhados pelo próprio Meu INSS, por e-mail ou telefone. Assim, a cada requerimento ou solicitação, os dados pessoais e de contato serão confirmados.

É muito importante sempre conferir essas informações para evitar erros ou atrasos nos pedidos.

Além disso, o requerente pode optar pelo canal de retorno de sua preferência na opção “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail?”.

O solicitante pode cadastrar ainda um Procurador ou Representante Legal para o pedido. Essa pessoa ficará responsável por representar o segurado junto ao INSS e precisa ser identificado nos pedidos e no agendamento, assim como devem respeitar as mesmas regras de combate ao coronavírus ou tempo de permanência nas agências.

 

Não se preocupe! Mesmo que você não possa ir até uma agência do INSS, não ficará sem acesso a nenhum serviço. Faça tudo online agora mesmo pelo Meu INSS. Ganhe tempo e tenha tudo o que você precisa na palma da sua mão!

 

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