Como enviar o atestado web no SouGov? Veja o passo a passo

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Publicado em: 31/05/2021

Cerca de 1,3 milhão de servidores e pensionistas que precisam encaminhar o atestado médico pela internet agora podem fazê-lo por meio do serviço atestado web no SouGov, recém-lançado aplicativo do governo federal que será um novo SIGEPE.

O app SouGov é uma plataforma criada para reunir todos os serviços relacionados à vida funcional dos servidores, até então disponíveis em quatro aplicativos: SIGEPE Mobile, SIGEPE Gestor, SIGEPE Servidor e Pensionista e SIGEPE Banco de Talentos

O novo aplicativo para servidores federais será implantado por etapas e à medida que os serviços sejam migrados para o SouGov, as plataformas do SIGEPE serão desativadas. O primeiro app a ser desativado é o SIGEPE Mobile, a partir do dia 3 de junho.

Entenda a mudança do SIGEPE para o SouGov e veja o tutorial completo para enviar o atestado web pela nova plataforma.

Atestado web SIGEPE é substituído pelo atestado web no SouGov

O SouGov é uma solução tecnológica desenvolvida para centralizar os serviços disponíveis aos servidores ativos, inativos e pensionistas, antes distribuídos em diversos aplicativos. Dessa forma, haverá a padronização de atendimento e do tempo de resposta.

Ao todo, 30 funcionalidades disponíveis em outras plataformas serão incorporadas no SouGov, além de outros 20 serviços inéditos que serão acrescentados no app até 2022. 

A inovação faz parte de um projeto de transformação digital do governo federal, regulamentado pela Lei 14.129/2021.

O projeto visa tornar os serviços públicos mais eficientes tanto para a gestão, quanto para os cidadãos, pois as solicitações e atendimentos poderão ser feitos online, o que reduz tempo, gastos com impressão de papéis e com transporte para comparecer às unidades de atendimento.

Antes da digitalização do envio do atestado, o documento precisava ser enviado pelos servidores presencialmente em uma unidade de gestão. Todo o processo de análise e registro também era feito manualmente.

Como enviar o atestado web no SouGov?

O atestado web permite que os servidores públicos enviem o atestado médico de forma online. Por meio do SouGov, os usuários podem tirar foto ou fazer upload do atestado em formato PDF. 

Após fazer o envio do atestado, o documento seguirá para análise e registro no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Para acessar o serviço, é necessário ter o app SouGov instalado no celular ou tablet. O download pode ser feito por meio das lojas de aplicativos App Store e Google Play.

A longo prazo, o governo também disponibilizará uma versão web do SouGov, mas por enquanto os serviços estão disponíveis apenas no aplicativo.

Já o login para entrar no aplicativo é feito por meio da conta gov.br. Caso o servidor ainda não possua uma conta no sistema gov.br, deve criá-la dentro do próprio aplicativo.

Confira o tutorial completo para enviar o atestado web no SouGov:

  • Faça o login no app SouGov por meio da conta cadastrada no sistema gov.br. Caso não tenha uma conta cadastrada, abra o aplicativo, preencha o número do CPF, clique em “Criar uma conta” e siga as orientações que aparecerão na tela
  • Ao entrar na plataforma SouGov, selecione a opção “Atestado de saúde” na página inicial
  • Na próxima tela, clique em “Incluir”
  • Depois, clique no campo “Atestado”
  • Tire uma foto do atestado ou selecione o arquivo com o atestado, caso tenha o formato PDF
  • Em seguida, confira os dados que aparecerão na próxima tela, sobre para quem é o atestado, registro profissional e tipo de afastamento solicitado
  • Certifique-se de que o número de telefone cadastrado é atual, pois é o número que a unidade SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) ou de Gestão de Pessoas utilizará para entrar em contato
  • Clique em “Enviar”, no fim da página

Assista ao vídeo abaixo do Ministério da Economia com o passo a passo ilustrado de como acessar o atestado web no SouGov:

Além de encaminhar o atestado para os órgãos de gestão, também é possível consultar o envio de atestados anteriores e acompanhar o status dos registros nos sistemas SIAPE e SIAPE Saúde.

Quem pode usar o serviço atestado web?

O serviço atestado web pode ser usado pelas pessoas que possuem acesso à plataforma SouGov, ou seja, servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal, servidores com contratos temporários e anistiados políticos que recebem proventos pelo SIAPE.

É válido ressaltar que o SouGov possui um sistema de selos de confiabilidade para garantir a confiabilidade dos dados cadastrais do usuário. Os selos são bronze (básico), prata (comprovado) e ouro (verificado). Nem todos os serviços estão disponíveis para o nível básico.

Portanto, é aconselhável adquirir os selos prata ou ouro, para uma maior segurança e o acesso a todos os serviços. Veja como os selos prata e ouro a seguir:

  • Selo prata: balcão presencial do INSS, internet banking em bancos credenciados, validação facial e via base de dados dos servidores da União (SIGAC)
  • Selo ouro: certificado digital ou biometria facial

Além do atestado web, o SouGov também oferece serviços e informações relacionadas ao empréstimo consignado e à prova de vida. Para mais detalhes sobre o novo aplicativo, acesse o guia completo com todas as informações sobre o SouGov.

Orientações de segurança quanto ao SouGov

É importante que os servidores públicos se atentem aos canais oficiais do governo federal, cujo endereço eletrônico têm a extensão “gov.br” no endereço. Isso porque diversos sites, no Brasil e no exterior, têm sido utilizados para roubar dados e informações dos funcionários federais.

Um dos endereços falsos que o Ministério da Economia já pediu a suspensão é servidor.sougovbr.online. A página captura usuários e senhas do aplicativo SouGov.br.

Outro site falso é o “sigacgestor.com” – o site verdadeiro do Sigac é “sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login” e, vale lembrar, a plataforma do Sigac está em fase de transição para o aplicativo SouGov, que até 2022 irá concentrar todos os serviços da vida funcional do servidor púbico ativo e inativo e pensionista do Poder Executivo Federal.

Para garantir a segurança, os servidores federais devem digitar dados como CPF e senha do Sigac apenas em páginas com o domínio oficial gov.br ou nos aplicativos baixados da loja virtual oficial do governo federal.

Se por acaso algum servidor público já tenha inserido seus dados nos sites falsos mencionados ou outros de que suspeite, a orientação é pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta da Economia é fazer a troca imediata da senha do portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.


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