Atestado Web SIGEPE: veja como enviar o atestado de saúde online

Publicado em: 23/09/2020

A partir de agora, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) vão poder enviar o atestado de saúde de forma online, pelo Atestado Web SIGEPE.

A funcionalidade está disponível apenas no aplicativo e em fase de teste, mas deve ser disponibilizada em breve para todos os Servidores.

Saiba o que é e como enviar seu documento pela internet.

Atestado Web SIGEPE

Lançado no último dia 21 pelo Ministério da Economia, o Atestado Web é mais um serviço que visa facilitar a vida dos Servidores Federais.

O novo recurso permitirá o envio da via digital do documento pelo aplicativo SIGEPE Mobile, para análise e registro pelas Unidades SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor).

Além disso, também será possível consultar os atestados anteriores e status dos registros junto aos Sistemas SIAPE e SIAPE SAÚDE, criando assim um arquivo digital vinculado ao funcionário do Setor Público.

A inovação contará com as tecnologias de OCR (Tesseract) e reconhecimento de textos (IBM Watson), desenvolvido pelo SERPRO.

Fonte: reprodução Governo

Com o trabalho remoto e os Servidores trabalhando em casa, a comunicação que vinha sendo feita por outros meios descentralizados e obrigatoriamente exigia a entrega pessoal, ganha então um canal específico.

Wagner Lenhart, atual secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, reforça que:

Automatizar o registro do atestado dará celeridade na entrega, pois eliminará o deslocamento do servidor em horário de trabalho ou de convalescença, também permitindo otimizar a força de trabalho nos órgãos e com isso gerar uma economia indireta à União de aproximadamente 27 milhões por ano

Atualmente, o tempo médio gasto por um Servidor para apresentar o atestado médico dentro do horário de trabalho é de 1,5 hora. Fora isso, o registro que é feito pelo Agente Público também é manual, então, o processo acaba sendo mais lento.

Se o volume de entrega aumenta, onera ainda mais essa atividade, como ocorreu durante a pandemia.

Quem pode utilizar?

Neste momento, a tecnologia será utilizada apenas pelas unidades de saúde do Ministério da Saúde em Brasília (DF), a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ao todo, cerca de 21 mil Servidores podem ser beneficiados já na fase inicial do projeto.

A ideia é rodar um piloto para validar os resultados antes de ampliar o acesso às demais unidades. O Governo tem adotado essa medida para melhorar as soluções tecnológicas considerando os feedbacks dos usuários.

Como enviar o Atestado Web pelo SIGEPE?

Como enviar o atestado de saúde pelo SIGEPE?

O primeiro passo para utilizar o Atestado Web SIGEPE é instalar o aplicativo SIGEPE Mobile, nas lojas de aplicativos. O app é gratuito e pode ser utilizado em celulares e tablets.

Outra opção nesta fase é usar o link para download que será enviado pelo Governo, aos participantes do teste.

Depois, basta seguir esse passo a passo:

  1. No menu principal clique em “Minha saúde” e em “Atestado”;
  2. Selecione a opção “Incluir” para adicionar um novo documento;
  3. Tire uma foto legível do atestado e anexe no aplicativo, no local indicado;
  4. Preencha as informações sobre o documento e finalize o envio.

Pronto! O atestado será arquivado no sistema e avaliado. Vale lembrar que os usuários precisam ter um cadastro prévio para acessar o SIGEPE. O login é feito com o CPF e a senha do SIGAC.

Recepção e validação do atestado

Após submeter o documento pelo SIGEPE, a respectiva Unidade de Saúde ficará responsável por analisar todos os dados e aceitar ou reprovar o atestado.

Para evitar a reprovação, é muito importante enviar uma boa foto e conferir os dados da avaliação médica como: data em que ocorreu, se o atestado é próprio ou de alguém da família, CRO ou CRM do médico que atestou a avaliação (registros profissionais), nome do profissional, CID e dias sugeridos de afastamento.

Se o conteúdo informado pelo usuário estiver correto e em concordância com a imagem enviada, será aprovado.

Em caso de qualquer divergência, o certificado ficará com o status “pendente” ou “devolvido”, no app e deverá ser encaminhado novamente.

Vantagens em enviar o atestado pelo sistema SIAPE

A digitalização é responsável pela maior eficiência dos serviços aos cidadãos e aos próprios Servidores.

Vantagens do Atestado Web para os Servidores

  • Economia de tempo com deslocamento;
  • Maior praticidade no envio e acompanhamento do processo;
  • Registro digital do recebimento do documento;
  • Criação de um arquivo de saúde eletrônico;

Vantagens do Atestado Web para o Governo

  • Economia estimada em R$ 27 milhões por ano;
  • Ampliação da meta de digitalização dos processos governamentais;
  • Simplificação dos canais de comunicação internos;
  • Uso de tecnologia de ponta.

Balanço 2019

No ano passado, o balanço da saúde dos Servidores registrou:

  • 361.565 afastamentos para tratamento da própria saúde;
  • 135.996 agentes públicos afastados para tratamento da própria saúde;
  • 2,7 afastamentos por servidor afastado em média;
  • 9,69 dias em média por afastamento.

Os gastos com as licenças custou 4,5 bilhões, no mesmo período sendo a conta mais representativa a de cobertura dos tratamentos de saúde e exames periódicos.

Para este ano, a expectativa é ter um crescimento de pelo menos 20% no número de afastamentos em decorrência do Covid-19.


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