Atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS: como agir

Descubra as principais razões para eventual atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS e o que fazer se for o seu caso.

atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS - homem olhando para relógio

Início do mês é sempre um momento bastante aguardado pelos beneficiários do INSS, pois indica o momento de receber os valores de aposentadorias e pensões. No entanto, na hora de sacar o dinheiro, algumas pessoas podem se surpreender ao descobrir que houve atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

Diante de tal frustração, o primeiro passo é entender as razões pelas quais o valor não foi creditado como previsto. Esse fato pode ter ocorrido por diversos motivos, como eventuais falhas no sistema do INSS, inconsistência nas informações prestadas ou até mesmo suspensão do pagamento por falta de prova de vida.

A seguir, entenda as possibilidades e o que fazer quando o pagamento do órgão previdenciário não é devidamente creditado.

Como funciona o pagamento dos benefícios previdenciários?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o processo de pagamentos do INSS, a fim de evitar equívocos quanto ao saque do benefício.

Isso porque para todos os beneficiários existe um prazo adequado para retirada do saldo da conta. Assim, ao se dirigir até o banco na data errada, por exemplo, o valor para saque pode não ter sido liberado.

É importante ressaltar também que a data limite para o pagamento varia em função do número final do cartão de benefício INSS, tanto do aposentado quanto do pensionista.

Essa informação, por sua vez, pode ser obtida por meio do calendário de pagamento de benefícios ou do próprio cartão de benefício. Nesse caso deve-se desconsiderar o último dígito verificador — que normalmente aparece após o traço.

Além disso, o pagamento também se dá em momentos diferentes para aqueles que recebem até um salário-mínimo e para quem recebe acima deste limite (que é de R$ 1.100,00, em 2021).

Em geral, os depósitos são realizados primeiro para quem recebe o piso do INSS e, em seguida, aos demais segurados da Previdência Social.

Por que há atraso no pagamento da aposentadoria e pensão?

O INSS costuma atrasar os pagamentos?

Em geral, para receber o benefício da aposentadoria ou pensão é preciso ter vínculo com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), bem como cumprir os requisitos mínimos obrigatórios para cada tipo de benefícios.

Para aprovação de algumas aposentadorias, por exemplo, é preciso ter contribuído mensalmente por alguns anos. As regras mudam conforme o benefício de interesse.

Uma vez aptos e aprovados, os benefícios são pagos regularmente. No entanto, como já visto, existem algumas razões que podem explicar o atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

Veja as mais comuns:

Falhas no sistema do INSS

Não tão raro, algumas falhas no sistema podem levar ao atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

Nesse caso, porém, o depósito tende a ser regularizado assim que os erros são identificados e devidamente anulados pelo órgão. Logo, o segurado não precisa realizar nenhuma ação para reaver o seu dinheiro.

Inconsistência nas informações

A atualização de dados cadastrais é um procedimento essencial para todo cidadão que recebe benefícios previdenciários ou assistenciais.

Sendo assim, a incompatibilidade de informações como nome, nome da mãe, endereço, CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou dados de contato (e-mail e telefone) podem comprometer o pagamento na data estabelecida. O mesmo pode acontecer com a validação dos dados bancários.

Em tempo: os dados podem ser atualizados por meio do aplicativo Meu INSS.

Suspensão por falta da prova de vida

De modo geral, a falta de prova de vida é um dos principais motivos pelos quais o pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS se atrasa.

A partir desta comprovação o INSS sabe que o segurado está vivo e pode manter os pagamentos da aposentadoria ou pensão. Do contrário, no benefício pode ser suspenso até a realização da chamada prova de fé.

A prova de vida pode ser realizada a distância pelo Meu INSS. Se ainda não tiver como aderir a essa possibilidade, o segurado deve procurar uma agência bancária da instituição financeira que recebe, para fazer o procedimento.

Assim que validada a comprovação, que é uma exigência, o pagamento é novamente liberado.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Atraso no processamento da folha

Por fim, o não pagamento pode eventualmente ser provocado pelo atraso no processamento das folhas de pagamentos dos benefícios do INSS que, por sua vez, demoram mais para autorizar o repasse dos créditos aos beneficiários do INSS.

É importante lembrar que as transferências nas contas bancárias ou cartões-magnéticos ocorrem apenas em dias úteis. Meses em que a data de pagamento coincidam com feriados tem o cronograma ajustado.

Esse planejamento, no entanto, é feito de um ano para o outro, ou seja, de forma antecipada para não atrapalhar a vida financeira dos aposentados e pensionistas.

O que fazer em caso de atraso no pagamento?

Caso a aposentadoria ou pensão não seja depositada como esperado, o segurado prejudicado deve buscar informações sobre a falta de pagamento, começando primeiro pelo próprio INSS.

Portanto, em caso de atrasos, o interessado pode solicitar atendimento tanto pela internet quanto pelo telefone. Abaixo, há um passo a passo completo para abrir uma solicitação no Meu INSS e na Central de Atendimento 135.

Meu INSS

O segurado que quiser falar sobre o pagamento não recebido deve abrir um chamado online pelo site ou aplicativo da plataforma virtual.

Ao fazer o login no Meu INSS basta entrar em “Novo Pedido”, já na tela inicial.

bxblue - Meu INSS, novo pedido online, solicitação pela internet, novo requerimento
Fonte: reprodução Meu INSS

Depois, deve buscar pelo serviço “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”. Por questão de segurança, será necessário ainda confirmar outras informações pessoais, antes de prosseguir.

É, mais uma vez, muito importante que as informações que constem no sistema estejam atualizadas. Cada novo requerimento gera um número de protocolo que pode ser acompanhado na opção “Consultar Pedidos”.

O INSS irá avaliar a solicitação e também irá protocolar a resposta no sistema procedimentos obrigatórios. Não há um prazo previsto para a análise e resposta, porque poderá depender do volume das demandas.

Central 135

A Central 135 é um canal telefônico disponibilizado diariamente aos segurados do INSS. Por meio desse serviço o atendimento remoto é facilitado, tanto para quem já é um segurado da Previdência Social, quanto para todos os cidadãos.

Para solicitar o pagamento de benefício através do telefone, basta ligar para a Central, relatar o fato ocorrido. É recomendável que o próprio beneficiário entre em contato, já que terá que confirmar alguns dados para conferência.

Atualizações dos valores pagos em atraso

Quando houver o atraso no pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS é possível ainda requerer a quitação por meio de processos administrativos.

A intenção pode ser não só receber o dinheiro parado, como também desbloquear o benefício para outros serviços como o pedido do empréstimo consignado, por exemplo.

Em se tratando de uma decisão favorável, além de ter o benefício do INSS atrasado pago integralmente, os valores devem sofrer uma alteração em razão da correção monetária, o que nada mais é do que acréscimos referentes ao índice de atualização adotado pelo órgão previdenciário.

Nesse sentido, o índice de atualização pode ser acessado facilmente através do site do Ministério do Trabalho e da Previdência. Os novos valores podem ser conferidos na página de legislação dos índices.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado