Como fazer a atualização de dados cadastrais no SIGEPE?

Publicado em: 20/10/2020

Nomes de solteiro ou sobrenomes desatualizados, telefone ou e-mails errados. Esses são só alguns dos motivos mais comuns para a atualização de dados cadastrais no SIGEPE.

Todos os cadastros vinculados aos Servidores Públicos Federais (SIAPE) precisam ser atualizados frequentemente. E, hoje, com a facilidade dos meios eletrônicos a conferência ou revisão podem ser feitos pela internet. Se este é o seu caso, veja o que fazer.

Atualização de dados cadastrais no SIGEPE

A atualização de dados cadastrais no SIGEPE é de responsabilidade dos Servidores Públicos Federais e deve ser feita constantemente tanto para facilitar o contato, quanto para evitar qualquer problema por inconsistência nas informações.

Veja quais dados são solicitados e como mantê-los em dia.

Quais dados cadastrais podem ser atualizados no SIGEPE?

O SIGEPE Servidor e Pensionistas funciona também como uma base cadastral dos Servidores junto ao Governo Federal e órgãos públicos.

O primeiro cadastro pode ser feito pelo órgão responsável ou pelo Servidor. Já a atualização de dados cadastrais no SIGEPE pode ser por causa do cumprimento de uma exigência, por exemplo.

No geral, podem ser alterados facilmente pelo site ou aplicativo:

  • E-mail;
  • Endereço;
  • Estado Civil.

IMPORTANTE: mesmo atualizando o sistema é válido informar também a Unidade Pagadora (UPAG).

Passo a passo para a atualização de dados cadastrais no SIGEPE

Usuários já cadastrados devem logar na conta e seguir o seguinte passo a passo:

1 – Acessar o Portal do Servidor ou SIGAC

O SIGAC (https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br/cassso/login) é o autenticador do SIGEPE. Para acessar a conta, o Servidor deve inserir o CPF e a senha cadastrada anteriormente.

Aqueles que ainda não tiverem o login, podem criar também online e em poucos minutos. Outra alternativa é o uso do certificado digital.

2 – Selecionar SIGEPE Servidor e Pensionista

Ao logar na plataforma, pelo site, basta selecionar “SIGEPE Servidor e Pensionista” para prosseguir.

Vale lembrara que a funcionalidade do SIGEPE Gestor é restrita somente aos Gestores das Unidades.

3 – Acessar a opção Dados Cadastrais

Quem precisar acessar a atualização de dados cadastrais no SIGEPE deve clicar em “Dados cadastrais” na tela inicial e depois selecionar o serviço específico.

Ao clicar no menu vão aparecer os 4 (quatro) serviços disponíveis:

Dados Pessoais

Dados básicos de contato como nome, e-mail e telefone que podem ser atualizados ao clicar em cima do respectivo campo e em “atualizar”. Em seguida, será aberta uma nova janela para inserir os dados corretos. Para finalizar basta clicar em “gravar”.

Inconsistências Cadastrais

Ao verificar qualquer dado divergente, a Unidade Pagadora poderá solicitar para o Servidor revisar as informações.

As recomendações e providências para a correção serão indicados na mesma tela.

Consultar Benefício e Unidade Pagadora

Neste campo, serão listadas as informações sobre a Unidade Pagadora, além do contato direto como e-mail e telefone. Os dados resumidos do benefício também podem ser conferidos nesta parte.

Formulário de Declaração de vida

Esta funcionalidade é válida para a prova de vida dos Servidores Públicos e deve ser habilitada pelo órgão responsável.

Em caso de erro o sistema apresentará a seguinte mensagem: “Registro de recadastramento não foi encontrado para este vínculo. Em caso de dúvidas entre em contato com sua UPAG”.

Atualização via SIGEPE Mobile

O mesmo serviço pode ser acessado pelo aplicativo SIGEPE Mobile. Depois de logar, é preciso clicar em “Dados Cadastrais”. Um novo menu será aberto com os demais serviços como “Dados Pessoais” e “Endereço”.

Para editar é preciso clicar no botão “Atualizar”. Na opção e-mail inserir o e-mail pessoal e institucional e clicar no botão gravar. Na opção endereço, atualizar os dados desejado e obrigatoriamente o telefone e clicar no botão gravar.

Após gravar a atualização o Servidor deve confirmar as mudanças clicando em “Sim” no aviso que irá aparecer na tela. A confirmação também se dará com um aviso: “Pronto! Atualização efetuada com sucesso.”

As inconsistências cadastrais também podem ser consultadas pelo app.

Atualização de dados cadastrais no SIGEPE para empréstimos

Qualquer cadastro desatualizado é algo que deveria ser abandonado, já que perde seu maior benefício que é justamente o da informação mais recente.

Os dados cadastrais e de contato dos Servidores Públicos que são inseridos nos sistemas internos dos órgãos e do Governo ajudam na identificação e localização.

Além disso, são base também para a emissão de documentos eletrônicos e de comprovantes financeiros como o Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda, contracheque SIAPE e a autorização de consignatária.

Em outras palavras, isso quer dizer que quem está negociando um contrato de empréstimo consignado terá propostas e até mesmo o contrato emitidos com as informações e autorizações do SIGEPE. Vale lembrar ainda que a dupla anuência também é autorizada via sistema.

Em caso de informações divergentes ou antigas, o empréstimo pode ser negado ou a solicitação pode demorar muito mais.

Por isso, manter os lançamentos sempre em dia pode evitar muitos transtornos e ajudar ainda a poupar tempo. Então, vale a dica de sempre pesquisar e avaliar se os dados estão atualizados.

Perguntas & Respostas

Ainda ficou com dúvidas? Então confira as respostas das princiapais dúvidas:

Para que serve essas alterações?

A alteração dos dados cadastrais do Servidor no SIGEPE tem o objetivo de atualizar e-mail, nome, estado civil, contatos, endereço e documentos, direto pela plataforma.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidores ativos, inativos e estagiários que tenham acesso ao SIGEPE, conhecido também como o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal.

O que são Inconsistências Cadastrais?

São divergências que precisam ser sanadas. A UPAG irá sinalizar os dados que precisam de revisão.

De quanto em quanto tempo o cadastro precisa ser renovado?

Conforme necessidade ou exigência.


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