Como autorizar a Portabilidade do Empréstimo Consignado no SIGEPE?

Publicado em: 04/03/2020

A partir de agora, os Servidores Públicos Federias (SIAPE) vão poder autorizar a portabilidade do Empréstimo Consignado via SIGEPE.

A funcionalidade é uma das novas opções de consignações disponível no sistema. A novidade anunciada pelo Ministério da Economia pretende tornar a operação deste tipo de empréstimo ainda mais segura.

Veja como dar sequência no processo online no sistema gratuito do Governo Federal.

Passo a passo para autorizar a Portabilidade do Empréstimo Consignado no SIGEPE

Aqueles titulares de empréstimo que desejarem migrar a dívida para outro banco não precisam ir até o banco. Todo processo pode ser realizado pelo Srrvidor direto no SIGEPE, conforme este passo a passo:

  1. Passo 1 – Acessar o SIGAC/SIGEPE;
  2. Passo 2 – Acessar a opção Consignações;
  3. Passo 3 – Gerar Autorização de Consignatário;
  4. Passo 4 – Escolher a opção da Portabilidade;
  5. Passo 5 – Selecionar o banco de destino;
  6. Passo 6 – Selecionar o contrato a ser portado;
  7. Passo 7 – Receber e inserir código de confirmação;

Veja em detalhes cada uma das etapas para autorizar a portabilidade do empréstimo consignado no SIGEPE.

Passo 1 – Acesso ao SIGAC/SIGEPE

O SIGEPE pode ser acessado pelo site do SIGAC ou pelo Portal do Servidor. O usuário precisa logar no sistema com o CPF e senha previamente cadastrados que também são válidos para o aplicativo SIGEPE Mobile.

Outra alternativa é usar o Certificado Digital para a autenticação do usuário.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

Todas as funções disponíveis no site, também podem ser vistos no aplicativo. Portanto, não existe nenhuma diferença exceto o meio de acesso, já que, inclusive a senha é a mesma.

Passo 2 – Acessar a opção Consignações

Entre os serviços gratuitos está o de “Consignações”. Nesta opção, o Servidor pode fazer diversas consultas como a do Extrato de Consignação, gerar Autorização de Consignatário, além de gerenciá-las e autorizar o empréstimo consignado em negociação.

Para autorizar a portabilidade do Empréstimo Consignado, é preciso clicar em “Consignações” e depois em “Gerar Autorização de Consignatário”.

Passo 3 – Gerar Autorização de Consignatário

Neste passo, o objetivo é gerar a autorização necessária para autorizar a operação. Assim, é preciso clicar em “Gerar Autorização de Consignatário”.

Passo 4 – Escolher a opção da Portabilidade

A autorização pode ser gerada para diversas situações, sendo quase todas facultativas. A exceção é para o desconto de Sindicatos que também pode ser autorizado em folha.

Para autorizar a portabilidade do empréstimo consignado no SIGEPE é necessário selecionar “Facultativo 30% – Portabilidade (Empréstimo)”.

IMPORTANTE: a dívida cartão de crédito consignado não pode ser portada para outra instituição financeira. Por isso só existe a opção do empréstimo no sistema.

Passo 5 – Selecionar o banco de destino

Em”Selecione o Consignatário Destino” o sistema carregará uma lista com o nome de várias instituições financeiras. O Servidor deve clicar na opção desejada (no exemplo abaixo, Caixa Econômica Federal – CEF).

É preciso ficar atento para não confundir as informações. O correto é selecionar o banco para o qual se deseja mudar a dívida (e não o da dívida original, ou seja o banco origem que será solicitado no próximo passo).

Diferente da autorização para novo empréstimo e cartão, a autorização de portabilidade tem validade de 45 dias corridos. Durante este período, a instituição está também autorizada a consultar a margem consignável e incluir uma nova consignação.

Para isso, é claro, deve existir um contrato de formalização.

Passo 6 – Selecionar o contrato a ser portado

Se tiver mais de um contrato ativo, o Servidor deve o(s) contrato(s) que deseja portar. Para isso, basta clicar na linha de cada empréstimo e selecioná-lo.

Para finalizar essa etapa basta clicar em “Prosseguir”.

Passo 7 – Receber e inserir código de confirmação

A confirmação da solicitação autorização será encaminhada para o e-mail cadastrado no SIGEPE. Cada pedido gera um Código de Validação único que precisa ser inserido no sistema.

Essa confirmação traz mas segurança e transparência para o titular da dívida e usuário do SIGEPE.

Depois de acessar a caixa eletrônica do e-mail e localizá-lo, copie e cole ou digite o código como for apresentado. Em seguida clique em “Gerar Autorização”.

Se não receber o e-mail dentro de alguns minutos, verifique o lixo eletrônico ou SPAM. Caso não localize o e-mail, basta clicar na opção “reenviar código” e um novo e-mail com essa informação será disponibilizado.

IMPORTANTE: ao receber mais de um e-mail, é necessário clicar no último recebido, que é o que terá o código válido. Ao tentar inserir um dos anteriores, o sistema apresentará uma mensagem de erro.

Passo 8 – Confirmar autorização de Consignatário

Uma dupla confirmação da geração da autorização será solicitada. Se o Servidor tiver mais de um vínculo é preciso confirmar se a informação está correta. Do contrário, é preciso reiniciar todo processo, selecionado o vínculo desejado.

Pronto! A autorização será encaminhada para o mesmo e-mail, conforme mensagem apresentada na tela.

Para consultar ou conferir a(s) autorização(ões) gerada(s), na tela inicial do SIGEPE basta selecionar “Consignações” e depois “Gerenciar Autorizações”.

Todas as autorizações já geradas serão listadas nesta opção, podendo ainda ser filtradas por não utilizadas, utilizadas ou passível de cancelamento.

Como a portabilidade gera duas operações (uma com o banco de origem e outra no banco de destino), no período de negociação, vão constar duas autorizações.

Esse é o passo a passo para autorizar a portabilidade do empréstimo consignado no SIGEPE. Diferente da autorização para novo empréstimo, no caso da portabilidade, só há uma anuência. No empréstimo, é preciso gerar a autorização e depois dar anuência no contrato.

A consignatária (banco de origem) receberá uma notificação do pedido de portabilidade e pode optar por tentar renegociar a dívida, oferecendo alguma vantagem para não perder o contrato.

Após a negociação e assinatura do novo contrato, a consignação já estará autorizada. Portanto, não é necessária uma segunda anuência.

Dúvidas comuns sobre a Portabilidade do Empréstimo Consignado SIAPE

Respondemos a seguir algumas dúvidas comuns sobre a migração da dívida do empréstimo consignado, para outro banco.

1 – O banco pode negar a portabilidade?

Não. O banco da dívida original não pode negar a portabilidade. Não existe nenhuma carência ou fidelidade, entretanto, o banco pode exigir o pagamento mínimo de algumas parcelas.

Leia tambémConheça a Lei da Portabilidade do Empréstimo Consignado

Geralmente o pagamento mínimo corresponde em média de 30% a 35% do número de parcelas, mas isso pode variar de banco para banco.

2 – Após os 45 dias, a autorização de consignatário para portabilidade é cancelada?

Sim. O cancelamento é automático. Então, se não houver nenhuma nova negociação neste período a atual autorização será cancelada. Para um novo pedido, é preciso reiniciar o processo, gerando uma nova autorização. O novo prazo não sofrerá alteração.

3 – O que é o DED e para quê é utilizado?

O DED ou Demonstrativo de Evolução da Dívida é o relatório que o banco de origem pode solicitar para confirmação dos valores da operação.

Leia tambémO que é DED e quando utilizar no Empréstimo Consignado?

A autorização de um novo empréstimo no SIGEPE reflete as informações do contrato. No entanto, se necessário, o banco pode solicitar o DED.

4 – Qual é o limite da margem consignável para a portabilidade?

A margem consignável para a portabilidade é a mesma utilizada no contrato. O valor é limitado há 30% da renda mensal líquida e não pode ultrapassar esse valor.

Todos os contratos são portados integralmente. Não é possível compartilhar a margem de um mesmo contrato com bancos diferentes.

Viu? Autorizar a portabilidade do empréstimo consignado no SIGEPE pode ser realizado em poucos muitos. Unifique todas as suas dívidas em um único banco e pague taxas de juros mais baratas.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail