Autorregulação do consignado motiva consumidores a comparar ofertas

comparar ofertas - mulher, estudo, comparar, ofertas, crédito, empréstimo

Publicado em: 10/05/2021

A autorregulação do crédito consignado, com novas regras para este segmento de crédito pessoal, tem impactado o mercado como um todo. Com o Serviço de Registro de Crédito Consignado (SRCC) e a negativa de comissão a correspondentes bancários em certas operações, comparar ofertas de diferentes instituições financeiras é uma das principais saídas para aqueles que se utilizam do crédito consignado.

Após algumas semanas em operação, o SRCC gerou controvérsias entre correspondentes bancários e instituições financeiras.

Para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como servidores públicos, o principal é atentar-se para os efeitos da nova regulamentação quanto à oferta de crédito e tomar medidas para optar sempre pela melhor oferta.

Continue a leitura para compreender o cenário e o que pode ser feito pelo consumidor.

Limitação em determinadas operações

O SRCC foi instituído com o objetivo de auxiliar os bancos no cumprimento das regras da autorregulação do consignado, entre elas a que busca desestimular o assédio ao consumidor. A prática tem se revelado polêmica, inclusive com ofício ao Banco Central da entidade representante dos correspondentes bancários.

Em resumo, operações de portabilidade ou refinanciamento da portabilidade e, ainda, a quitação antecipada do crédito consignado, caso ocorram em menos de 360 dias da data de contratação da operação de consignado no banco de origem, deixaram de ser comissionadas.

Também é o caso de negativa de comissão as novas operações do crédito consignado efetuadas em menos que 90 dias — contados a partir da quitação antecipada —, caso a liquidação seja efetuada pelo tomador mediante transferência eletrônica, depósito bancário ou qualquer outro meio.

Descontentamento com as novas regras

Conforme uma pesquisa realizada pela ANEPS (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País) em abril, com mais de três mil correspondentes no país, quase 62% dos que responderam ao questionário afirmaram ter deixado de serem comissionados desde a implantação da SRCC-CIP, em 23 de março.

Ainda segundo o levantamento, 79,6% dos correspondentes revelaram-se descontentes em relação à abertura de canais para envio de casos indevidos de não-pagamentos de comissão.

Impactos da autorregulação

O que se observa é uma limitação maior nas operações de crédito consignado – em especial de portabilidade e refinanciamento – em razão do não comissionamento dos correspondentes bancários.

As duas operações costumam ser buscadas por aqueles que querem ou precisam alterar as condições de seus empréstimos consignados.

Enquanto a portabilidade de crédito possibilita que a dívida seja transferida de um banco para outro (seja por conta de uma oferta de juros mais interessantes ou um prazo maior para pagamento, por exemplo), o refinanciamento abre a chance de o consumidor obter um novo empréstimo e até mesmo sair com dinheiro no bolso (o chamado “troco”).

Uma vez que as comissões dos correspondentes bancários têm sido afetadas pelas novas regras, caem as chances de aposentados e servidores públicos conseguirem boas oportunidades nestas operações em tempo exíguo.

Importância de comparar ofertas de consignado

Neste cenário em que é crucial garantir as melhores condições desde o início, ganha ainda mais relevância o ato de o consumidor comparar as diversas ofertas de empréstimo consignado oferecidas por inúmeras instituições financeiras.

Aquele que pretende obter um empréstimo consignado precisa ter em mente as novas regras da autorregulação, em especial as relativas ao tempo mínimo de permanência da dívida nos bancos para a questão do comissionamento dos correspondentes.

Dessa forma, a tomada de crédito deve ser feita de forma consciente e desde o início. Assim, comparar ofertas assegura maiores chances de optar pela operação que atende perfeitamente às suas necessidades de dinheiro extra e condições de pagamento.

Quais itens observar ao comparar ofertas diferentes?

Além do valor do empréstimo que será obtido, é importante que o consumidor observe itens como taxas de juros, encargos e impostos (que integram o Custo Efetivo Total); prazo do contrato; especificação de todas as cláusulas do contrato; e etc.

Afinal, embora possua regras pré-definidas, a modalidade de crédito pessoal consignado apresenta diferenças significativas entre um banco e outro.

Com isso, beneficiários do INSS e servidores públicos conseguem ter a certeza de que realmente optaram pela melhor oferta de empréstimo consignado disponível.

Principais vantagens com a comparação de ofertas

Ao comparar ofertas diversas de empréstimo consignado, o consumidor poderá, entre outros benefícios:

  • descobrir o melhor banco para empréstimo;
  • garantir valores mais altos;
  • obter maiores prazos de pagamento;
  • consegui taxa de juros menores;
  • possibilidade de carência; e
  • vantagens exclusivas.

Confira: Como comparar ofertas de empréstimo consignado de vários bancos?

Como comparar ofertas de consignado online

Mas, como fazer para comparar, de modo prático e fácil, as diversas ofertas disponíveis de empréstimo consignado? A maneira mais simples é, sem dúvida, realizar o procedimento online.

Contudo, ao invés de simplesmente entrar em contato com cada instituição financeira por meio eletrônico (seja por mensagem direta, seja pesquisando as condições nos sites de cada banco), uma forma muito rápida é utilizar um comparador online.

Na bxblue, por exemplo, o simulador de empréstimo consignado online leva em conta diversos critérios desta modalidade de crédito pessoal. Com poucos cliques, o cliente simula e compara dezenas de ofertas.

Escolhida a melhor opção, basta enviar a documentação solicitada – tudo online – e, em pouco tempo, o dinheiro é liberado na conta: a contratação online ocorre de forma segura e sem burocracia. Não perca tempo: simule agora.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: