O que é e como funciona a averbação online do empréstimo consignado?

bxblue-averbacao-online-do-emprestimo-consignado.

Publicado em: 07/06/2021

Quem já fez ou pretende fazer a contratação de um empréstimo consignado frequentemente irá se deparar com termos específicos como margem consignável, Custo Efetivo Total e averbação. No caso deste último, há ainda um formato específico: a averbação online do empréstimo consignado.

A averbação é uma das etapas necessárias para a contratação de um empréstimo consignado. E, no caso de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o procedimento passou por mudança recente com a implantação da averbação online, tal qual ocorre com os demais convênios passíveis de contratarem empréstimo consignado.

Agora, todo esse processo pode ser feito no meio digital com um intervalo de resposta significativamente mais curto, o que implica, na prática, que a liberação do dinheiro do consignado passa a ser mais rápida.

Entenda o que é a averbação online do empréstimo consignado e como funciona para os beneficiários do INSS e para os servidores públicos SIAPE.

Inscreva-se para receber novidades sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é averbação?

No empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é feito por meio do desconto automático, seja em folha de pagamento, no caso dos servidores públicos, seja direto do benefício previdenciário, no caso de aposentados e pensionistas do INSS.

É, inclusive, por esta razão que a modalidade possui o menor juros do mercado quando comparada aos demais tipos de empréstimos do mercado. 

A averbação nada mais é do que a permissão dada pelo órgão responsável pelo pagamento do contratante do empréstimo para que o desconto seja feito. 

Os beneficiários do INSS, por exemplo, que recebem o pagamento pelo órgão, necessitam da averbação ou liberação do INSS para que as parcelas do empréstimo sejam descontadas do segurado. Com a averbação, o valor da parcela a ser paga ao banco é reservado.

A documentação também apresenta informações detalhadas sobre as condições do contrato de empréstimo, como o prazo, valor total e taxas de juros.

Sem a liberação da averbação, o dinheiro do empréstimo não pode ser depositado na conta dos aposentados, pensionistas ou servidores públicos.

Averbação online do empréstimo consignado agiliza o procedimento

Como a averbação acontece por meio da liberação do desconto em folha de pagamento, é importante que o órgão responsável, como o INSS ou SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Pessoal), tenha convênio com o banco ou instituição financeira que ofertará o empréstimo.

Os beneficiários do INSS têm a averbação realizada pelo DataPrev, empresa pública responsável pela base de dados do órgão, que verifica se o solicitante da averbação é um segurado do INSS, para então fazer a análise e liberação da reserva das parcelas do empréstimo.

Esse processo levava, em média, de um a três dias úteis para ser concretizado e o envio da averbação era feito das 17h01 do dia anterior até as 17h do mesmo dia para novas contratações de empréstimo.

Já a averbação online do empréstimo consignado INSS possibilita que o envio da averbação seja feito das 6h às 22h, sendo que o resultado do procedimento também pode ser acessado online em até 24 horas, assim como já acontece pelo SIAPE, no caso dos servidores públicos.

Entenda o que mudou na averbação online do INSS

Além da mudança de horários e tempo de resposta para a averbação de novos empréstimos, a averbação online do empréstimo consignado INSS também prevê inovações para as operações de refinanciamento e portabilidade.

O refinanciamento, antes feito por meio de duas solicitações ao INSS (uma para a desaverbação e outra para a averbação nova), passa a ser feito com apenas uma solicitação e o próprio INSS substitui a averbação antiga pela nova ou mantém a antiga, caso não seja possível averbar o refinanciamento.

Na portabilidade também ocorriam dois processos: o de desaverbação do banco com a dívida quitada e o de averbação da outra instituição financeira escolhida para fazer a portabilidade.

Com a averbação online, o banco com a dívida inicial faz a desaverbação, indica qual banco portará a dívida e deixa a margem liberada pela desaverbação reservada para a nova instituição financeira.

Outra mudança trazida pela averbação online é o bloqueio do envio de averbação durante o fechamento da folha de pagamento do INSS. Até então, os arquivos de averbação eram enviados normalmente ao órgão e processados somente após o fechamento da folha.

Na bxblue, plataforma que oferece a simulação de empréstimo consignado, além de comparar diversas ofertas os beneficiários do INSS ainda podem usufruir das vantagens da averbação online.

As instituições financeiras parceiras Agibank, Banco Cetelem e Banco Olé estão com a averbação online do empréstimo consignado em pleno funcionamento, garantindo o pagamento do empréstimo ainda mais rápido. Simule agora gratuitamente.

Averbação online Siape: como funciona?

No caso dos servidores públicos federais, a averbação online do empréstimo consignado é feita por meio do sistema SIGEPE Servidor e Pensionista via SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso).

Após a aprovação de crédito e a assinatura do contrato, o órgão pagador autoriza, via SIGEPE, a averbação para que o dinheiro do empréstimo possa ser depositado na conta do servidor. Esse trâmite é resolvido entre o órgão e o banco, assim como ocorre na averbação do INSS.

Contudo, com o lançamento do novo aplicativo que unifica todas as funções relacionadas à vida funcional dos servidores em uma única plataforma, o SouGov substituirá todas as versões do SIGEPE a longo prazo. Desse modo, a averbação permanecerá sendo feita pelo SIAPE, mas por meio de outro aplicativo.

E a desaverbação, o que é?

A desaverbação é um procedimento usado para suspender ou encerrar a contratação de empréstimo, isto é, liberar a margem que já foi utilizada ou está bloqueada por algum motivo.

Normalmente a desaverbação do empréstimo consignado ocorre em três situações: quitação da dívida, cancelamento do contrato, refinanciamento e portabilidade de crédito.

O surgimento da averbação online do empréstimo consignado, como mencionado anteriormente, também reflete no processo de desaverbação, que passa a ter prazos mais curtos e ser feito de forma simplificada no meio digital.

Contratação de empréstimo consignado também pode ser feita online

A contratação de empréstimo consignado online está disponível há tempos por bancos, instituições financeiras e empresas como a bxblue. 

Considerado por especialistas como um processo até mesmo mais confiável do que o empréstimo convencional por contar com um sistema de segurança criptografado e com validação facial, o consignado pode ser contratado de forma 100% digital. 

Dessa forma, tanto o processo de simulação, consulta de ofertas até a assinatura do contrato, podem ser feitos dentro de casa.

Outra prática que pode fazer a diferença na contratação de um empréstimo que atenda às suas necessidades, sejam elas juros mais baixos, prazos maiores ou condições especiais, é a simulação de empréstimo.

Por meio do simulador, é possível conhecer e comparar diferentes ofertas de empréstimo de várias instituições financeiras ao mesmo tempo. Ficou interessado? Acesse a ferramenta gratuita e faça a sua simulação.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: