25 bancos que fazem portabilidade de consignado

Quer transferir o empréstimo para um novo credor? Veja bancos que fazem portabilidade de consignado e como encontrar as melhores ofertas.

Aposentados e pensionistas da Previdência Social, servidores públicos de todas as esferas, militares das Forças Armadas e funcionários de empresas privadas podem fazer a portabilidade de empréstimos, de modo a aproveitar melhor as vantagens da modalidade. Pensando nisso, preparamos abaixo uma lista com os principais bancos que fazem portabilidade de consignado.

Veja, a seguir, como aproveitar as melhores condições disponíveis no mercado.

Portabilidade de empréstimo consignado

A portabilidade do empréstimo consignado é útil principalmente para aqueles que desejam ter um crédito ainda mais barato. Por esta operação, o consumidor pode levar sua dívida de um banco cujas taxas são mais altas para outro que oferece melhores condições de pagamento para o mesmo crédito.

Para formalização da portabilidade, a pessoa interessada deve avaliar a atual situação do seu contrato, além de pesquisar quais instituições apresentam as melhores taxas.

Em seguida, o banco proponente liquida a dívida antecipadamente junto ao credor original e, consequentemente, assume o contrato com o novo cliente. Portanto, essa é uma operação que possibilita a transferência do crédito consignado de um banco para outro.

Vantagens da portabilidade de consignado

De modo geral, além de permitir o acesso a taxa de juros menores, a portabilidade do consignado também é uma alternativa interessante para consumidores que prezam pela liberdade de escolha, afinal, não é necessário ser cliente correntista para fazer o empréstimo ou enviá-lo a outro banco.

Na verdade, tal flexibilização do crédito é o principal fator responsável por gerar a economia que muitos consumidores buscam na hora de fazer a portabilidade do consignado. Portanto, a seguir, confira os demais benefícios desse tipo de operação financeira:

  • custo do crédito menor: na portabilidade, o tomador poderá fazer a troca de instituição financeira a fim de ter acesso a taxas de juros mais atrativas. Essa diferença pode ser de grande alívio para o bolso, já que representa uma economia considerável no final do contrato;
  • pode liberar nova margem consignável: com a taxa de juros menor eventualmente o consumidor terá parte da sua margem consignável liberada para a contratação de novo crédito. No caso do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, o tomador pode ter até nove contratos simultâneos, desde que haja margem livre;
  • sem custo extra: para formalizar a portabilidade não é necessário realizar pagamentos em caráter de tarifas operacionais. No caso do empréstimo consignado, as instituições são proibidas de cobrar taxas em razão da realização da portabilidade de dívidas;
  • pode ser realizada independentemente do valor: a portabilidade pode ser solicitada a qualquer momento, independentemente do tipo de contrato;
  • concentração de dívidas em um só contrato: a operação também permite a consolidação de diversas dívidas do consignado em apenas uma, o que, por sua vez, gera maior facilidade no controle do orçamento mensal, já que as parcelas são automaticamente descontadas da folha de pagamento do salário ou benefício do tomador.

25 bancos que fazem portabilidade de consignado

Entre as instituições financeiras que realizam a portabilidade de crédito consignado, se destacam aquelas cujas taxas são as menores do mercado. Com base nisso, veja abaixo 25 instituições as quais, segundo informações do site oficial do Banco Central, possuem as menores taxas de juros.

Cabe destacar, porém, que tal informação é constantemente atualizada pelo BC e os dados atualizados dão conta das taxas aplicadas pelas instituições consignatárias no período entre 30 de dezembro de 2021 e 14 de janeiro de 2022. Confira:

1. Agibank

O Agibank oferece inúmeros serviços financeiros online, além de contar com mais de 800 pontos de atendimento espalhados pelo país. Presente no mercado há mais de 20 anos, trata-se de um banco referência de crédito consignado para beneficiários do INSS. Aposentados e pensionistas da Previdência Social podem fazer a portabilidade de consignado com taxas competitivas.

2. Banco Bari

Fundado em 1995, o Banco Bari é uma instituição financeira que oferece soluções de crédito inteligente aos seus clientes e parceiros. Na modalidade de crédito pessoal consignado, servidores públicos, beneficiários do INSS e empregados do setor privado podem fazer a portabilidade e aproveitar uma das menores taxas do mercado.

3. Banco BMG

O Banco BMG é um dos mais reconhecidos nomes do mercado consignado nacional. Além de apresentar opções de crédito exclusivas para cada tipo de convênio, os beneficiários podem fazer a portabilidade do consignado com pequenas taxas de juros.

4. Banco Bradesco

O Banco Bradesco é uma das principais instituições financeiras do país, além de estar entre os principais bancos do mundo. Prova disso é que a instituição oferece diversas facilidades na contratação do crédito, incluindo uma das menores taxas de juros do mercado de crédito consignado.

5. Banco Cetelem

O Banco Cetelem é uma empresa financeira do Grupo francês BNP Paribas. Atuante em mais de 18 países, a instituição possui mais de 50 anos de experiência no mercado de crédito e conta com uma excelente bagagem para oferecer a aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos um consignado com excelentes condições de contratação.

Na portabilidade, o interessado pode aproveitar as pequenas taxas de juros, além de realizar todo o procedimento virtualmente: desde o envio da documentação até a assinatura para averbação do novo contrato, tudo pode ser feito pela internet.

6. Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia possui um histórico de apoio aos empreendedores da região amazônica, haja vista que sua criação se deu para financiar os seringais do Estado. Atualmente, trata-se de um banco consolidado no país, cuja oferta de crédito atrai a atenção de milhares de consumidores.

7. Banco Daycoval

Presente no Brasil há mais de 50 anos, o Banco Daycoval é uma instituição financeira especializada na oferta de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores do governo federal, funcionários públicos do Estado e Municípios, além de militares das Forças Armadas.

8. Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma instituição centenária de tradição no país. No crédito consignado, os consumidores possuem inúmeras vantagens, afinal, além de taxas mais acessíveis, todo processo pode ser realizado virtualmente, por meio de aplicativo.

9. Banco Itaú Consignado

O empréstimo consignado do Banco Itaú está disponível para beneficiários do INSS e servidores públicos — cujo órgão pagador seja conveniado ao banco.

Dentre os diferenciais da instituição, o consumidor que optar pela portabilidade poderá ter maior flexibilidade também na hora de escolher o valor que deseja pagar pelas parcelas. Além de taxas reduzidas, já que são menores em relação aos outros tipos de empréstimos, o cliente tem também até 90 dias para começar a pagar pelo crédito, o que gera um respiro ainda maior.

10. Banco Mercantil

O Banco Mercantil é mais uma instituição financeira que oferece a modalidade de empréstimo pessoal consignado. Para fazer a portabilidade de crédito, porém, o interessado deve cumprir o requisito dos convênios atendidos.

11. Banco Pan

Controlado pelo Grupo BTG Pactual, o Banco Pan é uma instituição financeira que se destaca em razão dos produtos de crédito consignado. Disponível para convênios parceiros entre o banco e a fonte pagadora, isto é, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ativos ou inativos e militares.

12. Banco Safra

Fundado em 1955 pelo empresário Joseph Safra, o Banco Safra ocupa atualmente a 4ª posição no ranking de bancos de controle privado do país. No caso do empréstimo consignado, as pessoas que fazem parte dos convênios atendidos podem se beneficiar de inúmeras vantagens financeiras, sobretudo em situações de emergência, pois a instituição concede o crédito de maneira rápida e sem burocracia tanto para clientes quanto para não correntistas.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

13. Banco Sicoob

O Banco Sicoob é uma instituição financeira composta por cooperativas de crédito e está presente em todos os Estados brasileiros, com mais de 3.500 postos de atendimento.

14. Banco Banese

Clientes e não clientes do Banco Banese podem contar com excelentes taxas de juros. A instituição constituída pela participação majoritária do Governo do Estado de Sergipe oferece a modalidade de maneira online para quem recebe sua remuneração mensalmente no banco.

15. Banestes

O Banco do Estado do Espírito Santo ou, simplesmente, Banestes, é uma instituição financeira que atende os convênios do empréstimo consignado formados por funcionários da rede pública ou privada, além de beneficiários do INSS. Para tanto, deve-se cumprir com os requisitos mínimos, ou seja, ter convênio válido entre o banco e o órgão pagador.

16. Banco Banrisul

O Banco Banrisul é uma alternativa para aqueles que procuram por melhores taxas de empréstimo consignado, disponível para correntistas ou não.

17. BRB Financeira

A BRB Financeira é uma instituição de crédito ligada ao Banco de Brasília e oferece crédito consignado para servidores públicos federais, estaduais ou municipais com condições competitivas, incluindo taxas de juros mais atrativas.

18. C6 Bank Consignados

O C6 Bank Consignados é uma instituição financeira digital especializada na concessão de crédito consignado. No C6 Consig, os beneficiários da modalidade podem realizar a portabilidade a partir de pequenas taxas, sendo os principais convênios atendidos o consignado SIAPE e INSS.

19. Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras do país, o que torna o banco uma das melhores opções para realização da portabilidade de consignado. Nesse contexto, servidores públicos federais, além de aposentados e pensionistas do INSS podem aproveitar melhor as condições de contratação.

20. Banco Crefisa

Além das tarifas mais baixas, que permitem reduzir o custo do crédito, outra vantagem da Crefisa é a possibilidade de quitar o empréstimo em prazos alargados, sendo que todo o procedimento pode ser feito à distância, via plataforma virtual.

21. Facta Financeira

A Facta Financeira é mais uma opção para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos que desejam reduzir o valor do seu contrato de empréstimo consignado através da portabilidade.

22. Financeira Alfa

O crédito consignado da Financeira Alfa é uma modalidade ideal para funcionários de empresas privadas ou instituições públicas, além de servidores do poder Legislativo, Judiciário e beneficiários do INSS. Na portabilidade, pode-se negociar condições e prazos especiais, além de contar com um atendimento personalizado. Sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, todo procedimento pode ser concluído à distância, pela internet.

23. HS Financeira

Fundada em 2005, a HS Financeira é uma instituição que faz parte do Grupo Herval e oferece a aposentados e pensionistas do INSS, além de empregados do setor privado, conveniados com a instituição, a portabilidade de crédito com taxas exclusivas.

24. Banco Paraná

Aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos de órgãos estaduais, municipais e federais podem contratar ou migrar o empréstimo consignado de outra instituição para o Banco Paraná.

25. Banco Sicredi

O Banco Sicredi possui taxas de juros atrativas, quando o assunto é empréstimo consignado, sendo disponível para os convênios SIAPE e INSS.

Como encontrar ofertas de bancos que fazem portabilidade de consignado?

Para avaliar o melhor banco para a portabilidade de crédito é importante levar em consideração alguns pontos, tais como:

  • taxa de juros praticada pela instituição;
  • condições estabelecidas nas cláusulas contratuais — incluindo a forma de contratação;
  • opções de suporte ao consumidor.

Mesmo que reduzir o custo do empréstimo seja o principal fator na hora de buscar por um crédito extra, para encontrar as melhores ofertas e, portanto, conhecer os melhores bancos que fazem portabilidade de consignado é preciso, além da taxa de juros nominal, conhecer o Custo Efetivo Total.

Isso porque nem sempre a menor taxa de juros se traduz em um crédito mais barato. Afinal, outras despesas, incluídas no CET podem elevar o valor do crédito, ainda que conte com taxas mais baixas em relação à concorrência.

Assim, para garantir uma boa troca, é essencial analisar as condições estabelecidas nas cláusulas contratuais antes da assinatura do contrato. Por fim, além das condições de pagamento e dos valores da operação financeira, é válido também que o consumidor avalie o atendimento da instituição para a qual pretende migrar a dívida do consignado.

Neste caso, a dica é fazer esse tipo de verificação através da opinião de outros consumidores.

Como descobrir qual banco tem a menor taxa de juros para portabilidade?

Ainda que conte com inúmeras vantagens, cabe aos consumidores fazerem pesquisas criteriosas sobre o crédito consignado. Mediante esse tipo de cuidado, por exemplo, pode-se evitar o superendividamento, já que o consignado pode comprometer o rendimento mensal dos tomadores por longos períodos.

Assim, gastos desnecessariamente excessivos podem ser evitados através de uma simples simulação do crédito em diferentes instituições. Por outro lado, tendo em vista o grande volume de ofertas de crédito, a pesquisa individual nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, utilizar ferramentas que permitem a comparação em vários bancos em um só lugar é muito importante. Nesse sentido, o simulador da bxblue pode contribuir para ajudá-lo a encontrar a menor taxa de juros, além dos maiores prazos para pagamento.

<< Simule consignado grátis >>

Portabilidade de consignado na bxblue

Para realizar a portabilidade e garantir de fato os benefícios e vantagens financeiras, o primeiro passo é simular o custo do empréstimo nos marketplaces de consignado — e é justamente neste contexto que a bxblue pode ajudar, por ser uma fintech especializada na comparação e contratação de empréstimos online.

Para tanto, basta que o usuário insira as informações básicas (como convênio, valores e prazos) para conferir as ofertas disponibilizadas pelos bancos parceiros. A seguir, confira como realizar a portabilidade de consignado na bxblue com apenas três passos:

  • acesse o simulador de crédito;
  • preencha os dados cadastrais com as informações solicitadas;
  • selecione as condições desejadas para crédito.

O sistema fará a verificação das informações inseridas na plataforma que, por sua vez, iniciará uma pesquisa aprofundada entre os principais bancos parceiros, a fim de buscar as melhores ofertas de portabilidade de consignado disponíveis.

Após conferir os principais bancos que fazem portabilidade de consignado é hora de buscar as menores taxas de juros do conforto de sua casa: simule grátis agora.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado