Como saber se meu benefício do INSS está ativo?

Consultar se o benefício do INSS está ativo é indispensável para quem deseja garantir o pagamento regular do benefício. Confira como!

benefício do INSS - homem pensativo, de cabeça baixa

Consultar a situação de um benefício do INSS é muito importante para todos os segurados. Afinal, por meio dessa pesquisa simples é possível entender o status do processo de solicitação da aposentadoria, por exemplo, ou mesmo obter detalhes sobre quaisquer benefícios previdenciários em vigência.

Tendo em vista que todos os anos o Instituto Nacional da Previdência avalia milhões de pedidos, deixar de verificar se o benefício está de fato ativo pode acarretar uma demora no pagamento.

Além disso, muitas vezes o pedido pode ser indeferido ou o benefício cessado. Logo, o interessado precisa instruir uma causa administrativa ou judicial para recorrer de tal decisão.

Entenda o que são benefícios ativos e como consultar suas informações sem sair de casa!

O que significa ter um benefício ativo do INSS?

Como saber se meu benfício INSS está ativo?

De modo geral, ter o benefício ativo significa que o segurado teve seu pedido de concessão de aposentadoria, pensão ou auxílio assistencial deferido, isto é, aprovado.

Na prática, eles correspondem aos pagamentos mensais determinados por meio da Previdência Social em favor do segurado recém-aposentado, por exemplo.

Para tornar mais claro, quando um trabalhador vinculado ao Regime Geral da Previdência Social sofre um acidente e em função disso se torna incapacitado total e permanentemente para o trabalho, ele é submetido a uma série de procedimentos com o objetivo de comprovar sua condição.

Após realizado todos os trâmites legais, o benefício de  aposentadoria por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez) pode ser aceito, passando o benefício a estar ativo — o que pode ser comprovado por meio da “Carta de Concessão do benefício”.

Confira: Como consultar a situação do benefício INSS pela internet?

Como saber qual é a validade do benefício previdenciário?

Em termos práticos, benefícios do INSS podem ser subdivididos em dois grupos distintos: temporários e vitalícios. Enquanto os temporários têm uma data específica de duração, ou seja, o beneficiário já sabe quando será interrompido, os vitalícios apenas são interrompidos em razão do falecimento do beneficiário.

Por outro lado, casos em que são constatadas irregularidades com o pagamento de benefícios permanentes também podem invalidá-los, culminando na sua suspensão imediata.

Leia também: O que é a Data de Cessação do Benefício do INSS?

Quando o benefício é cessado, portanto, o INSS deixa de pagar ao beneficiário os valores mensais decorrentes de aposentadorias ou pensões, por exemplo. Esse tipo de situação é ainda comum para benefícios como auxílio-doença, auxílio-maternidade ou auxílio-reclusão.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei 8.213/91, desde 2017 os benefícios de caráter temporário que não determinam a Data de Cessação do Benefício (DCB), deverão ser suspensos em 120 dias.

A seguir, explicaremos mais detalhadamente sobre como verificar a situação do benefício previdenciário e evitar surpresas desagradáveis.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como obter informações sobre o seu benefício do INSS?

Qualquer indivíduo na qualidade de segurado do INSS pode ser identificado por meio de um código. Essa informação, por sua vez, pode ser obtida através da carta de concessão — documento que detalha diversas informações importantes sobre o segurado e seus benefícios previdenciários.

Usualmente, esse código pode ser utilizado tanto para consultar essas informações como para requerer um benefício. Contudo, caso tenha perdido o número ou precise verificar outros tipos de informações relacionadas aos serviços previdenciários do INSS, é possível obtê-lo através da internet.

Consulta da aposentadoria ou pensão online

Por meio do Portal de Serviços da Previdência Social, o Meu INSS, todo cidadão pode consultar suas informações previdenciárias, verificar os benefícios ativos em seu CPF, agendar atendimentos, solicitar dados e muito mais.

Confira, a seguir, cada um dos principais métodos de consulta de benefício no INSS.

Carta de Concessão de Benefício

A Carta de Concessão, como já destacamos anteriormente, é uma espécie de declaração oficial que certifica o deferimento de benefícios previdenciários com anuência do INSS. Esse serviço pode ser acessado gratuitamente por todo interessado que se enquadra nos critérios mínimos exigidos para concessão de qualquer benefício.

Em caso de perda ou necessidade de verificar informações previdenciárias, é possível solicitar uma segunda via de maneira simples e rápida. Para tanto, basta:

  • Acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br);
  • Caso não tenha um registro válido, crie um cadastro utilizando o Serviço de Acesso Único do Governo;
  • Após validar as informações de acesso e criar uma senha segura, faça login e vá até à opção “Carta de Concessão” no menu de “Serviços para Você”;
  • Pronto. Seu documento já está pronto para ser visualizado e/ou impresso.
bxblue - meu inss - carta de concessão pesquisa online
Fonte: reprodução Meu INSS

Como consultar o meu benefício do INSS?

Para visualizar os benefícios ativos, o interessado deverá fazer login no site Meu INSS – caso ainda não tenha uma senha, basta clicar em “cadastrar senha” e seguir os passos do cadastramento.

Já dentro do seu painel de informações, procure pelo serviço “Meus Benefícios” no menu em destaque. Em seguida, será exibida uma tela com todos os benefícios já solicitados, inclusive os inativos.

Fonte: reprodução Meu INSS

Declaração de Beneficiário do INSS

Disponibilizada pela Previdência Social, a Declaração de Beneficiário é um tipo de documento “Consta/NadaConsta” que tem por objetivo atestar ou não a existência de benefícios previdenciários atrelados ao CPF do segurado.

Sendo assim, por meio dele é também possível comprovar a existência de um benefício previdenciário vinculado a determinado indivíduo.

Para emitir sua Declaração de Beneficiário do INSS, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
  • Preencha suas informações de login;
  • Busque pela opção “Declaração de Beneficiário do INSS”, na guia de consulta;
  • Em seguida, basta tocar no botão “Consultar” e será gerado um arquivo em PDF que pode ser impresso posteriormente.
bxble - declaração de benefício, consulta online pelo Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Por que é necessário sempre fazer essas consultas?

Consultar se o benefício do INSS está ativo é uma prática indispensável para quem deseja garantir o pagamento regular do benefício, saber se existem mais benefícios vinculados ao mesmo CPF ou até mesmo obter um empréstimo consignado.

Leia também: Número do benefício INSS: saiba como descobrir o número mais rápido



No caso dos serviços de crédito pessoal oferecido para beneficiários do INSS, é importante que o benefício esteja ativo e seja consignável. Dessa forma, o interessado poderá gozar das prerrogativas exclusivas, como taxas de juros mais baixas e maior prazo para pagamento.

Entretanto, vale lembrar que o benefício deve ser consignável e atender os critérios exigidos por cada tipo de convênio, conforme estabelecido pela legislação.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado