Meu benefício INSS não foi depositado. O que fazer?

Veja aqui como saber quando o benefício INSS não foi depositado e como obter os valores devidos da aposentadoria ou pensão.

benefício INSS não foi depositado

O pagamento de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ser realizado até o quinto dia útil de cada mês, seguindo o calendário previamente divulgado. Entretanto, ao se dirigirem até uma das agências consignatárias para sacar o benefício, alguns segurados podem encontrar uma mensagem que informa a sua indisponibilidade. Fica, então, a dúvida: o que fazer se o benefício INSS não foi depositado?

Infelizmente, isso pode ocorrer em algumas situações. Veja a seguir como solucionar esse problema e não ser ainda mais prejudicado.

Em que situações isso pode ocorrer?

De modo geral, todos os cidadãos que contribuem para a Previdência Social estão, de alguma forma, garantindo o direito de ter acesso a diversos benefícios sociais. Contudo, em algumas situações pontuais o benefício pode não ser depositado na data estipulada, pago com atraso ou suspenso.

Dentre outros motivos, isso pode ocorrer por conta de falhas no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido e, por isso, se encontra indisponível para saque. Isto é, o não pagamento pode acontecer eventualmente por conta do atraso no processamento dos benefícios do INSS.

Por outro lado, alguns pagamentos podem ser atrasados, cessados ou interrompidos por tempo indeterminado. Esses exemplos são menos comuns mas, geralmente, ocorre quando há alguma irregularidade em relação ao benefício que pode levar à sua suspensão.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como saber se o benefício INSS não foi depositado?

A falta de pagamento do benefício pode ser uma surpresa para muitos segurados do INSS, já que apenas ficam a par da irregularidade no momento do saque. Entretanto, para evitar esse tipo de fato inesperado, é possível consultar o calendário ou extrato de pagamento dos benefícios sem sair de casa.

Conferir o calendário de pagamento do INSS

O calendário de pagamento de benefícios é um cronograma anual disponibilizado pelo INSS para que aposentados e pensionistas possam se informar sobre a data dos depósitos.

Como acessar: pelo site (https://meu.inss.gov.br/) ou aplicativo Meu INSS clicando em calendário de pagamento. Para esse serviço, não é necessário fazer login na conta.

bxblue - consulta calendário de pagamento Meu INSS
Fonte: reprodução Meu INSS

Depois de clicar nesta opção, será iniciado o download automático do arquivo em PDF. Para abrí-lo é necessário ter um leitor instalado no computador. Caso não tenha, basta fazer o download do Adobe Acrobat Reader.

Como os pagamentos gerais são divididos pelo número final de cada benefício, os segurados são agrupados por data.

Além disso, os beneficiários que recebem até um salário-mínimo recebem antes. Os que recebem uma aposentadoria ou pensão acima do valor mínimo, recebem na sequência.

Portanto, os valores dos benefícios do INSS são creditados sempre respeitando a data estimada. Entretanto, em virtude de imprevistos, o cronograma pode não ser respeitado. 

Independente do motivo, quando as datas são alteradas o INSS deve informar antecipadamente os segurados, para não haver nenhum prejuízo.

Conferir o extrato de pagamento

Ao logar na plataforma online do INSS, os aposentados e pensionistas já podem ver informações resumidas sobre os benefícios ativos, na tela inicial, incluindo a previsão do próximo pagamento e a respectiva competência:

bxblue - Meu INSS, consulta de pagamento tela inicial, detalhamento
Fonte: reprodução Meu INSS

Se quiser outras informações, pode clicar na opção “detalhar”. Serão carregados os dados dos benefícios vinculados ao mesmo titular e ao clicar em cada um deles, será apresentado o histórico do último e do próximo pagamento:

bxblue - Meu INSS, consulta de pagamento de benefícios online
Fonte: reprodução Meu INSS

Se clicar em “Baixar PDF”, o Histórico de Crédito ou HisCre será baixado no computador. O extrato de pagamento tem a mesma validade de um comprovante de pagamento, portanto, pode ser utilizado para conferir se o benefício INSS não foi depositado.

Outra forma de acessá-lo é pelo serviço “Extrato de Pagamento”, na tela inicial do perfil conectado.

Como acessar: pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer fazer login no sistema com as credenciais cadastradas previamente. Em seguida, procurar “Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar.

bxblue - Meu INSS, consulta extrato de pagamanto pelo site
Fonte: reprodução Meu INSS

Se disponível, o valor e a data do pagamento devem constar no extrato. Caso o pagamento ainda não tenha sido realizado, o valor estará zerado.

É muito importante conferir os valores disponíveis em conta, antes de sacá-los. Isso pode evitar que o saldo da conta bancária ficar negativo, por exemplo.

O que fazer para solicitar o valor devido?

Quem descobriu que o benefício INSS não foi depositado deve buscar se informar sobre o motivo. Ou seja, saber porque não teve o crédito, que é de direto, transferido.

Entretanto, essa informação deve ser confirmada direto com o INSS e não com o banco, inclusive por questão se segurança. Esse atendimento pode ser facilitado pela internet ou pelo telefone.

Abrir uma solicitação no Meu INSS

Para abrir uma solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS, o interessado deverá fazer login no sistema com a senha definitiva já cadastrada.

Em seguida, é necessário clicar em “Novo pedido”, pesquisar pelo serviço “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido” e seguir as demais orientações.

bxblue - Meu INSS, novo pedido online, solicitação pela internet, novo requerimento
Fonte: reprodução Meu INSS

Nas próximas telas o usuário deve atualizar e/ou confirmar seus dados pessoais e de contato e outras informações. É muito importante conferir todos os dados para não haver nenhuma divergência na análise ou na própria solicitação.

Ligar na Central 135

A Central de teleatendimento do INSS funciona diariamente solucionando diversos assuntos relacionados à Instituição. Assim como o site, a central 135 tem todos os serviços disponíveis, possibilitando que as solicitações sejam realizadas à distância, ou seja, sem a necessidade de ir a uma agência.

Ao telefonar para o INSS o segurado deve ser em mãos os documentos pessoais e informar o Número do Benefício (NB), quando solicitado para identificar a localização do cadastro no sistema. Em seguida deve relatar o ocorrido e se informar sobre o procedimento devido com o atendente.

Quem pode solicitar o pagamento?

Ao identificar que o pagamento do benefício INSS não foi depositado, todo beneficiário pode solicitar a avaliação do caso ou o próprio pagamento. E isso independentemente do tipo de benefício ou tempo de concessão.

Em quanto tempo o valor é recuperado?

Em situações normais de atendimento, os beneficiários têm até 60 dias para sacar o valor do benefício. Caso contrário, a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao INSS, de modo a evitar fraudes ou depósitos indevidos.

Em alguns casos, o INSS pode inclusive suspender o benefício até que a situação seja regularizada pelo titular. Por outro lado, na ocorrência de não pagamento dentro da data prevista, o Instituto analisará cada caso individualmente.

Em outras palavras, não é possível determinar um prazo fixo para recuperar os valores pendentes, tendo em vista que a natureza do problema pode variar.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado