Meu benefício INSS não foi depositado. O que fazer?

Publicado em: 02/04/2020

O que fazer quando o benefício INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não foi depositado?

O pagamento de benefícios INSS deve ser realizado até o quinto dia útil de cada mês, seguindo o calendário previamente divulgado. Entretanto, ao se dirigirem até uma das agências consignatárias para sacar o benefício, alguns contribuintes podem encontrar uma mensagem que informa a sua indisponibilidade.

Infelizmente, isso pode ocorrer em algumas situações e por isso, é muito importante saber o que fazer. Veja a seguir como solucionar esse problema e não ser ainda mais prejudicado.

Em que situações isso pode ocorrer?

Em outras palavras, todos os cidadãos que contribuem para a Previdência Pública estão, de alguma forma, garantindo o direito de ter acesso a diversos benefícios sociais. Contudo, em algumas situações pontuais o benefício pode não ser depositado na data estipulada, pago com atraso ou suspenso.

Dentre outros motivos, isso pode ocorrer por conta de falhas no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido e, por isso, se encontra indisponível para saque. Isto é, o não pagamento pode acontecer eventualmente por conta do atraso no processamento dos benefícios do INSS.

Por outro lado, alguns pagamentos podem ser interrompidos, cessados ou interrompidos por tempo indeterminado. Esses exemplos são menos comuns mas, geralmente ocorre quando há alguma irregularidade em relação ao benefício que pode levar à sua suspensão.

Como saber se o benefício INSS não foi depositado?

A falta de pagamento do benefício do INSS pode ser uma surpresa para muitos segurados, já que apenas ficam a par da irregularidade no momento do saque. Entretanto, para evitar esse tipo de fato inesperado, é possível  consultar o calendário ou extrato de pagamento dos benefícios sem sair de casa.

Conferir o calendário de pagamento do INSS

O calendário de pagamento de benefícios é um cronograma anual disponibilizado pelo INSS para que Aposentados e Pensionistas possam se informar sobre a data dos depósitos.

Como acessar: pelo site ou aplicativo Meu INSS clicando em calendário de pagamento. Para esse serviço, não é necessário logar na conta.

Como os pagamentos gerais são divididos pelo número final de cada benefício, os segurados são agrupados por data.

Além disso, os beneficiários que recebem até um salário mínimo recebem antes. Os que recebem uma aposentadoria ou pensão acima do valor mínimo, recebem na sequência.

Portanto, os valores dos benefícios do INSS são creditados sempre respeitando a data estimada. Entretanto, em virtude de imprevistos, podem ocorrer atrasos. Independente do motivo, quando as datas são alteradas o INSS deve informar antecipadamente os segurados, para não haver nenhum prejuízo.

Conferir o Extrato de Pagamento

O extrato de pagamento tem a mesma validade de um comprovante de pagamento, portanto, também pode ser utilizado para conferir se o benefício INSS não foi depositado.

Como acessar: pelo site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer fazer login no sistema com senha cadastrada previamente. Em seguida, procurar “Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar.

Se disponível, o valor e a data do pagamento devem constar no extrato. Caso o pagamento ainda não tenha sido realizado, o valor estará zerado.

É muito importante conferir os valores disponíveis em conta, antes de sacá-los. Isso pode evitar que o saldo da conta-bancária ficar negativo, por exemplo.

O que fazer para solicitar o valor devido?

Quem descobriu que o benefício INSS não foi depositado deve buscar se informar sobre o motivo. Ou seja, saber porque não teve o crédito, que é de direto, transferido. Entretanto, essa informação deve ser confirmada direto com o INSS e não com o banco – até por questão se segurança.

Esse atendimento pode ser facilitado pela internet ou pelo telefone.

Abrir uma solicitação no Meu INSS

Para abrir uma solicitação pelo site ou Aplicativo Meu INSS, o interessado deverá fazer login no sistema com a senha definitiva já cadastrada.

Leia também: O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Em seguida, basta clicar em “Agendamento / Solicitações ” e em “Novo Requerimento”.

No campo pesquisa, é preciso digitar a frase “não recebido” e depois selecionar a opção “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

Nas próximas telas o usuário deve atualizar e/ou confirmar seus dados pessoais e de contato e outras informações. É muito importante conferir todos os dados para não haver nenhuma divergência na análise ou na própria solicitação.

Ligar na Central 135

A Central de teleatendimento do INSS funciona diariamente solucionando diversos assuntos relacionados à Instituição. Assim como o site, a central 135 tem todos os serviços disponíveis, possibilitando que as solicitações sejam realizadas à distância, ou seja, sem a necessidade de ir a uma agência.

Ao ligar o segurado deve ser em mãos os documentos pessoais e informar o Número do Benefício, quando solicitado para identificar a localização do cadastro no sistema. Em seguida deve relatar o ocorrido e se informar sobre o procedimento devido com o atendente.

Quem pode solicitar o pagamento?

Ao identificar que o pagamento do benefício INSS não foi depositado, todo segurado pode solicitar a avaliação do caso ou o próprio pagamento. E isso independentemente do tipo de benefício ou tempo de concessão.

Em quanto tempo o valor é recuperado?

Em situações normais de atendimento, os segurados têm até 60 dias para sacar o valor do benefício. Caso contrário, a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao INSS, de modo a evitar fraudes ou depósitos indevidos.

Em alguns casos, o INSS pode inclusive suspender o benefício até que a situação seja regularizada pelo titular. Por outro lado, na ocorrência de não pagamento dentro da data prevista, o Instituto analisará cada caso individualmente.

Em outras palavras, não é possível determinar um prazo para recuperar os valores pendentes, tendo em vista que a natureza do problema pode variar.

 

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