Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?

bxblue-como-bloque-e-desbloquear-o-emprestimo-consignado-de-aposentados-e-pensionistas-inss-previdencia-social

Segurados INSS podem contar com mais facilidade para sua segurança: bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado em seu benefício.

Entenda em quais casos a medida se aplica, PORQUE e COMO fazer para garantir sua tranquilidade e evitar prejuízos.

 

Como bloquear e desbloquear o empréstimo consignado INSS?

Beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas, têm acesso a uma modalidade de crédito exclusiva com os menores juros do mercado: o empréstimo consignado.

Nesse caso, o empréstimo é descontado diretamente do benefício INSS, o que garante mais chances de pagamento às instituições financeiras, possibilitando juros menores.

No entanto, existe a possibilidade de bloquear ou desbloquear o empréstimo, sempre que o segurado desejar.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recomenda essa prática em algumas situações especificas.

A seguir, descubra em quais situações é indicado bloquear ou desbloquear o empréstimo e como solicitar o serviço!

Mas antes de tudo, por que bloquear o benefício INSS para empréstimos?

 

Por que bloquear o benefício INSS para empréstimos?

Com o objetivo de evitar fraudes, o INSS assegura a aposentados ou pensionistas o bloqueio do empréstimo consignado.

Dessa forma, quem não pretende fazer um empréstimo a curto prazo, pode fazer a solicitação do bloqueio em seu benefício.

E, quando precisar do acesso a essa linha de crédito, pode proceder da mesma forma, solicitando o desbloqueio.

Esse bloqueio é válido somente para novos empréstimos consignados, como explica a Dra. Suzana Freitas, advogada especializada em Direto Previdenciário:

Essa medida não afeta os contratos que por ventura o consumidor já tenha vigente. O intuito é bloquear o benefício para novos empréstimos consignados.

Ainda assim, infelizmente, apesar de todas as medidas preventivas para evitar fraudes, há muitos casos em que são feitos empréstimos sem que o segurado tenha autorizado.

Portanto, aposentados e pensionistas precisam ficar atentos para evitar prejuízos.

Então, confira a seguir como bloquear o empréstimo consignado no seu benefício.

 

Como bloquear o Empréstimo Consignado?

Para solicitar o bloqueio para consignações de empréstimo e cartão de crédito consignado, bastar ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar o atendimento presencial em qualquer Agência da Previdência Social (APS).

A solicitação de bloqueio deve ser feita pessoalmente, sendo necessário apresentar um documento com foto e o número do benefício INSS.

O benefício se manterá bloqueado por tempo indeterminado, podendo ser desbloqueado, a qualquer momento em que o beneficiário desejar.

Existem alguns casos em que o bloqueio de concessão de empréstimo é feito automaticamente pelo INSS. Isso ocorre, por exemplo, quando o segurado realiza uma denúncia de fraude ou irregularidade, como explica a Dra.

Em caso de suspeita de desconto indevido na aposentadoria ou pensão, em relação a empréstimo consignado o segurado pode ligar no 135. Ele também pode acessar o site do INSS para fazer a denúncia. O benefício será bloqueado automaticamente

Nessas situações, o acesso a novos empréstimos fica bloqueado por 60 dias, para averiguação. Durante este período o segurado não pode pedir o desbloqueio.

Após resolvida a questão e a liberação no sistema, é possível contratar o empréstimo consignado normalmente.

O bloqueio automático também ocorre em caso de transferência do benefício de uma agência do INSS para outra ou de um banco para outro.

E em quais casos é realmente indicado desbloquear o benefício? Saiba como desbloquear o empréstimo no INSS.

 

Em quais casos desbloquear o benefício?

Como explicado anteriormente, o segurado pode solicitar o desbloqueio do benefício a qualquer momento, desde que não esteja em aberta a análise de uma denúncia de fraude.

Vale lembrar também que os empréstimos consignados só podem ser contratados pelo titular do benefício. Procuradores, tutores ou curadores não estão autorizados a fazer empréstimo em seu nome.

Agora se a dúvida é sobre como desbloquear o empréstimo, saiba que também é muito simples. 

Caso o beneficiário tenha interesse em contratar um empréstimo consignado, basta solicitar o desbloqueio do empréstimo em uma Agência da Previdência Social mais próxima de sua residência.

 

Como desbloquear o Empréstimo Consignado?

Para desbloquear o empréstimo e usufruir dos benefícios do crédito consignado, o procedimento é o mesmo realizado no bloqueio: basta ir até a APS mantenedora do benefício e solicitar o desbloqueio. 

O mesmo se aplica ao caso da mudança de agência ou banco. É necessário que o segurado solicite o desbloqueio do benefício por escrito em sua agência.

Na impossibilidade de não poder comparecer à APS para solicitar o bloqueio ou desbloqueio do seu benefício, o seguro poderá eleger um representante legal.

O prazo para liberação do benefício, geralmente, é de 30 dias. 

No entanto, antes de contratar um empréstimo consignado, o beneficiário deve ter cautela, a fim de evitar cair em armadilhas.

Saiba agora quais são os 10 principais cuidados que você precisa ter ao contratar o seu crédito consignado!

Lembre-se que, entre as normas previstas na Instrução Normativa nº28, que concentra todas as normas referentes ao empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, estão algumas obrigatoriedades em relação às informações do contrato, tais como:

  • Valor financiado;
  • Taxa mensal e anual de juros;
  • Acréscimos remuneratórios;
  • Acréscimos moratórios e tributários;
  • Número e periodicidade das prestações;
  • Soma total a pagar por empréstimo (Custo Efetivo Total).

Vale ressaltar que sem que o benefício seja desbloqueado, não é possível fazer a contratação e nem a averbação do contrato do empréstimo consignado.

Assim, é possível contratar empréstimo consignado com segurança.

 

Como verificar o Empréstimo Consignado INSS?

Uma vez feito o empréstimo, tendo Margem Consignável disponível, tanto aposentados quanto pensionistas podem acompanhar suas consignações direto no contracheque.

Outra alternativa é acompanhar todas as informações sobre o benefício e os contratos no Portal Meu INSS.

Então, decidido pelo crédito consignado? Saiba como contratar empréstimo consignado INSS online.

 

Empréstimo Consignado INSS online

O empréstimo consignado online é mais uma facilidade para beneficiários INSS que buscam uma opção de crédito mais barata.

Contudo, será que contratar um empréstimo online é realmente seguro?

Sim, desde que seja contratado em uma instituição financeira ou correspondente bancário, autorizados para esse tipo de serviço, como é o caso da bxblue.

Dessa forma, Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos podem contratar o crédito consignado com a mesma tranquilidade e segurança de quem vai ao banco.

O processo de solicitação do empréstimo consignado online é similar ao feito presencialmente no banco ou em instituições financeiras. Veja como é simples:

  1. Faça a simulação do empréstimo consignadoem um site ou plataforma confiáveis;
  2. Avalie e compare as ofertas com o menor Custo Efetivo Total;
  3. Escolha o prazo de pagamento (quantidade de parcelas do contrato);
  4. Envie os documentos necessários solicitados pelo banco ou financeira (vias digitais ou físicas);
  5. Assine o contrato (via digital ou física);
  6. Aguarde a averbação;
  7. Certifique- se de que o crédito foi depositado na conta indicada.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?

Posts recomendados