Novo calendário de pagamento dos servidores federais da União (2022)

O novo calendário de pagamento dos servidores públicos federais da União foi divulgado. Veja AQUI o cronograma e consulte pelo SouGov.br

bxbue - calendário de pagamento dos servidores públicos federais - pessoa com dinheiro nas mãos

O Ministério da Economia fez uma importante mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos da União. Desde 2021 a emissão e pagamento da folha do funcionalismo público federal tem novas datas fixas.

Entenda o que mudou e ajuste seu planejamento financeiro, conforme novo cronograma 2022.

Calendário de pagamento de 2022 dos servidores da União

Diferente dos anos anteriores, agora aos servidores da União recebem sempre no 1º dia útil de cada mês. Antes, os proventos eram pagos entre o segundo e terceiro dias úteis, de cada vencimento.

A alteração foi devido a um ajuste no sistema de geração das folhas. Com isso, os funcionários público passam a ter também mais previsibilidade sobre o recebimento dos salários.

Novas datas: calendário de pagamento dos servidores federais da União

Qual será o novo calendário de pagamento do servidor federal em 2022?

Com exceção dos meses referência de Fevereiro, Abril, Setembro e Dezembro de 2022, os demais pagamentos serão no 1º dia do mês seguinte:

Mês de referênciaData do pagamento
Janeiro/202201/Fevereiro/2022
Fevereiro/202202/Março/2022
Março/202201/Abril/2022
Abril/202202/Maio/2022
Maio/2022 01/Junho/2022
Junho/202201/Julho/2022
Julho/202201/Agosto/2022
Agosto/202201/Setembro/2022
Setembro/202203/Outubro/2022
Outubro/202201/Novembro/2022
Novembro/202201/Dezembro/2022
Dezembro/202202/Janeiro/2023
Fonte: Ministério da Economia

A última transferência será quitada em janeiro de 2023, conforme valores calculados em dezembro/2022 (mês-base).

Importante: o calendário de pagamento dos servidores do Município e Estado do Rio de Janeiro não sofrerá alterações. Serão mantidos o 2º dia útil e 10º dia útil de cada mês para o pagamento dos salários, respectivamente.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Pagamento do 13º salário

Quando vai sair o 13º do servidor público?

As datas para pagamento das duas parcelas décimo terceiro salário dos servidores federais da União em 2022 ainda serão confirmadas e devem ser divulgadas em breve.

Existe ainda a expectativa de que haja o adiantamento da gratificação natalina do servidor público federal 2022, assim como ocorreu em 2021 e 2022. Entretanto, é necessário aguardar o comunicado oficial.

bxblue - ebook SouGov.Br download

Como consultar o contracheque SIAPE pelo SouGov

Os servidores federais (SIAPE) podem conferir o contracheque mensal ou a prévia, online pelo aplicativo SouGov. A nova plataforma do Governo Federal facilita o acesso a diversos serviços pelo autoatendimento.

Seguindo o calendário de pagamento dos servidores, os usuários podem validar a prévia do contracheque ou o documento efetivo.

Para isso, é necessário ter o app instalado e um conta de autenticiação gov.br e seguir um passo a passo bem simples:

Por questão de segurança é recomendável sair do aplicativo assim que efetuada qualquer consulta. Por mais que os níveis se segurança do SouGov sejam maiores, vale proteger os dados pessoais e financeiros.

Diferenças entre a prévia e o contracheque

Como o próprio nome sugere, a prévia do contracheque é uma informação inicial. Após o período de validação, a folha é então encaminhada para o processamento.

As consignações em folha como da(s) parcela(s) do(s) empréstimo(s) consignado(s) também podem ser confirmadas desta forma. Assim, quem tem um empréstimo ou cartão consignado ativo, pode validar o valor dos descontos.

O pagamento do valor líquido na conta bancária indicada, no entanto, só será realizado conforme data que constar no calendário de pagamento dos servidores.

Não é possível, portanto, adiantar ou alterar a data do pagamento. Vale lembrar ainda que diferente de outros trabalhadores do setor privado, os servidores contam com um único pagamento no mês. Ou seja, não recebem o “vale”, com valor intermediário.

Demonstrativo de pagamento de Janeiro de 2022

A prévia do contracheque de Janeiro de 2022 deve ser disponibilizada no sistema, por volta do dia 20. A transferência dos valores, entretanto, ocorrerá somente no dia 1º de fevereiro de 2022.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da BX Blue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado