Calendário do Copom 2022: veja as datas das reuniões

Conhecer o calendário do Copom é importante para saber quando ocorrem as mudanças na Selic, a taxa básica de juros que é definida pelo órgão.

A taxa básica de juros, também conhecida como Selic, está sempre em evidência no mercado financeiro, em razão de ser índice de extrema importância para as operações de crédito, tais como empréstimos, financiamentos e até mesmo investimentos. Por isso, para acompanhar a redução ou aumento da Selic é necessário estar por dentro do calendário do Copom, órgão do Banco Central responsável pela definição da taxa.

A seguir, confira mais detalhes sobre os assuntos discutidos nos encontros anuais e confira quando serão as próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) em 2022.

O que é o Copom?

O Comitê de Política Monetária (Copom) é uma entidade ligada ao Banco Central, criada em 1996 com a finalidade de estabelecer e também acompanhar a política monetária do país, além de se responsabilizar pela criação das diretrizes da taxa de juros. Sendo assim, cabe ao órgão, por exemplo, estabelecer critérios que são fundamentais para a economia.

Dentre outras atribuições, compete ao Comitê instituir políticas monetárias que possuem influência direta sobre o controle na oferta da moeda e de aspectos atrelados à liberação de crédito pessoal. Portanto, as decisões do Copom podem influenciar positiva ou negativamente o poder de compra dos brasileiros, já que elas interferem na formação de preços de produtos, serviços e do valor do real (moeda).

Função do órgão

A principal característica do órgão passa diretamente pelo estabelecimento das metas da taxa Selic. Aplicada pelos bancos e demais instituições financeiras como referência de crédito para empréstimos e financiamentos, cabe ao Comitê se organizar para definir a manutenção ou alteração da taxa. Tal decisão, por consequência, influencia diretamente no valor da moeda, assim como também na formação dos preços de mercadorias e serviços.

  • Veja mais: Aumento da Selic: taxa básica de juros maior influencia o consignado?

Como são as reuniões do Copom?

As reuniões do Comitê são programadas para acontecerem durante dois dias. Seu início é marcado pela apresentação da perspectiva e evolução da economia brasileira e mundial, além do comportamento mercadológico. Em seguida, os membros do Copom seguem estabelecendo os objetivos para a taxa Selic no período.

Ainda no primeiro dia de reuniões, os chefes dos departamentos de dados apresentam sua análise técnica que englobam, entre outros aspectos, a atividade econômica, inflação, contas públicas, reservas internacionais, mercado de câmbio, bem como as expectativas do órgão para as variáveis macroeconômicas.

Tais dados são utilizados para que os membros do Copom possam, a partir de uma base sólida de informações, tomar decisões importantes sobre os indicadores financeiros.

O segundo dia do encontro, por sua vez, é reservado para definição das metas da taxa Selic — que ocorrem através de votação simples, tendo como suporte para decisão a avaliação do cenário macroeconômico e de eventuais riscos.

Que dia sai a ata do Copom?

Após finalizado o último dia do encontro, as decisões tomadas pelo Copom são divulgadas a partir das 18h, ainda no segundo dia de reuniões. As atas, por sua vez, apenas são disponibilizadas ao público na terça-feira da semana seguinte ao calendário oficial, às 8h.

Como de praxe, o Copom divulga o “Relatório de Inflação” ao final de cada trimestre. Portanto, em março, junho e setembro a entidade publica o documento no qual pode-se observar os detalhes da conjuntura financeira e econômica, bem como as projeções da inflação.

Calendário do Copom 2022

Segundo a agenda do Copom, em 2022, o órgão se reunirá em oito momentos para realizar as reuniões ordinárias do Comitê. Confira as datas:

Datas das reuniões do Copom em 2022
1º e 2 de fevereiro (realizada)
15 e 16 de março (realizada)
3 e 4 de maio
14 e 15 de junho
2 e 3 de agosto
20 e 21 de setembro
25 e 26 de outubro
6 e 7 de dezembro
Fonte: Banco Central


Por que acompanhar o calendário do Copom?

Acompanhar o calendário anual de reuniões do Copom pode ser interessante por diferentes motivos: permite o acompanhamento de perto de eventuais mudanças econômicas, bem como a antecipação de variáveis que influenciam o mercado financeiro como um todo.

Afinal, a taxa básica de juros — normalmente alterada nessas reuniões —, impacta diretamente nas operações de crédito ou, ainda, sobre os diversos setores da economia. Na prática, o crescimento da Selic implica no encarecimento dos juros aplicados ao empréstimo pessoal, cartão de crédito e financiamentos, além dos investimentos.

A única ressalva está associada ao pagamento de recebíveis, no caso de investimentos fixados à Selic, já que neste cenário, uma alta do indicador pode culminar no aumento dos rendimentos de determinados ativos financeiros. Além disso, a taxa Selic é empregada para minimizar a inflação do país.

Isso ocorre porque, quando a inflação está muito alta, há uma tendência no crescimento da taxa básica de juros para desacelerar o consumo e, consequentemente, conter a inflação — que, por sua vez, gera novo estímulo para compras.

Portanto, resumidamente, acompanhar o calendário do Copom 2022 permite se manter informado sobre mudanças que elevam e encarem os serviços e produtos no país.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado, modalidade de crédito no qual as parcelas do contrato são automaticamente debitadas da folha de pagamento ou benefício do tomador, também tem suas taxas de juros influenciadas pela variação da Selic.

Por se tratar de uma linha de crédito com um dos menores custos do mercado, porém, o aumento da taxa Selic nem sempre têm impacto considerável sobre a composição do custo de crédito, especialmente se comparado a outras modalidades, como o cartão de crédito convencional ou o cheque especial.

Isso dado que, além da taxa Selic, a composição da taxa de juros do empréstimo consignado leva em consideração as normas fixadas em legislação específica sobre o crédito desta modalidade, tal como a garantia de pagamento, entre outros fatores.

Quando é a próxima reunião do Copom 2022?

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária está prevista para ocorrer nos dias 14 e 15 de junho de 2022.

Na última reunião, dos dias 15 e 16 de fevereiro, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, de 11,75% a.a para 12,75% a.a.

Diferentemente das reuniões anteriores, em que o Comitê divulgou projeções para a taxa ao longo do ano, a nota somente divulgou a expectativa de aumento para a próxima reunião, na qual deve ocorrer um aumento de menor magnitude.

O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista. O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

Copom

Qual é a previsão da Selic para 2022?

Na reunião de março, o Copom fez a projeção de 12,75% para este ano. Como a taxa acaba de subir para o valor máximo previsto e a expectativa para a reunião seguinte é de um novo aumento, a Selic deve superar essa estimativa. Na última ata, divulgada no dia 4 de maio, o Comitê não divulgou novas previsões.

Veja o histórico de aumento da taxa Selic:

bxblue-historico-aumento-selic-.jpg
Fonte: Banco Central | Gráfico: BX Blue

Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado