Qual o calendário do INSS para quem ganha até um salário-mínimo?

Saiba mais do calendário do INSS, como ele é organizado e confira o cronograma completo de pagamentos, para 2022. Não perca nenhuma data!

bxblue - calendário do inss - cronograma, caneta, acompanhamento datas

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não precisam ficar ansiosos ou preocupados em relação às datas de pagamento do benefício. O calendário do INSS reúne os dias em que os valores serão depositados nas contas dos aposentados e pensionistas a cada mês, durante todo o ano.

Veja detalhes sobre o que é, como acessar e quais são os tipos de cronogramas divulgados pelo órgão.

O que é o calendário do INSS?

Os pagamentos dos benefícios do INSS têm data marcada para acontecer a cada ano. Os dias são definidos pelo órgão e divulgados no formato de um calendário.

Todos os benefícios previdenciários possuem um cronograma específico para serem pagos, o que, além de contribuir para a organização do órgão da Previdência Social, também é uma forma de os próprios segurados estarem cientes de quando receberão os pagamentos.

Como o calendário do INSS é organizado?

O calendário do INSS distribui as datas de acordo com o final do número de benefício. Assim que o órgão concede um benefício o segurado recebe uma numeração, que funciona como uma inscrição.

É com base no último número do benefício INSS que os dias de pagamento são agrupados, que variam de 0 a 9.

Quais são os benefícios de até um salário-mínimo?

A título de referência, de acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) de maio de 2021, os seguintes benefícios foram concedidos no valor de até um salário-mínimo:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-suplementar por acidente do trabalho;
  • Antecipação do BPC;
  • Amparo assistencial ao portador de deficiência (LOAS);
  • Amparo assistencial ao idoso (LOAS);
  • Pensão mensal vitalícia por síndrome de talidomida ;
  • Pensão especial mensal vitalícia;

É importante destacar que esses dados são relacionados aos benefícios concedidos quando da apuração dos dados, e existem beneficiários que tiveram outros benefícios concedidos em períodos anteriores e que recebem um valor igual ou abaixo do salário-mínimo.

Valores

O salário INSS é baseado no salário mínimo nacional que é atualizado anualmente. Os valores para quem recebe até um salário-mínimo e acima deste valor são reajustados com a aplicação de uma alíquota.

Esse valor altera ainda a margem consignável que é a base de cálculo utilizada para a liberação de empréstimos com desconto na folha de pagamento.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Calendário do INSS para quem ganha até um salário-mínimo

O calendário do INSS informa a data exata que o pagamento dos benefícios, de modo geral, cairá na conta dos segurados.

As datas vão de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, porque considera ainda o último pagamaento do ano anterior . Confira:

bxblue - calendário INSS de pagamento para quem recebe até um salário-mínimo 2022
Fonte: INSS

Como saber a data de pagamento do benefício do INSS?

A data de pagamento do benefício do INSS é divulgada no calendário do INSS, com a especificação dos dias de pagamento de cada mês no ano corrente.

A consulta do calendário completo para todos os números finais de benefício e para valores maiores e menores que o salário-mínimo devem ser acessados pelo site ou aplicativo Meu INSS.

No site www.meu.inss.gov.br, é possível acessar o calendário mesmo sem fazer login. Na página inicial, o “Calendário de Pagamento” é um dos serviços sem senha disponíveis. Ao clicar nessa opção, o calendário é automaticamente baixado no computador e pode ser encontrado na pasta de “Downloads“.

Aprenda com as ilustrações a seguir:

bxblue-calendario-inss-meu-inss
Foto: Captura de tela | Site Meu INSS
bxblue-calendario-inss-meu-inss2
Foto: Captura de tela | Site Meu INSS

No aplicativo Meu INSS também é permitido fazer o download do calendário sem senha. É só abrir o aplicativo, rolar a tela de login e clicar na opção “Calendário de Pagamento”, como na imagem a seguir:

bxblue-calendario-inss-meu-inss2-1
Foto: Captura de tela | Aplicativo Meu INSS

Para consultar o calendário do INSS pelo aplicativo é preciso fazer o download gratuito em uma das lojas de aplicativos como App Store ou Play Store.

Os demais calendários, como o da prova de vida e do 13º salário INSS, por exemplo costumam ser publicados no site do INSS, na seção “Notícias”, ao rolar a tela.

Em alguns casos as datas são divulgadas por meio de decretos ou portarias, que saem no DOU (Diário Oficial da União), como no anterior, em que o pagamento do 13º foi antecipado. Portanto, vale a pena ficar atento em todos os canais oficiais do órgão e seguir ainda a bxblue.

Se quiser receber as últimas informações direto no seu e-mail para se manter atualizado, basta se inscrever na nossa newsletter.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado