4 canais de atendimento do Portal do Servidor – Governo Federal

Publicado em: 17/11/2020

A plataforma digitais de serviços do Governo Federal está ficando cada vez mais robusta e integrada. Com isso, quem ganham são os cidadãos em geral e os Servidores Federais. E você já conhece os canais de atendimento do portal do Servidor?

Se ainda não, aproveite para conhecer em detalhes cada um deles.

Os 4 canais de atendimento do Portal do Servidor

Uma das metas da atual gestão pública federal é simplificar os processos e facilitar a comunicação e o Portal do Servidor (https://www.gov.br/servidor/pt-br) é um exemplo disso. Com portais online mais dinâmicos e que disponibilizam informações centralizadas, as vantagens são muitas. Redução de custos e economia de tempo são apenas algumas.

Se você precisa entrar em contato para abrir uma reclamação, enviar um elogio ou solicitar inforamações, veja como pode fazer:

1 – Denúncia

Os Servidores Públicos Federais e/ou cidadãos comuns que quiserem fazer qualquer tipo de denúncia, podem utilizar um dos canais de atendimento do Portal do Servidor que é específico para esta finalidade.

No geral, este espaço online é utilizado para comunicar diversas irregularidades. A proteção dos dados é garantida por lei (Lei 13.460/2017), a todos os funcionários da Administração Pública.

Para o registro em sistema, é preciso ter o login e senha do Fala.Br ou do Gov.Br. No último caso, a conta é a mesma que dá acesso a outros serviços disponíveis do Governo.

Depois de identificar o usuário, basta seguir as instruções que serão demonstradas na tela.

2 – Central SIPEC

O Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) ou a Central SIPEC, como também é conhecida é muito utilizada para as dúvidas e orientações gerais aos Servidores.

Leia também: O que é o SIPEC e como o Servidor Público pode acessar?

Acaba sendo um dos canais de atendimento do Portal do Servidor mais utilizados hoje em dia, por ser focado em resolver questão sobre a gestão de pessoas.

Pode ser facilmente consultada pelo telefone 0800 978 9009, via formulário exclusivo para atendimento aos Servidores, Aposentados e Pensionistas ou ainda através do formulário eletrônico – que pode ser preenchido e acompanhado online.

3 – SIC

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação do Cidadão ou o e-SIC também está integrado ao Fala.Br, para organizar os chamados e dar mais autonomia aos gestores de todos os níveis do Governo.

Portanto, quando o usuário clicar em SIC, será direcionado para uma nova página que indicará os serviços do Fala.Br:

Para prosseguir, o Servidor deve selecionar o tipo de serviço desejado e logar na sua conta. Veja quando utilizar cada tipo de manifestação:

Pedido de acesso à informação

Se você quer ter acesso à informação pública.

Denúncia

Para quem quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade praticada contra a Administração Pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos.

Em alguns casos, a manifestação não será classificada como uma denúncia e sim uma solicitação. Por exemplo, se faltam remédios em um hospital público, o interessado poderá fazer uma solicitação para que o órgão tome uma providência (diferente de uma denúncia).

Elogio

Para quando for bem atendimento e estiver satisfeito com o atendimento, e/ou com o serviço que foi prestado, o cidadão deve utilizar essa categoria.

Reclamação

Da mesma forma, se estiver insatisfeito com algum serviço público pode registrar em um dos canais de atendimento do Portal do Servidor. No geral, as ocorrências de maior frequência são críticas ou relatos de ineficiência, assim como omissões.

É muito importante apurar os fatos e se possível exemplificar em que situações ocorreram, dando mais subsídios aos avaliadores.

Simplifique

Serviço voltado para a simplificação de um serviço público, conforme sugestão dos seus usuários. Assim, quem achar que a prestação de um serviço é muito burocrático e que poderia ser solucionado de outra forma, pode fazer sua recomendação.

Nem todas as sugestões são acatadas, mas são recebidas e avaliadas. Além disso, em caso de inviabilidade, o cidadão é comunicado sobre os motivos.

Solicitação

As solicitações são utilizadas para pedido em geral como o atendimento ou a prestação de um serviço. Pode ser também algo material, como receber um medicamento ou a ação direta de um órgão em uma situação específica.

Normalmente, os casos de pedidos de fiscalização são mais frequentes, como quando há alimento com prazo fora do vencimento sendo comercializado, por exemplo.

Sugestão

Indicado para quem tiver uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços públicos. A diferença entre esta e a categoria Simplifique é que nesta, as sugestões são mais abrangentes e podem tratar de horários ou formas de atendimento, tipos de serviços disponibilizado, entre outros.

4 – Ouvidoria

Para registrar uma manifestação na Ouvidoria, também é necessário logar no Fala.Br pelo login comum ou pelo cadastro único do Governo.

O passo a passo será detalhado na tela. A finalização do processo se dará com a confirmação do registro da manifestação no sistema.

Como acompanhar as manifestações online?

Cada solicitação gera um número de protocolo de atendimento que pode ser consultado online pelo Fala.Br. O responsável deve informar o número da manifestação e um código de acesso que é encaminhado por e-mail.

Como cada manifestação gera um código de acesso, se tiver mais de um registro, o solicitante deve informar o número e respectivos códigos, a cada nova consulta.

Vale lembrar ainda que todo Servidor pode comunicar irregularidades, inconsistências e outros problemas também a sua chefia imediata. O diálogo aberto entre todos, pode fazer toda diferença!


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.