Como cancelar a autorização de consignação no SIGEPE/SIGAC?

A autorização de consignatária é o documento necessário para que o banco averbe o contrato do empréstimo consignado. Assim, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) precisam obrigatoriamente gerar este documento. Mas, no caso de desistência ou mudança de instituição bancária é preciso cancelar a autorização de consignação e emitir novamente.

O cancelamento não pode ser realizado pelo usuário. Sendo necessário, portanto, entrar em contato com o banco. Após a solicitação, a confirmação do cancelamento da autorização no SIGEPE/SIGAC pode ser consultada, seguindo esses passos:

  1. Passo 1: Logar no SIGEPE a partir do SIGAC;
  2. Passo 2: Acessar a opção Consignações;
  3. Passo 3: Clicar em gerenciar Consignações;
  4. Passo 4: Consultar o histórico das autorizações utilizadas e não utilizadas.

Veja agora em detalhes cada um desses passos.

4 passos para consultar a autorização de consignação no SIGEPE

Apesar de não ser possível cancelar a autorização de consignação pelo SIGEPE, as consultas das autorizações atuais e históricas podem ser realizada tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. Saiba como obter essa informação facilmente.

Passo 1 – Acessar conta no SIGEPE/SIGAC

O SIGEPE é o sistema que disponibiliza diversas informações financeiras e sobre consignações aos Servidores Federais. Qualquer Servidor ativo, aposentado ou pensionista pode acessar o sistema normalmente, pela internet, usando um computador ou smartphone.

Leia tambémSIGEPE Servidor e Pensionista: saiba o que é e como acessar

O login no SIGAC é feito a partir da inclusão do CPF e senha, no site.

Depois de logado, basta selecionar a opção SIGEPE Servidor e Pensionista.

 

Passo 2 – Acessar Consignações

Já na tela inicial do SIGEPE, uma das funcionalidades disponíveis é a “Consignações”. Ao clicar no ícone, o usuário já terá acesso as opções relativas às suas consignações.

O SIGEPE pode apresentar algumas versões diferentes, no entanto, as principais funcionalidades estarão disponíveis em todos os módulos, tanto no computador, quanto no aplicativo SIGEPE Mobile.

Passo 3 – Acessar gerenciar autorizações

Ao clicar em “Consignações” abrirá uma aba adicional com os serviços gratuitos.

Em “Consignações”, as alternativas para consultas são:

  • Taxas de Juros de Consignatárias;
  • Extrato de Consignação;
  • Termos de Reclamações (abertos antes de 26/08/2016);
  • Termos de Reclamação (abertos a partir de 26/08/2016);
  • Gerenciais autorizações, Simular Consignação;
  • Redigir Termo de Reclamação e Gerar Autorização de Consignatária.

Clicando em “Gerenciar Consignações”, o usuário já poderá ver todas as autorizações geradas. É possível aplicar filtros e selecionar “todas”, “não utilizadas” ou “utilizadas”.

A lista das consignações trará informações como nome da consignatária (banco), tipo de consignação, data da geração, data do vencimento/Cancelamento, data da Utilização, Origem e Status.

Passo 4 – Consultar o histórico de autorizações

Para consultar uma autorização de consignação não utilizada, basta selecionar o filtro “não utilizadas”. Vale lembrar que somente as autorizações consignatárias não utilizadas podem ser canceladas. Ou seja, aquelas que foram geradas para empréstimo com desconto em folha e que não foram averbadas pelo banco.

Outro ponto importante é que, nem todas as autorizações geradas precisam ser canceladas. Entenda porquê.

Autorização de Consignação para empréstimo

A autorização de consignatária para empréstimo consignado tem duração de 30 dias. Se não for utilizada dentro do prazo, a autorização para empréstimo irá expirar, ou seja, terá seu prazo para uso vencido. Com isso, será cancelada automaticamente, não sendo preciso, portanto, cancelar.

Caso o usuário opte por dar sequência na contratação do empréstimo em outra instituição, deve gerar uma nova autorização de consignatária.

Autorização de Consignação para Cartão de Crédito Consignado

Diferente da autorização de consignatária para empréstimo, a do cartão de crédito consignado tem prazo indeterminado. Sua utilização é única e consigna a margem de 5% que também é exclusiva. Ou seja, só pode ter consignada para esta finalidade.

Sendo assim, para cancelar a autorização de consignação do SIGEPE para cartão consignado é necessário entrar em contato o consignatário (banco). Somente após o seu cancelamento, será possível emitir um novo documento ou averbar o novo contrato.

As autorizações para cartão, constarão sempre na lista geral e podem ser consultadas da mesma forma.

5 Perguntas & Respostas sobre o cancelamento da autorização de consignatária

Por se tratar de um assunto que ainda gera muitas dúvidas, selecionamos as principais perguntas & Respostas sobre esse tema.

1 – Qual é a validade da autorização de consignatária?

A autorização de consignatária para empréstimo tem validade de 30 dias. No caso do cartão, o documento tem validade por prazo indeterminado, ou seja, pode ser utilizada em qualquer momento depois da sua geração.

2 – Se a autorização de consignação não for cancelada, há algum risco?

Não, a autorização não utilizada será cancelada automaticamente. Por questão se segurança adicional, o usuário pode cancelar todos os documentos não utilizados, evitando assim qualquer uso indevido.

3 – Como saber se o banco usou a autorização de consignatária?

Se o contrato do empréstimo foi averbado, o documento foi utilizado pelo banco. O próximo passo é ter a liberação do crédito na conta indicada.

4 – Por que existem dois tipos de autorizações?

Cada margem exigirá uma autorização diferente, em função do valores permitidos. A margem para cartão no total de 5% é exclusiva e só pode ser utilizada uma vez.

5 – É possível utilizar a autorização de consignação para empréstimo e para cartão ao mesmo tempo?

Sim. As autorizações podem ser utilizadas simultaneamente e podem ser emitidas a favor de um mesmo banco ou de instituições diferentes. A margem para empréstimo pode ter mais de uma autorização de consignação, mas seu valor não pode ultrapassar 30%.

Gerar ou acompanhar o processo de cancelamento da autorização de consignação no SIGEPE/SIGAC é muito rápido e fácil. Essa é a melhor forma de obter um novo empréstimo consignado ou manter suas finanças em dia!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Senado permite cálculo “camarada” para aposentadoria de Servidores NEWS | Novo pente-fino do INSS começará em outubro
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de