Como cancelar o cartão de crédito consignado? Veja dicas práticas

Veja como cancelar o cartão de crédito consignado e tire todas as dúvidas sobre como reativar e utilizar o crédito aprovado, quando precisar!

bxblue - homem cortando cartão de crédito com a tesoura - cancelar o cartão de crédito consignado - pessoa cortando o cartão de crédito com a tesoura

Precisa ou quer descobrir se é permitido cancelar o cartão de crédito consignado? Não sabe o que fazer para equilibrar as finanças?

Se você tem um cartão consignado, com desconto em folha seja o que pode ser feito. Não deixe a preocupação com o seu dinheiro se tornar ainda maior e tenha crédito sempre que precisar. Confira!

O que é necessário conferir antes de cancelar seu cartão consignado?

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e quem trabalha em empresas privadas e que querem cancelar o desconto do cartão consignado, antes precisam se certificar de que:

  1. Não há mais gastos;
  2. Não foi feita nenhuma renegociação da dívida;
  3. O limite não foi sacado.

1 – O saldo devedor foi quitado integralmente

Não é possível cancelar o cartão de crédito consignado, sem ter quitado todo o saldo devedor. É simples: se ainda tiver uma dívida aberta, será necessário quitar esse valor.

O saldo devedor pode ser pago a partir da fatura mensal (boleto). Assim, além do desconto automático mensal, que é limitado aos 5% da margem consignável, o titular pode optar por pagar o valor adicional e liquidar a dívida de uma só vez. 

Do contrário, o saldo restante será acrescentado à fatura do próximo mês, até a sua quitação total. Para ter o valor do saldo devedor atualizado é necessário entrar em contato direto com o banco.

Se a contatação for via parceiros bxblue, você pode entrar em contato por esses números:

Instituição FinanceiraCapitais e regiões metropolitanasOutras regiões
Banco Agibank3004 22210800 602 0022
Banco AL5 Bank0800 810 10010800 810 1001
Banco Banrisul0800 646 1515
Banco Bradesco3003 02370800 704 8383
Banco do Brasil4004 00010800 729 0722
Banco BMG4002 70070800 770 1790
Banco Cetelem4004 52800800 724 5904
Banco Daycoval0300 111 05000800 775 0500
Banco Olé3003 43240800 728 4451
Banco PAN4002 16870800 775 8686
Banco Safra(11) 3253 44550300 105 1234
Financeira BRB(61) 3322 1515
4002 6161
0800 61 3030
Fonte: bxblue e site de parceiros

2 – Não há nenhuma nova dívida de parcelamento

Se o objetivo é paga todo o saldo devedor, o cartão de crédito consignado só poderá ser cancelado se não houver nenhum novo parcelamento ou uma nova compra parcelada paga com o mesmo cartão.

Pode ocorrer muitas vezes de uma compra ter sido efetuada e não considerada no orçamento. Enquanto esse valor não for quitado, o cancelamento não pode ser solicitado.

Consultar a fatura pode ser uma boa alternativa para confirmar essa informação. Vale lembrar ainda que muitos cartões de crédito consignado também tem cartões adicionais.

Como o titular do cartão é comum o valor considerado deve a soma dos dois.

Ainda que a intenção inicial seja a de cancelar o cartão de crédito consignado, um caminho intermediário é negociar o valor aberto com o credor.

3 – Não foi realizado nenhum saque em dinheiro

Por último, o cartão só poderá ser cancelado se não tiver pendente nenhum pagamento de saque em dinheiro. 

Assim, quem fez o saque complementar ou sacou parte do limite em dinheiro prolongou o seu pagamento. Isso quer dizer que a dívida também deve ser zerada.

Basta lembrar que o saque compromete o limite de crédito disponível. Portanto, é entendido como uma nova dívida. Quando o valor da parcela fica dentro dos 5% da margem para cartão, o desconto é efetuado automaticamente.

Importâncias superiores são adicionadas ao boleto para pagamento paralelo. Se não for quitado até a data do seu vencimento o saldo entra no chamado crédito rotativo.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Agora, se o cartão já está quitado e não foi utilizado novamente até a data do cancelamento, basta informar ao banco emissor.

O titular deverá ter em mãos o próprio cartão e também confirmar algumas informações pessoais, por questão de segurança.

Importante: o pedido do cancelamento não exige a informação de senhas de uso do cartão. Em caso de insistência desse pedido, desconfie porque pode ser golpe.

Veja agora como realizar esse pedido junto a instituição financeira.

O que é preciso para cancelar o cartão de crédito consignado?

Como cancelar desconto de cartão consignado?

O cancelamento do cartão de crédito consignado é definitivo. Isso porque a margem consignável de 5% é de uso exclusivo e só pode ser utilizada uma única vez.

Servidores público federais (SIAPE) emitem a autorização de consignatária pelo SouGov a favor de uma consignatária, na adesão do cartão.

Cada contratante só pode ter um cartão de crédito com desconto no salário, aposentadoria ou pensão INSS.

Justamente por esse motivo é que, cancelar o cartão de crédito consignado deve ser uma decisão muito bem pensada. Assim como o próprio uso do crédito, para evitar o endividamento.

Vale lembrar também que como o cartão de crédito consignado, geralmente, é isento da cobrança de anuidade e outras taxas mensais, ao deixar de utilizá-lo o titular já estará livre do pagamento de qualquer fatura.

Portanto, na dúvida, é recomendável bloquear o seu uso. Assim, quando necessário, o limite de crédito pré-aprovado poderá ser utilizado novamente, sem passar por nova aprovação e liberação de crédito.

Para bloquear o cartão não é necessário informar o banco. Basta não utilizar mais para compras parceladas ou saques em dinheiro. Dessa forma, o limite de crédito estará reservado.

O cartão de crédito consignado também pode ser considerado como uma reserva financeira. Se o problema são as dívidas altas, priorize o uso do cartão somente para emergências ou urgências reais. Assim, evitará dívidas indesejadas e deixará de comprometer o rendimento mensal.

Cancelamento por fraude ou emissão indevida

As pessoas que forem vítimas de fraudes em seu nome podem pedir o cancelamento do cartão de crédito consignado, assim que comprovada a irregularidade.

Os beneficiários da Previdência Social devem se atentar para a Reserva de Margem Consignável (RMC), muitas vezes lançada no contracheque, sem concordância.

Ainda é uma prática comum a venda de serviços financeiros de forma casada. Por isso, alguns bancos emitem o cartão consignado sem consentimento dos titulares. Sem saber, os titulares passam a ter o desconto direto na folha de pagamento.

Ao identificar qualquer empréstimo sem autorização é preciso comunicar a instituição financeira e pedir o seu cancelamento.

Cancelamento do cartão e desaverbação da margem

Assim que for dada a baixa na quitação total da dívida, a instituição financeira contratada fica responsável por solicitar a desaverbação da margem consignável.

A desaverbação da margem consignável é a sua liberação. Portanto, a dívida deixa de existir e a margem fica livre para uso futuro.

Veja agora as principais dúvidas sobre o cancelamento do cartão de crédito consignado.

5 dúvidas comum sobre o cancelamento do cartão de crédito consignado

Aproveite para ler as Perguntas & Respostas sobre como cancelar o cartão consignado e outras dúvidas comuns:

1 – O cartão consignado cancelado pode ser reativado?

Não. Somente se estiver bloqueado para uso. Depois de cancelado, somente o banco pode confirmar se é possível reativá-lo e em quais condições.

Por regra, geralmente o cartão cancelado não pode ser reemitido em nova da mesma consignatária.

2 – A margem de 5% pode ser utilizada novamente, no pedido de um novo cartão?

Sim. Mas somente após o cancelamento e desaverbação da margem anterior. Esse é o mesmo motivo que impede que uma pessoa tenha mais de um cartão consignado ao mesmo tempo.

A averbação do cartão consignado é realizada no nome de uma única instituição financeira, diferente do empréstimo consignado.

3 – Se eu cancelar o meu cartão, o cartão adicional também será cancelado?

Sim. Para os casos em que o titular tem um cartão adicional, todos serão cancelados. Portanto, verifique também se não há dívidas nesse cartão, antes de solicitar o cancelamento.

4 – Ao bloquear o benefício para empréstimo, o cartão também será bloqueado?

Os beneficiários INSS podem pedir o bloqueio do seu benefício para novos empréstimos. Neste caso, o cartão de crédito consignado também será bloqueado, ou seja, não poderá ser solicitado.

O desbloqueio ocorrerá quando o aposentado ou pensionista fizer a liberação junto ao INSS.

5 – Se a margem total não for utilizada, o cartão pode ser cancelado?

Não. A margem de 5% leva em consideração todos os gastos mensais. Então, se o valor gasto no mês for inferior, o titular terá ainda a diferença da margem para novos parcelamentos ou saque complementar.

Se utilizada integralmente a margem não pode ser aumentada. Ou seja, sempre representará 5% da renda pessoal líquida do titular.

Se está pensando em cancelar o seu cartão de crédito consignado, reavalie. Nem sempre essa será a melhor solução para os seus problemas financeiros. Mais vale administrar melhor seu crédito e mantê-lo, do que ficar sem crédito, quando realmente precisar.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado