O que é o Cartão Cidadão e quando utilizá-lo?

Publicado em: 22/07/2021

Milhões de brasileiros podem solicitar o Cartão Cidadão para acessar com facilidade benefícios sociais e trabalhistas recebidos. Entretanto, não raro muitas pessoas desconhecem as vantagens de utilizar essa ferramenta ou sequer sabem como adquiri-la.

Dessa forma, para quem não sabe como receber os benefícios aos quais tem direito com maior segurança e rapidez, descubra o que é, como funciona e como emitir o Cartão Cidadão.

Se você é um beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), saiba que também pode encontrar neste cartão uma informação muito importante. Confira!

Receba novidades por e-mail.
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é o Cartão Cidadão?

Criado pelo governo federal em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Cartão Cidadão é um dispositivo que facilita o acesso a benefícios sociais e trabalhistas que são pagos aos cidadãos.

Por meio do Cartão Cidadão, é possível realizar saques em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa presentes pelo país.

Para tanto, é preciso efetuar o cadastro da chamada “Senha Cidadão”. A partir disso, o interessado poderá receber os benefícios sociais em caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui, casas lotéricas e agências da Caixa.

Para que serve?

O Cartão Cidadão cidadão oferece acesso aos benefícios sociais e trabalhistas de programas federais, sendo uma forma de facilitar a movimentação de diversos serviços, como o seguro-desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a abono salarial e até mesmo o benefício do Bolsa-Família.

Além disso, com o mesmo cartão ainda é possível fazer a consulta de saldos e extratos do FGTS, avaliar se o usuário tem ou não direito ao abono salarial, obter informações sobre as parcelas do seguro-desemprego ou, ainda, às cotas e rendimentos do PIS (Programa de Integração Social).

Leia também: Saiba tudo da proposta de consignado para beneficiários do Bolsa Família

Vale ainda destacar que após se cadastrar, o usuário pode efetuar essas consultas com o cartão em mãos ou não. Por meio do site da Caixa Econômica Federal é possível verificar os serviços sem a necessidade do cartão físico.

Em resumo, o Cartão Cidadão é uma forma mais simples e segura de efetuar o saque de direitos trabalhistas ou benefícios sociais promovidos pelo governo federal através das seguridade social e o INSS.

Quem tem direito?

Por regra, tem direito a solicitar o Cartão Cidadão todo indivíduo que tem benefícios trabalhistas ou sociais para receber. Outro critério é não dispor de uma conta no banco estatal, uma vez que é de responsabilidade do mesmo o pagamento dos benefícios citados.

Portanto, para garantir que todo trabalhador terá acesso rápido e fácil a estes recursos, o Cartão Cidadão pode ser utilizado. Da mesma forma, aqueles que já tem conta na Caixa Econômica, seja do tipo poupança ou conta corrente, não precisam emitir o cartão.

Vale destacar, porém, que a disponibilização apenas se dará de fato para aqueles que têm benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis para saque.

Além disso, para ter direito ao uso da ferramenta, é imprescindível manter o endereço e telefone para contato sempre atualizados.

Serviços que podem ser acessados

Os serviços fornecidos pela Caixa Econômica Federal estão disponíveis por meio do Cartão Cidadão, como por exemplo a consulta ao FGTS, ao abono salarial ou seguro-desemprego.

Como emitir o Cartão do Cidadão?

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por meio do telefone de atendimento do Cidadão, no número 0800-726-0207. Entretanto, se preferir, o interessado pode comparecer a agência da Caixa mais próxima de sua residência.

Nesse caso, é necessário ter o número do NIS/PIS/PASEP para registrar o pedido de emissão da primeira via do cartão.

Após o processo de confecção, que é totalmente gratuito, o cartão será enviado para o endereço cadastrado. Outra opção é retirá-lo na agência escolhida.

Segunda via

Por se tratar de um cartão de pouco uso, é muito comum que as pessoas percam o cartão. Além disso, o mesmo pode ser inutilizado acidentalmente ou ser furtado. Diante desses cenários, a alternativa é solicitar uma segunda via do cartão para posterior utilização.

Antes de mais nada, é importante destacar que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é possível emitir a segunda via do Cartão Cidadão pela internet, tendo em vista que a Caixa Econômica não possui canais virtuais para este serviço.

Dessa forma, um segundo cartão só pode ser solicitado seguindo os mesmos passos da primeira via. Isto é, através do telefone ou em uma agência física. Podem ser solicitados novamente o número do PIS ou, caso o pedido seja feito pessoalmente, a carteira de identidade e o CPF.

Como criar a Senha Cidadão e desbloquear o cartão?

Como destacamos anteriormente, para habilitar e ter o cartão pronto para uso é preciso criar a Senha Cidadão. Isso porque, apenas por meio dela é possível utilizar os serviços através dos canais de autoatendimento disponíveis em todos os municípios brasileiros.

Para criar uma senha, portanto, o interessado pode se dirigir até uma casa lotérica ou agência, de posse do Cartão Cidadão e um dos seguintes documentos:

  • carteira de identidade;
  • carteira de habilitação com foto;
  • carteira profissional (CRM, CREA, OAB etc.);
  • carteira funcional;
  • identidade militar;
  • passaporte, entre outros.

Se preferir, o usuário também poderá cadastrar a Senha Cidadão por meio do Atendimento Caixa ao Cidadão, por meio do número 0800 726 0207. Este tipo de suporte está disponível de segunda a sexta-feira de 8h às 21h ou aos sábados de 10h às 16h.

Como consultar o saldo do cartão online?

Como já destacamos, as consultas dos serviços disponíveis por meio do Cartão Cidadão podem ser efetuadas através do site da Caixa Econômica Federal, ou pelo aplicativo disponível na Google Play e na App Store.

Para tanto, o usuário previamente cadastrado deve preencher as informações de login, isto é, o número do NIS/PIS/PASEP ou e-mail e a senha para acesso virtual dos serviços sociais da Caixa.

Caso o beneficiário não seja cadastrado, é possível se registrar rapidamente, tocando na guia “Cadastrar/Esqueci Senha”.

Na tela inicial, o usuário encontrará todas as informações sobre os benefícios sociais e/ou trabalhistas, como valores disponíveis e quais benefícios estão habilitados no Cartão Cidadão.

Caso prefira, é possível que os usuários façam a consulta através dos canais de atendimento da Caixa, ligando para o número 0800-726-0207. Lembrando que o serviço de consulta virtual está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como saber o número do benefício previdenciário pelo Cartão?

A consulta do Cartão Cidadão pode revelar ainda o número do benefício INSS. Ou seja, a identificação pessoal e única do vínculo junto a Previdência Social.

Leia também: Número do Benefício do INSS: veja como descobrir o número online

Essa informação é essencial uma vez que com o número final do benefício INSS é possível saber quando a aposentadoria ou pensão serão pagos, todos os meses.

Portanto, ao precisar consultar essa informação, basta conferir também o Cartão Cidadão.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.