Já tenho um Cartão Consignado. Posso ter outro em meu nome?

O cartão consignado está disponível para Aposentados, Pensionistas INSS e Servidores Públicos Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais. Além desses grupos, os trabalhadores CLT também podem solicitar o cartão, de forma muito fácil. 

Mas uma dúvida bem comum é:

Já tenho um Cartão de Crédito Consignado no meu nome. Posso ter outro?

Saiba agora se é mesmo possível ter mais de um cartão e como administrar seu orçamento.

Quem já tem um Cartão Consignado pode solicitar outro?

Não. Diferente de outros cartões, no caso do consignado só é possível solicitar um cartão de crédito. No entanto, em muito casos, o cartão conta com um cartão consignado adicional.

A margem consignável de 5% do cartão consignado é exclusiva. Não pode, portanto, ser utilizada para empréstimo, mas pode ser utilizada de forma combinada. 

Assim, quem já utilizou a margem de 30% para empréstimos, pode usar a margem de 5% para cartão, totalizando os 35% permitidos.

Leia tambémEmpréstimo e Cartão de Crédito Consignado ao mesmo tempo

Vale lembrar que o cartão também é considerado um empréstimo pessoal. E como todo crédito, deve ser utilizado de forma consciente, para não desequilibrar o orçamento individual ou familiar.

Entenda agora porque os bancos não liberam mais de um cartão, para o mesmo titular.

Por que não posso ter dois cartões ao mesmo tempo?

A fatura do cartão de crédito consignado é descontada direto do benefício INSS ou salário. Para evitar o superendividamento, esse desconto é limitado a 5% da margem consignável. Ainda assim, quem gastar mais do que esse limite, dentro do mês, deverá pagar o valor excedente.

Leia tambémEntenda a fatura do Cartão de Crédito Consignado

Se o saldo não for quitado será adicionado à fatura do mês seguinte. Nesta situação, o crédito entrará no chamado crédito rotativo, sobre o qual irá incidir outras taxas de juros.

Cartão adicional

O cartão adicional é um benefício que alguns bancos oferecem. Com essa opção, o titular pode emitir outro cartão que estará vinculado ao nome do titular e a sua renda.

Quem tem um cartão adicional irá compartilhar o limite global de crédito liberado. Então, se os dois titulares usarem o cartão ao mesmo tempo, o limite disponível será reduzido. E, neste caso, o valor da parcela mensal, provavelmente será superior à margem consignável.

É preciso tomar cuidado para as despesas também fiquem dentro do limite que é permitido gastar. Do contrário, a dívida pode se tornar maior e comprometer ainda mais a renda mensal.

Como funciona a margem de 5%?

A margem de 5% é o total do salário ou benefício que pode ser gasto com o pagamento automático da fatura do cartão.

Se um aposentado ganha R$998 e não tem mais nenhum desconto, terá uma margem consignável de 5% de R$49,90. Isso quer dizer que, o ideal é gastar dentro deste limite ou ter uma prestação no mesmo valor.

Quando a margem não é utilizada, o limite fica disponível para o saque em dinheiro. O saque em dinheiro é o limite de crédito global que pode ser sacado e utilizado da forma como o usuário preferir. 

Em outras palavras, é o limite aprovado para uso além das compras parcelas. Vale lembrar que, se o limite integral do sacado, será quitado da mesma forma, a partir do desconto automático mensal.

Conforme a fatura for sendo quitada, o limite é novamente liberado. 

Mas e se eu já tenho compras parceladas no cartão?

Se parte do valor já foi comprometido, o valor disponível para saque ou novas compras será o valor da diferença. E, da mesma forma, quando for quitado, o limite pode ser utilizado outra vez.

O que fazer se precisar de crédito extra

Quem precisa de dinheiro extra e não quer ou não pode fazer outro cartão de crédito, pode sacar o limite do cartão de crédito consignado.

Leia tambémO que é o saque complementar do Cartão Consignado?

Por ser aprovado, a liberação do saque complementar é realizada pelo próprio titular. O saque em dinheiro pode ser realizado direto nos bancos 24 horas. Com o dinheiro em mãos, é o titular quem decide como gastar ou investi-lo.

A recomendação é sacar apenas o valor necessário, para não criar uma nova dívida. Outra dica é, sempre que possível pagar a fatura integral, para não entrar no crédito rotativo.

Mantendo as contas em dias, o titular sempre poderá recorrer ao cartão consignado, para as compras do dia a dia ou para alguma emergência.

Como o limite desse cartão está associado ao valor da aposentadoria, pensão ou salário, quando há reajuste nesses valores, o limite global de crédito também é alterado. Sendo assim, vale a pena ficar de olho nessas atualizações.

 

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Como usar o Cartão de Crédito Consignado para pagar contas? Como cancelar o Cartão de Crédito Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de