Cartão consignado SIAPE – cartão de crédito para servidor público federal

Servidores públicos federais podem solicitar o cartão consignado SIAPE com taxas de juros  mais baratas e outras vantagens exclusivas. Veja!

bxblue - cartão consignado SIAPE, crédito para servidor público federal, homem com cartão de crédito nas mãos

Servidores públicos federais podem contar com um cartão de crédito exclusivo. Diferente de outras opções, com o cartão consignado SIAPE, é possível obter taxas de juros  mais baratas, além de pagamento facilitado.

Crédito e dinheiro extra para uso da forma como você desejar e achar melhor! Saiba o que é, quais são os benefícios e como adquirir o seu, sem burocracia e com poucos cliques.

O que é o cartão consignado SIAPE?

O cartão consignado SIAPE é um cartão de crédito destinado para servidores federais.

O cartão de crédito consignado, funciona de forma similar ao empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas do contracheque todo mês. Neste caso, parte da fatura é quitada automaticamente – o que garante o pagamento mínimo ao banco e reduz as chances de inadimplência.

O desconto máximo está associado a margem consignável fixa de 5%. A margem consignável determina um valor limite que é utilizado para os descontos automáticos em folha de pagamento.

Esse limite é válido para contratos de empréstimos (limitado a 30% da renda líquida) e ao pagamento das despesas com o cartão de crédito consignado (limitado a 5% da renda líquida).

Podem aderir a essa modalidade os servidores federais, estaduais, municipais, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguo Social (INSS) e os trabalhadores de empresas privadas.

Todas as categorias elegíveis podem comprometer até 35% de sua renda mensal líquida com esse tipo de despesa, mensalmente. Até o final de 2021, uma regra adiciona ainda mais 5% na margem para empréstimo, estabelecendo um limite provisório de 40%.

O cartão de consignado SIAPE, pode ser utilizado para compras a vista, parceladas ou para saques em dinheiro. Seu limite de crédito, no caso dos servidores federais, pode chegar a até 27 vezes o valor da margem atual.

Aproveite para conhecer outras 5 vantagens deste cartão.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

5 vantagens do cartão consignado SIAPE

Entre muitas vantagens, o cartão consignado SIAPE se destaca do cartões convencionais, por alguns motivos bem importantes como:

  1. Taxa de juros mais barata;
  2. Desconto automático direto na folha de pagamento;
  3. Possibilidade de isenção de anuidade;
  4. Acesso a cartões com bandeira internacional;
  5. Acúmulo de pontos de fidelidade.

Confira as 5 principais vantagens desse cartão e saiba porque deveria utilizá-lo como alternativa a algumas modalidades de empréstimo pessoal.

1 – Taxa de juros menor que o cartão tradicional

A taxa de juros do cartão consignado SIAPE gira em torno de 5,00% ao mês. Esse valor pode chegar a ser até três vezes menor, quando comparado com o valor que é cobrado pelos cartões de crédito tradicionais.

O crédito rotativo desse cartão também tem taxas inferiores. Na prática, isso quer dizer que, mesmo entrando no crédito rotativo o valor a ser pago será mais barato. Ou seja, o valor da dívida aberta não aumentará tanto.

O recomendável, é claro, é usar todo e qualquer crédito de forma consciente. Na escolha entre o cartão convencional e o consignado, vale dar preferência por este último.

Uma dica para evitar o endividamento é manter e manter os gastos mensais dentro do limite da margem de 5% para não pagar custos ou pagamentos adicionais.

2 – Desconto automático em folha de pagamento

Como a fatura mínima do cartão consignado SIAPE é descontada direto da folha de pagamento, parte do saldo devedor já é quitado todo mês, automaticamente.

Portanto, o salário recebido terá esse desconto que é repassado para o credor. Esse fluxo simplificado também ajuda na organização financeira – uma vez que o valor previsto já é provisionado.

Se o valor for superior a margem consignável de 5%, a fatura deve quer paga via boleto bancário ou débito em conta. Se o valor não for quitado até a data do vencimento, a diferença é adicionada à fatura do mês seguinte, acrescido da taxa de juros do crédito rotativo.

3 – Anuidade zero

Muitas instituições financeiras oferecem o cartão consignado sem anuidade. No fim das contas, essa isenção pode representar outra economia.

O desbloqueio do cartão ocorre de forma gratuita e deve ser feita pelo titular em contato com as Centrais de Atendimento dos bancos emissores.

Se não efetuar nenhuma compra, ou seja, se não utilizar o cartão, não é necessário pagar nenhum valor ou taxa fixa, como a anuidade que é cobrada em outros tipos de cartões.

Outra vantagem é que o cartão consignado SIAPE pode ser liberado para o servidor que está negativado. A análise de crédito não considera o histórico do SPC ou Serasa, mas sim a capacidade de pagamento atual – que é dada pela margem consignável disponível.

4 – Bandeira internacional

Além de ser aceito em muitos estabelecimentos alguns cartões também podem ser usados em compras internacionais ou fora do país, em parcelamentos de até 96 vezes.

A bandeira internacional confere ainda mais autonomia para quem precisa de crédito extra. E isso, independente da finalidade do uso.

É preciso observar as tarifas cobradas e o melhor dia para as compras. Muitas vezes, ao programar as compras com antecedência, o pagamento pode ocorrer somente no mês seguinte devido a data de fechamento da fatura.

A possibilidade de carência maior é outro diferencial de algumas instituições financeiras para essa modalidade.

5 – Programas de fidelidade

Os portadores dos cartões SIAPE podem aderir aos programas de fidelidade ou benefícios exclusivos. As vantagens podem incluir: descontos, descontos progressivos, participação em sorteios, prêmios, viagens, entre outros.

Essa facilidade pode contribuir para comprar passagens áreas com desconto, por exemplo. As compras feitas no cartão podem ajudar a acumular pontos ou milhas que podem ser trocadas por novas passagens, produtos ou serviços.

Saiba agora como solicitar o seu cartão consignado SIAPE.

Como solicitar o cartão consignado SIAPE?

Os servidores públicos federais ativos, inativos e aposentados ou pensionistas que tenham margem consignável disponível, podem solicitar o cartão consignado SIAPE, de forma muito fácil.

E para isso não é necessário ir até uma agência bancária e nem mesmo ter conta no banco de interesse. Basta fazer uma simulação online e emitir a autorização de consignatária. Confira o passo a passo simplificado do processo aqui na bxblue:

  1. Faça uma simulação online. Acesse o nosso simulador pelo computador ou celular;
  2. Informe seu convênios e dados pessoais;
  3. Avalie e compare as propostas disponíveis, de acordo com a sua margem;
  4. Escolha a melhor oferta e assine o contrato digitalmente;
  5. Gere a autorização consignatária para cartão de crédito pelo SIGEPE (web) ou SouGov (web ou aplicativo).
bxblue- consignações no SouGov.br

Pronto. Nosso sistema irá identificar sua anuência e seu pedido será concluído. O prazo médio para recebimento do cartão é de 15 a 20 dias e será entregue no endereço indicado.

Com o cartão consignado SIAPE você poderá fazer compras nas lojas ou pela internet ou sacar até 70% do limite liberado, em dinheiro.

Garanta seu novo cartão de crédito, com as melhores condições do mercado.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da BX Blue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado