Cartão de Crédito para Aposentado Negativado

bxblue-cartao-de-credito-para-aposentado-negativado

Os cartões de crédito são uma forma de pagamento muito utilizada nos dias atuais. No entanto, essa modalidade normalmente não está disponível para todos os tipos de consumidores. Você sabe como utilizar o cartão de crédito para Aposentado negativado?

Se a resposta para esta pergunta for negativa, então, veio ao lugar certo. Continue sua leitura e confira agora mesmo mais detalhes sobre o assunto!

Aposentados negativados podem ter cartão de crédito?

Quando um consumidor se encontra em situação negativa, existe uma dificuldade maior na obtenção de qualquer tipo de crédito. Ou seja, com a negativação do CPF, os órgãos de proteção ao crédito restringem o acesso deste consumidor ao crédito tidos como convencionais como empréstimos, crediários, financiamento, dentre outros.

Como é de praxe, as instituições financeiras que oferecem crédito fazem uma análise que levam em consideração a capacidade de pagamento do tomador. E, geralmente, caso não seja possível confirmar alguns critérios mínimos (que podem variar de banco a banco), o crédito então é negado.

Mas mesmo em caso de inadimplência, é possível buscar alternativas para quem quer ter um cartão de crédito. Entre elas estão: cartões pré-pagos e cartões de crédito consignado.

Se você é aposentado e está negativado, veja, a seguir, mais detalhes sobre as opções disponíveis. Acompanhe!

Cartões pré-pagos

Essa modalidade se assemelha muito com os modelos tradicionais. Sendo assim, o que caracteriza os cartões pré-pagos são as suas funcionalidades específicas. O seu uso se dá sem a necessidade de estar vinculado a uma instituição financeira diretamente.

Para que o cartão pré-pago seja habilitado, é necessário efetuar recargas em dinheiro, pelos meios disponibilizados pelo emissor. Na maioria dos casos, é possível inserir valores via boletos bancários, terminais físicos (de estabelecimentos parceiros) ou pelas plataformas virtuais.

Assim, ao concluir a recarga do cartão, o valor depositado será compensado e o cartão estará pronto para ser utilizado como débito. Portanto, aos Aposentados que possuem qualquer tipo de restrição, poderão utilizá-lo normalmente em compras em lojas físicas ou ainda pela internet.

O detalhe para seu uso fica a cargo da impossibilidade de parcelar qualquer tipo de compra. Como se trata de um cartão de débito e como não há uma forma de cobrar o consumidor (pelas parcelas contratadas), todo produto deve compreender o saldo integral do cartão.

Cartão de Crédito Consignado

Diferente do cartão pré-pago, o cartão de crédito consignado permite todos os tipos de operações que estão disponíveis nos modelos tradicionais. Ou seja, o consumidor poderá realizar compras, parcelar suas despesas e efetuar saques na função crédito.

Entretanto, para contratá-lo é necessário se enquadrar em alguma dessas condições: ser Funcionário Público de qualquer esfera, Militar das forças armadas, Beneficiário do INSS ou Funcionários de empresas privadas conveniadas.

A contratação do cartão de crédito consignado para Aposentados é livre de consulta ao SPC ou Serasa. Assim, para um Aposentado negativado, este modelo se torna uma opção muito útil, pois disponibiliza um limite pré-aprovado.

Por se tratar de um crédito consignado, é necessário ter uma margem consignável disponível e as despesas são atreladas a folha de pagamento do benefício da aposentadoria ou pensão.

Como funciona o desconto do Cartão de Crédito Consignado?

O cartão de crédito consignado está vinculado à folha de pagamento dos beneficiários. Assim, o consumidor deve autorizar o banco responsável para que seja feito o desconto das despesas realizadas.

Entre os critérios para contratar esse cartão estão a inclusão em um dos grupos elegíveis e ter margem consignável disponível.

Esse limite definido para o uso exclusivo do cartão serve para arcar com todas as despesas. Ou seja, o teto máximo mensal para o desconto automático é de 5% do valor líquido do rendimento mensal.

Assim, se um Aposentado tem um rendimento de R$3.000,00 mensais, poderá comprometer até R$ 150,00 com o pagamento da fatura deste cartão de crédito.

Contudo se o valor gasto no mês for superior, caso deseje, o titular poderá saldar integralmente o valor da parcela pagando boleto adicional com o valor da diferença. Com isso, é possível, portanto, liberar novo limite em sua margem.

Por outro lado, caso o valor utilizado ultrapasse o valor da margem consignável, e se não ocorrer o pagamento adicional, todo o saldo excedido será incluído na próxima fatura do cartão.

A utilização do crédito rotativo também é comum no cartão de crédito consignado. No entanto, a principal diferença entre o rotativo do cartão consignado e do cartão tradicional é a taxa de juros. Esse valor pode chegar a menos de 5 vezes. 

Portanto, ao utilizar o rotativo de crédito do cartão consignado, o Aposentado negativado estará pagando juros menores. Mas, como qualquer taxas de juros, o ideal é não abusar, mantendo assim os gastos sob controle.

3 principais vantagens do Cartão de Crédito Consignado

Entre os modelos disponíveis no mercado atualmente, o cartão de crédito se destaca entre os demais por diversos fatores. O principal passa diretamente pelas vantagens e benefícios oferecidos aos seus consumidores, como: taxas de juros menores, liberação para negativados e muito mais.

Veja, abaixo, 3 das principais vantagens do uso do cartão de crédito consignado para o Aposentado negativado.

1 – Disponível para negativados

Por se tratar de uma consignação, não é feita análise de crédito junto ao SPC ou SERASA. O consumidor terá as despesas vinculadas ao pagamento de seu benefício, tendo o valor debitado automaticamente. Portanto, não é possível atrasar ou deixar de pagar as parcelas.

Com isso, diferente do que acontece nas outras modalidades de crédito, o consignado oferece às instituições financeiras ótimas garantias de pagamento. Ou seja, com menos riscos de inadimplência, até mesmo pessoas negativadas podem contratar um cartão consignado.

2 – Menor taxa de juros do mercado

Outro ponto de destaque é resultado da garantia de pagamento presente na consignação de crédito. Como o pagamento mínimo (margem consignável) já é garantido em função do desconto automático, as instituições consignatárias oferecem o crédito com os custos menores para os consumidores.

Para exemplificar melhor, um cartão de crédito convencional pode chegar a taxas mensais superiores a 15%. Por outro lado, o cartão de crédito consignado deve variar com taxa de juros máximos de 3,00% para Aposentados e Pensionistas INSS.

Portanto, isso corresponde a uma queda radical no custo das operações de crédito. Por consequência, o Aposentado, certamente perceberá uma economia extrema ao final do mês. 

3 – Menos burocracias para liberação do cartão

Por fim, a facilidade na contratação do crédito consignado também merece destaque. Afinal, qualquer um dos grupos elegíveis pode contratá-lo até mesmo online.

Para isso, basta estar de posse de documentos pessoais como RG e CPF e dos comprovantes de renda e de endereço e ter margem disponível. Assim, para quem precisa de dinheiro fácil e rápido, esse é uma excelente alternativa.

E embora, muitas pessoas não saibam, é possível ainda utilizar o cartão de crédito consignado para limpar o nome sujo. Confira!

Como utilizar o cartão de crédito para limpar o nome sujo

Estar inadimplente é uma situação muito desconfortável. Por isso, é muito importante investigar o “tamanho das dívidas” para buscar soluções viáveis.

Nesse sentido, o cartão de crédito pode ser um aliado para o Aposentado negativado, desde que utilizado da forma correta. Veja como sair dessa situação usando o seu cartão:

Saque em dinheiro

Uma das funcionalidades de alguns cartões de crédito consignado é o saque em dinheiro. Isso quer dizer que, o limite de crédito liberado pode ser sacado para uso da melhor forma que o titular desejar.

Por se tratar de um empréstimo, as faturas serão cobradas mensalmente da mesma forma. O desconto de 5% da margem consignável se manterá e o valor adicional estará disponível para pagamento via boleto até o vencimento da fatura ou será acrescentada à fatura do próximo mês.

Renegociação das dívidas

A melhor forma de limpar o nome sujo é renegociar as dívidas que estão pendentes. Geralmente, as credoras fazem acordo para ressarcir o débito e essa pode ser a oportunidade de utilizar o dinheiro sacado para o pagamento.

Embora em uma primeira análise essa operação não faça sentido, vale lembrar que as dívidas geralmente acumulam juros sobre juros, o que torna o saldo devedor cada vez maior.

Ao trocar a dívida aberta pelo empréstimo ou cartão de crédito consignado, existe a possibilidade de trocar uma dívida mais cara, por uma mais barata.

Quitação parcial ou total dos débitos

Caso não seja possível limpar o nome com um único pagamento, ainda assim é recomendável negociá-las. A dica é procurar a instituição para informar o valor que tem disponível e para quitação imediata.

Os registros nos serviços de proteção ao crédito são retirados apenas após o pagamento integral do saldo devedor. No entanto, ainda assim vale a pena buscar alternativas para liquidar o débito. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Cartão de Crédito para Aposentado Negativado

Posts recomendados