Cartão de Crédito para Pensionistas

bxblue-cartao-de-credito-consignado-para-pensionistas-inss

Diferente do que muitas pessoas imaginam, existe um tipo específico de cartão de crédito de acordo com o perfil do consumidor e necessidade.

Atualmente, grande parte das instituições bancárias, por exemplo, trabalham com diversas linhas de crédito para Servidores Pensionistas ou Pensionistas do INSS.

Contudo, é importante saber como funciona essa modalidade, especialmente em função dos critérios adotados para liberação do crédito. 

Entenda agora mesmo como funciona o cartão de crédito consignado para Pensionistas.

Tipos de cartões disponíveis

Não é nenhuma novidade que o cartão de crédito é uma das opções de crédito mais comuns hoje em dia. Assim como os tipos de cartões, há também diferenças em relação às taxas de juros cobradas por cada banco ou financeira.

Por isso, vale a pena conhecer as alternativas ideias para cada tipo de perfil e uso. Veja quais são os dois tipos de cartões disponíveis para Pensionistas:

1) Cartão de Crédito Consignado

Na modalidade de crédito consignado, os cartões apresentam uma funcionalidade semelhante ao do empréstimo.

O limite de crédito é liberado para compras parcelas ou saque em dinheiro e o pagamento mensal é realizado de forma automática, com desconto em folha de pagamento.

O valor da fatura tem o saldo mínimo diretamente descontado do contracheque ou do benefício INSS. Esses valores, por sua vez, são definidos de acordo com a margem disponível para o uso do cartão.

Em outras palavras, o saldo mínimo — de 5% da renda líquida mensal do tomador — representa o montante que será abatido do valor da fatura. 

É importante ressaltar que a utilização do cartão de crédito consignado se assemelha com qualquer outro. Ou seja, com esse cartão também é possível realizar compras em qualquer loja física e online que aceite a bandeira do cartão.

Além disso, os Pensionistas de Servidores Públicos Federais, Estaduais ou Municipais, assim com os Pensionistas INSS,  poderão parcelar normalmente as suas compras, respeitando o limite de crédito concedido pela instituição consignatária.

Por fim, caso as despesas mensais ultrapassem a margem disponível, o saldo restante deve ser pago como em uma fatura convencional.

2) Cartão de Crédito Convencional

Esse tipo de cartão oferece diversos benefícios a seus usuários que vão desde descontos em lojas conveniadas até tratamento VIP em hotéis, restaurantes, aeroportos e muito mais.

Contudo, para ter acesso ao cartão de crédito convencional, é preciso passar por uma criteriosa análise de crédito.

Em linhas gerais, os cartões tradicionais são um dos principais responsáveis pelo crescente índice de inadimplência. Junto com o cheque especial, essa modalidade figura entre as maiores taxas de juros praticadas no mercado financeiro.

Entenda agora quais são as principais diferenças entre o cartão de crédito para Pensionistas (consignado) e o cartão de crédito convencional.

Comparativo cartão de Crédito Consignado x Cartão Tradicional

Embora pareçam similares, os cartões de créditos apresentados aqui, tem algumas diferenças e vantagens exclusivas em cada caso e que merecem ser destacados. Confira a seguir!

Taxas de juros

As taxas de juros praticadas no crédito para Pensionistas são menores graças ao desconto automático efetuado em seu benefício, na modalidade do consignado.

Portanto, a garantia dos bancos em receber o mínimo da fatura permite que a instituição ofereça as melhores taxas para o cartão de crédito.

Nesse caso, a taxa de juros deve respeitar o teto de 3,50% ao mês e o crédito rotativo de cerca de 4,50% ao mês. Essa taxa é válida somente para Aposentados e Pensionistas. 

Leia tambémPor que os juros do Cartão de Crédito Consignado são menores?

É importante salientar que os juros rotativos do cartão de crédito consignado são calculados apenas sobre o saldo devedor que não é pago até a data determinada.

Enquanto isso, no mercado tradicional, as taxas de juros podem chegar a índices muito mais elevados, em média de 12 a 20% ao mês.

Prazo para pagamento

Outro ponto importante entre as modalidades disponíveis de crédito para pensionistas está diretamente relacionado as facilidades para começar a pagar. O consumidor pode ter uma carência média de 60 dias para começar a pagar — dependendo da instituição financeira.

Por outro lado, os consumidores do cartão de crédito convencional possuem uma carência menor em relação ao consignado. De acordo com a média dos bancos brasileiros, as compras devem ser pagas em um prazo de até 35 dias.

Forma de pagamento

As formas de pagamento para do cartão de crédito no modo convencional se dão diante da quitação da fatura. De acordo com as políticas de crédito de cada instituição, é possível obter facilidades como o parcelamento da fatura ou pagamento mínimo.

Entretanto, essas opções estão condicionadas a cobrança de juros adicionais (crédito rotativo). Portanto, a forma mais barata de pagamento para o cartão de crédito convencional é efetuando via fatura ou débito automático.

Por sua vez, no cartão de crédito consignado parte dos pagamentos mensais são descontados automaticamente 5% do benefício do tomador. O valor adicional é acrescentado à próxima fatura ou deve ser pago, normalmente como um cartão convencional (via fatura).

Limite de crédito

O limite do crédito consignado é definido em cerca de 30 vezes do valor da margem consignável.

Assim, os cartões de crédito para Pensionistas tem limites de crédito maiores, geralmente.

Para ter certeza do limite disponível, é indispensável que o Pensionista interessado faça uma simulação.

Por outro lado, o limite de crédito no cartão convencional também pode ser definido pelo histórico de pagamentos anterior. Dessa forma, caso o interessado já tenha tido o nome negativado, o valor liberado pode ser menor.

Isso não ocorre no caso do cartão consignado para Pensionistas. O crédito pode ser liberado mesmo para quem está negativado. Não é realizada nenhuma consulta ao SPC ou Serasa.

Crédito rotativo

O rotativo do cartão de crédito é um dos fatores que mais dificultam o pagamento de uma dívida e, consequentemente, aumentam a inadimplência.

No modelo tradicional, por exemplo, os consumidores pagam taxas superiores a 300% ao ano. De acordo com o Banco Central, no ano passado os juros rotativos do cartão de crédito chegaram até 271,40%.

Enquanto isso, os Servidores Pensionistas ou Pensionistas do INSS que utilizarem o crédito rotativo do cartão consignado, terão a incidência de cobrança menor que 30% ao ano.

3 vantagens do Cartão de Crédito consignado para Pensionistas INSS

Aproveite para conhecer outras vantagens do cartão de crédito para Pensionistas, com desconto em folha de pagamento!

1) Sem anuidade

Cartão de crédito para Pensionistas e sem anuidade? Sim. Vários bancos oferecem esse benefício que permite economizar ainda mais dinheiro, no fim das contas. 

Leia também: 9 melhores Cartões de Crédito Consignado

Assim, além de pagar taxas de juros mais baratas, o cartão é isento de anuidade.

2) Emissão para Pensionistas negativados

O crédito consignado (seja em forma de empréstimos ou do cartão de crédito) é liberado sem a consulta nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Dessa forma, os Pensionistas que estão negativados podem ter acesso ao crédito com limites pré-aprovados. Para isso, basta ter margem consignável para cartão disponível.

3) Programas de milhagem

Outra vantagem do cartão de crédito para Pensionistas é o programa de milhagem (ou pontos) de algumas bandeiras.

Com isso, é possível ter acesso à descontos, brindes, participar de sorteios, dente outros.

Como solicitar o Cartão de Crédito Consignado para Pensionistas

Os Servidores Públicos ou Beneficiários do INSS que recebam pensões podem contratar um cartão de crédito consignado.

Para contratar o cartão de crédito consignado é necessário:

  • Ter margem consignável disponível (margem consignável de 5%);
  • Disponibilizar RG, CPF, comprovante de residência e de renda

Todo o processo pode ser realizado online. Além disso, utilizando o simulador online é possível comparar as taxas de juros de diversos bancos, de uma só vez.

Assim é muito mais fácil encontrar o melhor cartão de crédito pra você!

Portanto, se você é Pensionista, não deixe de fazer uma simulação agora mesmo! Dessa forma, você poderá obter o seu cartão de crédito de forma rápida e segura!

Quer fazer um cartão de crédito consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o cartão de crédito consignado que você está precisando! Compare propostas de cartão de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu cartão de crédito consignado

Cartão de Crédito para Pensionistas

Posts recomendados