Como acessar o Meu INSS pela internet? Veja o passo a passo

Publicado em: 12/01/2021

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de todo o Brasil e no exterior, podem acessar o Meu INSS. A plataforma foi criada pela Previdência Social com o intuito de reunir, em um só lugar, diversos serviços digitais.

Assim, tanto os cidadãos que desejam se credenciar podem dar entrada no processo online e os já beneficiários conseguem ter acesso aos serviços que precisam diariamente.

Conheça a plataforma e saiba como acessá-la, em poucos passos. Confira!

O que é o Meu INSS?

O portal substituiu o Dataprev, que antes também oferecia algumas facilidades por meio da internet. 

A novidade é que agora, quase todos os serviços podem ser acessados exclusivamente pelo site ou aplicativo e ainda pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência.

Leia também: Meu INSS: Guia completo para aposentados e pensionistas 2021 (atualizado)

Os recursos disponíveis online incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.

Quem pode acessar o Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas – que recebem regularmente.

Aquelas pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.

O que é necessário?

Basicamente de um cadastro e acesso a internet (todos os recursos funcionam online). Não há nenhum outro pré-requisito que impossibilite o ingresso à plataforma.

Passo a passo para entrar no Meu INSS

Como criar o login e realizar o primeiro acesso?

Quem ainda não tem acesso a plataforma precisa de um login inicial. Para entrar no Meu INSS é preciso ter um registro e cadastro prévios, que também podem ser iniciados e concluídos online. Dessa forma não há a necessidade de se dirigir a uma Agência da Previdência Social (APS).

Veja como criá-lo no passo a passo detalhado a seguir:

  • Passo 1 – Entrar no site do Meu INSS;
  • Passo 2 – Autenticar seu usuário (fazer o login pelo Gov.Br);
  • Passo 3Acessar os serviços gratuitos.

Faça seu cadastro agora mesmo, seguindo essas dicas.

Passo 1 – Acesse o site do Meu INSS

Acesse o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Na tela inicial do site o interessado já verá todas opções de serviços listadas, sendo que alguns são protegidos por senha. Para acessá-los, portanto, é necessário clicar em “Entrar”.

O que não exigir autenticação, pode ser acessado livremente. No geral, esses são os serviços mais básicos e que não dependem de identificação do usuário.

Passo 2 – Autenticar seu usuário (fazer o login pelo Gov.Br)

Ao clicar em entrar, uma nova caixa de diálogo será aberta para autenticar o usuário.

Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou e agora é feito pelo Gov.Br. Esse cadastro também é chamado de login único – uma vez que permite acesso a outros serviços digitais do Governo Federal.


Quem já tinha uma conta no Brasil Cidadão, pode logar no Meu INSS com os mesmos dados.


O novo acesso direto pode ser feito por:

  1. CPF;
  2. a partir de bancos credenciados;
  3. certificado digital;
  4. certificado digital em nuvem.

Para dar continuidade basta escolher o meio de acesso e clicar em “Avançar”. Aqueles que ainda não têm uma conta, deve clicar em “criar sua conta” e seguir as novas instruções.

O próximo passo é informar a senha criada anteriormente e clicar em “Entrar”.

Acesso pelo aplicativo Meu INSS

Outra opção para quem usa dispositivos móveis (celulares, smartphones ou tablets) é baixar o aplicativo Meu INSS

O app foi desenvolvido para as versões Android e para iOS e está disponível para download gratuitamente. Ao acessar o Google Play (Android) ou a App Store (iphone) basta clicar em instalar.

O login do aplicativo é realizado da mesma forma: com o CPF e senha do site (ou vice-versa). 

Passo 3 – Acessar os serviços gratuitos

Uma vez criado o novo login, os usuários podem acessar os diversos serviços gratuitos e a distância, a qualquer momento. 

Confira alguns dos principais recursos online encontrados no portal e no aplicativo:

Agora que você já tem o cadastro no Meu INSS, pode consultar seus extratos de pagamento do benefício. Aproveite para descobrir também sua margem consignável e o limite liberado para o empréstimo consignado.

Não consigo acessar o Meu INSS. O que devo fazer?

Porque não consigo acessar o Meu INSS?

Se usuário novo, vale rever se o cadastro foi feito corretamente ou iniciar novamente o processo. Para quem já tem a senha e esqueceu, é possível solicitar a recuperação da senha online.

Outra recomendação é manter o aplicativo atualizado com a última versão instalada. A conexão com a internet também deve ser avaliada, para se certificar de que está funcionando.


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.