Como acessar o Meu INSS pela internet? Veja o passo a passo

bxblue - como acessar o meu inss online, pela internert - tela inicial de login no Meu INSS

Publicado em: 07/10/2021

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de todo o Brasil e no exterior, podem acessar o Meu INSS. A plataforma foi criada pela Previdência Social com o intuito de reunir, em um só lugar, diversos serviços digitais.

Assim, tanto os cidadãos que desejam se credenciar podem dar entrada no processo online e os já beneficiários conseguem ter acesso aos serviços que precisam diariamente.

Conheça o site e saiba como acessá-lo, em poucos passos. Confira.

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre INSS
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é o Meu INSS?

O portal substituiu o Dataprev, que antes também oferecia algumas facilidades por meio da internet. 

A novidade é que agora, quase todos os serviços podem ser acessados exclusivamente pelo site ou aplicativo e ainda pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência.

Os recursos disponíveis online incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.

Quem pode acessar o Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas – que recebem regularmente.

Aquelas pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.

O que é necessário?

Basicamente de um cadastro e acesso a internet (todos os recursos funcionam online). Não há nenhum outro pré-requisito que impossibilite o ingresso à plataforma.

Passo a passo para entrar no Meu INSS

Como criar o login e realizar o primeiro acesso?

Quem ainda não tem acesso a plataforma precisa de um login inicial. Para entrar no Meu INSS é preciso ter um registro e cadastro prévios, que também podem ser iniciados e concluídos online. Dessa forma não há a necessidade de se dirigir a uma Agência da Previdência Social (APS).

Veja como criá-lo no passo a passo detalhado a seguir:

  • Passo 1 – Entrar no site do Meu INSS;
  • Passo 2 – Autenticar seu usuário (fazer o login pelo gov.br);
  • Passo 3Acessar os serviços gratuitos.

Faça seu cadastro agora mesmo, seguindo essas dicas.

Passo 1 – Acesse o site do Meu INSS

Ao acessar o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/ ou gov.br/meuinss), já na tela inicial do site, o interessado já verá todas opções de serviços listadas, sendo que alguns são protegidos por senha. Para acessá-los, portanto, é necessário clicar em “Entrar”.

A autenticação pelo Meu INSS login garante mais segurança aos usuários.

Fonte: reprodução Meu INSS

O que não exigir autenticação, pode ser acessado livremente. No geral, esses são os serviços mais básicos e que não dependem de identificação do usuário.

Passo 2 – Autenticar seu usuário (fazer o login pelo gov.br)

Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou e agora é feito pelo gov.br. Esse cadastro também é chamado de login único – uma vez que permite acesso a outros serviços digitais do Governo Federal.

Quem já tinha uma conta no Brasil Cidadão, pode logar no Meu INSS com os mesmos dados. Caso não tenha nenhum desses dois cadastros, será preciso fazer uma senha no gov.br.

Confira abaixo o passo a passo para fazer o login. Ao clicar em entrar, uma nova caixa de diálogo será aberta para autenticar o usuário.

Fonte: reprodução Meu INSS

O novo acesso direto pode ser feito por:

  1. CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  2. Login com QR code;
  3. A partir de bancos credenciados;
  4. Certificado digital;
  5. Certificado digital em nuvem.

Para dar continuidade basta escolher o meio preferencial e clicar em “Continuar”. Aqueles que ainda não têm uma conta, devem clicar em “criar sua conta” e seguir as novas instruções.

Meu INSS – Acesso pelo CPF

Ao optar pelo login com o CPF no Meu Inss, o próximo passo é informar a senha criada anteriormente e clicar em “Continuar”, como consta na tela acima.

Login com QR code

Para acessar o Meu INSS com o QR code é preciso ter o aplicativo gov.br instalado no celular ou no tablet, caso tenha câmera. O download pode ser feito nas respectivas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Neste caso, a leitura do QR code substitui o uso da senha.

Fonte: reprodução Meu INSS

Login via bancos credenciados

Clientes do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e/ou Santander podem acessar o Meu INSS, a partir da integração com os bancos.

Fonte: reprodução Meu INSS

A autenticação acontece de forma automática assim que os dados em comum forem validados. As informações podem variar conforme a instituição financeira, podendo incluir: agência bancária, conta, nome, CPF e/ou data de nascimento.

IMPORTANTE: em nenhuma situação é solicitada a senha que permite a realização de transações financeiras.

Acesso via Certificado digital

Quem tem certificado digital também pode ingressar na plataforma gov.br e conferir os serviços do Meu INSS. Normalmente, o leitor é conectado ao computador e o usuário deve inserir o seu cartão de identificação.

Ao reconhecer os dados, o sistema fará a autenticação automaticamente.

Acesso via Certificado digital em nuvem

Os provedores de certificados em nuvem das empresas Birdid, Vidaas, Safed, Remoted e Neoid podem acessar o site do Meu INSS ao inserir suas credenciais.

Fonte: reprodução Meu INSS

Acesso pelo aplicativo Meu INSS

Outra opção para quem usa dispositivos móveis (celulares, smartphones ou tablets) é baixar o aplicativo Meu INSS

O app foi desenvolvido para as versões Android e para iOS e está disponível para download gratuitamente. Ao acessar o Google Play (Android) ou a App Store (iphone) basta clicar em instalar.

Fonte: reprodução aplicativo Meu INSS

O login do aplicativo é realizado da mesma forma: com o CPF e senha do site (ou vice-versa), com a conta gov.br, credencial bancária ou certificado digital em nuvem. 

Passo 3 – Acessar os serviços gratuitos

Uma vez criado o novo login, os usuários podem acessar os diversos serviços gratuitos e a distância, a qualquer momento. 

Fonte: reprodução Meu INSS

Serviços do Meu INSS para aposentados

Os principais serviços online para aposentados e pensionistas são:

  • Meus benefícios – Permite acessar as informações dos benefícios que a pessoa possui. Caso tenha mais de um, aposentadoria e pensão, por exemplo, os dados ficarão disponíveis nessa parte. Aqui, é possível encontrar o número do benefício, o tipo e a situação.
  • Extrato de pagamento – Nessa parte, é possível ver o valor do benefício; o status; a previsão de pagamento; acessar o extrato de pagamento do INSS, que mostra o histórico com as datas em que os pagamentos foram realizados, filtrar por período desejado e baixar o arquivo em PDF.
  • Carta de Concessão – Essa opção permite acessar o arquivo com a carta que o INSS envia quando o benefício é concedido.
  • Extrato de empréstimo – Aqui é possível obter informações a respeito de empréstimo consignado tais como: a margem disponível, se foi feito algum empréstimo e quanto de valor ainda está disponível para uso.
  • Prova de vida – Nessa opção é possível confirmar se a prova vida foi feita e em alguns casos é possível fazer a prova de vida online, clicando nessa opção.
  • Agendamentos e solicitações – Permite acompanhar o status das solicitações e processos abertos no INSS.
  • Agendar perícia – Essa opção permite agendar uma perícia inicial, de prorrogação e presencial com o médico, além de possibilitar a remarcação.
  • Empréstimo – bloqueio e desbloqueio – Etapa fundamental para conseguir pegar empréstimo consignado;
  • Extrato de Imposto de Renda– permite acessar o extrato por ano/ benefício;
  • Declaração de beneficiário do INSS– emite uma declaração que serve como comprovante de recebimento de benefício INSS.

Serviços online do Meu INSS para quem ainda não tem benefício

  • Laudos médicos – Permite consultar os laudos médicos das perícias.
  • Resultado do benefício por incapacidade – Disponibiliza o resultado da solicitação de benefício por incapacidade.
  • Pedir aposentadoria – Permite fazer a simulação da aposentadoria e solicitá-la online.
  • Simular aposentaria – Essa opção também permite simular quanto tempo falta para conseguir o benefício.
  • Extrato CNIS– Extrato que mostra todas as contribuições de INSS que foram feitas ao longo da carreira laboral.
  • Cumprimento de exigências – mostra os documentos que são necessários à comprovação e conclusão do requerimento de benefício.
  • Declaração de atividade– Permite acessar o documento que mostra as atividades declaradas no INSS.
  • Validação facultativo baixa renda – Permite a análise das contribuições como segurado facultativo baixa renda.
  • Pedir benefício Assistencial (BPC) – No site é possível solicitar o BPC para deficiente, idoso e trabalhador portuário avulso.
  • Cópia de processo – Permite solicitar uma cópia do processo do INSS sem precisar ir até uma agência.
  • Recurso – Possibilita recorrer a uma decisão administrativa do INSS desfavorável.
  • CTC – Emite uma certidão que comprova o tempo de contribuição.
  • Pensão por microcefalia – Permite solicitar o benefício que dá um salário mínimo para crianças com microcefalia, decorrente do Zika vírus.

Não consigo acessar o Meu INSS. O que devo fazer?

Porque não consigo acessar o Meu INSS?

Se o usuário é novo, vale rever se o cadastro foi feito corretamente ou iniciar novamente o processo. Para quem já tem a senha e esqueceu, é possível solicitar a recuperação da senha online.

Eventualmente, a plataforma pode ficar sobrecarregada ou apresentar outros erros momentâneos. Como todo site ou aplicativo, o Meu INSS pode apresentar instabilidades.

Outra recomendação é manter o aplicativo atualizado com a última versão instalada. A conexão com a internet também deve ser avaliada, para se certificar de que está funcionando.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.