Meu INSS: o que é e como fazer o cadastro e login online?

Os Aposentados e Pensionistas do INSS de todo o Brasil podem utilizar o Meu INSS. A plataforma foi criada pela Previdência Social com o intuito de reunir, em um só lugar, diversos serviços que os beneficiários precisam diariamente.

Conheça a plataforma e saiba como acessá-la, em poucos passos. Confira!

O que é o Meu INSS?

O portal substituiu o Dataprev, que antes também oferecia algumas facilidades por meio da internet. A novidade é que agora, quase todos os serviços podem ser acessados exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS e ainda pelo telefone 135. Ou seja, não é mais necessário ir até uma agência.

Os recursos disponíveis online incluem consultas à diversas informações e o agendamento de atendimentos presenciais, como a perícia médica, que são as exceções em que o segurado precisa se apresentar presencialmente.

Quem pode acessar o Meu INSS?

O Meu INSS está disponível para todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Desde os que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os Aposentados e Pensionistas.

Aquelas pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo também podem acessar o site ou app, de forma fácil, rápida e segura.

Como criar o login e realizar o primeiro acesso?

Como entrar no Meu INSS?

O Meu INSS foi criado recentemente para facilitar o dia a dia dos Aposentados e Pensionistas, bem como de outros beneficiários do INSS. Agora os segurados não precisam mais enfrentar longas filas para serem atendidos em uma agência.

O portal permite que sejam feitos pedidos de benefício, simulações de aposentadoria ou alterações nos cadastros já existentes. Também é possível consultar, todos os meses, o extrato de pagamento ou de empréstimo consignado.

Leia tambémMeu INSS: cadastro, serviços e extratos para beneficiários. Acesse online!

Isso é muito mais praticidade para os quase 30 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Veja agora como criar o login no Meu INSS, desde o primeiro acesso.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

Quem ainda não tem acesso a plataforma precisa de um login inicial. Veja como criá-lo no passo a passo detalhado a seguir:

  • Passo 1 – Acessar o meu INSS;
  • Passo 2 – Autenticar seu usuário;
  • Passo 3 – Fazer o login pelo Gov.Br;
  • Passo 4 – Acessar os serviços gratuitos.

Faça seu cadastro agora mesmo, seguindo essas dicas.

Passo 1 – Acesse o Meu INSS

Acesse o Meu INSS. Na tela inicial do site você já verá todas opções de serviços listadas, sendo que alguns são protegidos por senha. Para acessá-los, portanto, é necessário clicar em “Entrar” (no canto superior direito da página).

 

O que não exigir autenticação, pode ser acessado livremente.

Passo 2 – Autenticar seu usuário (login)

Ao clicar em entrar, uma nova caixa de diálogo será aberta, clique em “Login”.

Em seguida, uma nova tela será aberta para autenticar o usuário.

Passo 3 – Fazer o login pelo Gov.Br

Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou. Agora é feito pelo Gov.Br.

Um novo aviso aparecerá na tela informando sobre a mudança. Quem já tiver uma conta no Brasil Cidadão, pode logar no Meu INSS com os mesmos dados. Quem ainda não tem, precisará criar uma nova conta.

Para dar continuidade basta clicar em “continuar”. Que ainda não tem uma conta, deve clicar em “criar sua conta” e seguir as novas instruções.

Leia tambémMudanças no cadastro do Meu INSS: saiba o que mudou e como acessar

A nova senha será necessária em todos os acessos, por isso é muito importante guardá-la em um local seguro.  Ao criar a nova senha, é recomendável não utilizar combinações muito fáceis, como números sequenciais ou a data de nascimento.

Quem já tem o login deve informar o CPF na tela inicial de login do Meu INSS. E, em seguida a senha criada.

É necessário informar um CPF válido para a autenticação. Como o novo cadastro considera também outras informações sobre o usuário essa informação pode ser facilmente confirmada.

Veja o vídeo abaixo, com todos os detalhes:

Acesso pelo aplicativo Meu INSS

Outra opção para quem usa dispositivos móveis (celulares, smartphones ou tablets) é baixar o aplicativo Meu INSS. O app foi desenvolvido para as versões Android e para iOS e está disponível para ser download gratuitamente.

Além disso, permite acessar as informações que estão disponíveis no site e outras adicionais e exclusivas.

Leia tambémComo funciona o aplicativo Meu INSS? Baixe gratuitamente agora

Ao acessar o Google Play (Android) ou a App Store (iphone) basta clicar em instalar.

O login do aplicativo é realizado da mesma forma: com o CPF e senha cadastrados anteriormente. 

Passo 4 – Acessar os serviços gratuitos

Uma vez criado o novo login, os usuários podem acessar os diversos serviços gratuitos, a qualquer momento. Confira alguns dos principais serviços online encontrados no portal e no aplicativo:

Agora que você já tem o cadastro no Meu INSS, pode consultar seus extratos de pagamento do benefício. Aproveite para descobrir também sua margem consignável e o limite liberado para o empréstimo consignado.

O empréstimo consignado pode ser feito por Aposentados e Pensionistas do INSS. Com pagamento facilitado, por meio de descontos no benefício, esse crédito oferece uma das taxas de juros mais baratas do mercado. Faça uma simulação online gratuita e veja seu crédito pré-aprovado. 

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O 13º salário aumenta a margem consignável? Meu INSS: cadastro, serviços e extratos para beneficiários. Acesse online!
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de