Como acessar, salvar e enviar o contracheque SIAPE pela bxblue?

Publicado em: 01/06/2021

Para contratar o seu empréstimo ou cartão consignado, avaliar as possibilidades de portabilidade de crédito ou refinanciamento, é necessário disponibilizar o contracheque atualizado. Enviar o contracheque SIAPE pela nossa plataforma é muito fácil, mas se ainda tem dúvidas, aproveite para ver esse passo a passo detalhado.

Com a bxblue, seu crédito está há poucos passos. Confira!

SIGEPE agora será SouGov

O SIGEPE será substituído gradualmente pelo SouGov. Inclusive, todas as informações e documentos serão acessados pela nova plataforma.

IMPORTANTE: o SIGEPE Mobile já deixou de receber atualizações, então a única forma de conferir ou emitir o contracheque via SIGEPE Web ou SouGov.br.

Como salvar o último contracheque SIAPE pelo SIGEPE?

Para consultar e salvar o contracheque SIAPE atual siga esses passos:

1 – Acessar o SIGAC/SIGEPE

Você deve logar na sua conta no SIGEPE Servidor e Pensionista, a partir do SIGAC.

Fonte: Reprodução/Governo Federal

2 – Acesse os Dados Financeiros

No novo menu de serviços (parte suspensa superior da tela), selecione a opção “Dados Financeiros”.

Fonte: Reprodução/Governo Federal

Depois, selecione o tipo de folha “normal” e o mês de interesse e depois clique em “Consultar”.

Fonte: Reprodução/Governo Federal

IMPORTANTE: para a simulação você deve utilizar o último contracheque emitido (vigente).

Ao clicar na opção “Consultar” o download do documento (formato PDF) será iniciado automaticamente e salvo direto no seu computador, em uma pasta ou local de preferência, para futura consulta.

Enviando seu contracheque SIAPE

Para enviar seu contracheque SIAPE pela plataforma da bxblue, basta localizar a pasta e o referido arquivo e anexá-lo, quando solicitado.

Ao clicar em “dar acesso às informações”, aparecerão em seguidas duas opções (demonstradas abaixo).

A primeira alternativa é informar a senha do SIGEPE. Depois de inserir essa informação, clique em “Enviar” e deixe o resto com a nossa tecnologia!

IMPORTANTE: a senha do SIGAC/SIGEPE é utilizada apenas para consulta ao contracheque e utilizada apenas para esta finalidade.

Se preferir, você mesmo pode emitir o contracheque atualizado e nos encaminhar, sem problemas.

Na segunda, é possível enviar o contracheque que você salvou, fazendo o upload do documento ao buscar o arquivo na pasta que você salvou.

Para dar sequência, basta clicar em “enviar contracheque atualizado”. No caso de ser Pensionista o botão será identificado como “enviar comprovante de benefícios”.

Caso não dê sequência ao processo no mesmo momento, você poderá enviar o contracheque SIAPE, clicando no link da mensagem que será encaminhada por e-mail.

Como salvar o último contracheque SIAPE pelo SouGov?

  • Abra o aplicativo e certifique-se de que o vínculo escolhido é o desejado, caso possua mais de um vínculo;
  • Selecione a opção “Autoatendimento” e, em seguida, “Consulta Contracheque”;
  • Clique no mês que deseja ver o contracheque;
  • Para baixar o documento com informações do contracheque, selecione a setinha para baixo no canto superior direito;
  • Ao deslizar a tela para a esquerda e clicar em uma das opções como “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” ou “Descontos”, aparecerá infográficos interativos;
  • A evolução do salário também pode ser vista ao rolar a tela para a esquerda.
Fonte: Reprodução/Governo Federal
Fonte: Reprodução/Governo Federal

O contracheque dos servidores pode ser consultado, baixado, impresso e até mesmo compartilhado com outras pessoas via e-mail.

Para fazer o compartilhamento, basta seguir as instruções abaixo:

  • Após acessar o contracheque, clique no símbolo de download, a seta apontando para baixo no canto superior direito da tela;
  • Depois, selecione os três pontos, também no canto superior direito da tela;
  • Clique em “Enviar arquivo” para enviar o contracheque por e-mail.
Fonte: Reprodução/Governo Federal

Enviando seu contracheque SIAPE

Para enviar seu contracheque SIAPE, que foi emitido pelo SouGov, pela plataforma da bxblue, basta localizar o contracheque salvo no seu smartphone ou tablet e anexá-lo, no campo solicitado.

Caso não dê sequência ao processo no mesmo momento, você poderá enviar o contracheque SIAPE, clicando no link da mensagem que será encaminhada por e-mail (mesmo modelo demonstrado anteriormente).

Por que é necessário encaminhar o último contracheque?

Todo novo empréstimo consignado está sujeito à confirmação de margem consignável. O mesmo vale para a contratação do cartão de crédito consignado.

Assim, a margem disponível só pode ser confirmada a partir da análise do contracheque atualizado. Isso é importante porque a margem pode sofrer alterações, de um mês para o outro, por motivos comuns como:

  • encerramento ou início de um contrato;
  • descontos indevidos (que podem tornar a margem negativa);

Importante: a prévia do contracheque não pode ser considerado um documento para análise de crédito, já que ainda poderá sofrer alterações.

Quem quer fazer uma portabilidade de crédito ou refinanciamento precisa disponibilizar as informações sobre os contratos de empréstimos atuais. Essas informações também estão descritas no contracheque SIAPE. Dessa forma, com um único documento é possível avaliar todas as oportunidades financeiras.

Por que o contracheque precisa ser em formato PDF?

Essa é a forma mais fácil e rápida para que nossos robôs façam a leitura do arquivo. Sem contar que, se disponibilizado em outro formato, a imagem pode ser cortada ou não ter boa resolução, o que impede a checagem das informações.

Sendo assim, para ter a sua análise de crédito mais rápida, siga essas dicas para enviar o contracheque SIAPE, sem problemas.

Com a bxblue, você pode fazer a simulação e a contratação do seu empréstimo, com segurança e sem sair de casa. Facilitamos a busca, comparação das ofertas e propostas de crédito e a contratação. Finalize sua simulação!  


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.