Como alterar a senha do Meu INSS?

Por diversas razões pode ser preciso uma nova senha para acesso ao site ou app da Previdência. Veja como alterar a senha do Meu INSS.

alterar a senha do Meu INSS - mãos de mulher utilizando celular

O INSS disponibiliza, por meio da internet, inúmeros serviços gratuitos, como agendamentos e consultas à distância. Para acessá-los, porém, é preciso gerar uma senha de uso pessoal. Se por um lado criar o código de acesso é uma tarefa relativamente simples, alterar a senha do Meu INSS pode gerar muitas dúvidas para os usuários.

Pensando nisso, abaixo mostramos de forma prática e rápida o que fazer para modificar uma senha já criada, seja em razão de suspeitas de fraudes ou esquecimento. Continue a leitura e entenda mais sobre como realizar esse tipo de ação por meio da internet.

Senha do Meu INSS

Atualmente a modernidade já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, principalmente em razão dos benefícios que trouxe a internet. Por conta disso, os cidadãos normalmente podem acessar inúmeros serviços disponibilizados virtualmente pelo INSS, bastando apenas que o usuário disponha de um smartphone ou computador conectados à rede.

Para realizar consultas e agendamentos online, porém, é preciso fazer um cadastro no meu INSS. Ou seja, o interessado deve criar uma senha de acesso. A vantagem é que esse código pode ser utilizado para ingressar no sistema tanto via site quanto aplicativo — já que se trata de uma mesma plataforma de serviços digitais gratuitos.

Dentre estes serviços, aposentados e pensionistas podem, por exemplo, tirar extratos previdenciários, verificar comprovantes de pagamento de benefícios e muito mais. Sendo assim, deve-se gerar uma senha de acesso ao Meu INSS para sempre que for realizado o primeiro acesso aos serviços autenticados.

Situações para alterar a senha do Meu INSS

Em determinadas ocasiões, o cadastro do INSS pode gerar uma dificuldade em relação ao processo de recuperação da senha de acesso ao Meu INSS. Em geral, esse tipo de situação pode ocorrer tanto em razão do esquecimento da própria senha ou, ainda, mediante suspeita de vazamento de dados.

Ainda, há de se considerar que alguns beneficiários podem apresentar dificuldades para acessar a plataforma de serviços digitais — e isso normalmente ocorre em razão do esquecimento do e-mail ou telefone cadastrado, por exemplo.

Tendo sido esses dados esquecidos ou modificados por terceiros é importante que os usuários façam a alteração da senha. Mas, afinal, o que fazer quando não se tem todos esses dados e informações necessárias para o cadastro na plataforma? Nos tópicos abaixo vamos ajudá-lo a alterar a senha de acesso mais rapidamente. Entenda.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como alterar a senha do Meu INSS?

O serviço de alteração de senha é muito comum e amplamente utilizado por milhares de usuários. Ele normalmente se dá em caso de perda do código de acesso ou, simplesmente, pela necessidade de torná-lo mais seguro. O procedimento pode ser realizado via aplicativo, cujo app está disponível nas lojas Google Play e App Store, ou no próprio site do órgão.

Em termos práticos, para realizar a substituição de uma senha é bastante simples. Basta que o usuário esteja com seu número de identificação pessoal (identidade e CPF), e-mail ou telefone cadastrados previamente. Nesse caso, o próprio sistema envia um código de confirmação para autorizar a alteração. Caso prefira, o usuário também pode escolher a validação facial ou de dados bancários para mudar sua senha.

O que é preciso para alterar a senha?

Como já vimos, a senha pode ser alterada em caso de perda ou esquecimento da mesma. Sendo assim, a substituição consiste em um processo simples. Em primeiro lugar, deve o cidadão atualizar suas informações antes de tentar um novo acesso, a fim de evitar erros que levam, por exemplo, ao bloqueio da conta.

Em seguida, para recuperar ou alterar a senha pela internet, pode ser necessário a confirmação de propriedade da conta, bem como a validação do cadastro inicial através de procedimentos de confirmação de identidade. Ademais, vale ressaltar que essa é uma prática de segurança recomendada, haja vista que para tornar o acesso seguro, é necessário atualizar a senha regularmente.

Por onde é possível modificar a senha do Meu INSS?

Conforme já citado, é possível acessar o site e aplicativo Meu INSS utilizando-se da mesma senha. Nesse sentido, havendo necessidade de substituir o código, é possível modificá-la no site tocando no link “Esqueci minha senha”. O procedimento para recuperação de acesso pelo app é exatamente o mesmo.

Veja também: Como criar o acesso ao Meu INSS pelo Internet Banking ou NAI em 2021?

Passo a passo para alterar a senha do Meu INSS

Simples e fácil de ser realizado, o processo de recuperação do acesso à conta do INSS pode ser rapidamente concluído à distância, não havendo necessidade, portanto, de procurar uma agência física do órgão. A seguir, confira o passo a passo completo sobre como mudar a senha de acesso pelo site e pelo app.

Site

  • acessar o site do Meu INSS e clicar na guia “Esqueci minha senha”;
  • na página seguinte, digitar o CPF e clicar no botão avançar;
  • selecionar novamente a guia “Esqueci minha senha”, confirmar o captcha “Não sou um robô” e tocar no botão “Avançar”;

Neste momento a plataforma pode oferecer algumas opções para recuperação do código de acesso. Dentre elas, pode-se escolher a validação facial, utilização de dados bancários nas instituições credenciadas ou até mesmo o envio do código via e-mail ou celular.

  • após definir a opção de recuperação que melhor se adapta às suas necessidades, confirmar novamente o captcha “Não sou um robô” e clique no botão “Enviar código”;
  • na página de destino, informar o código recebido, clicar em “Avançar” e iniciar os procedimentos para gerar uma nova senha.
  • pronto, agora basta confirmar o código em duas etapas e finalizar selecionando o botão “Concluir”.

Aplicativo

  • após fazer o download e instalação da aplicação, abrir o app Meu INSS no tablet ou smartphone;
  • avançar as telas de boas-vindas e tocar na guia “Esqueci minha senha”;
  • confirmar o número de CPF e ir em “Avançar” para dar continuidade;
  • na tela seguinte, selecionar novamente a guia “Esqueci minha senha”;
  • por fim, confirmar o captcha “Não sou um robô”, clicar em “Avançar” e definir o método de recuperação da senha.

Tal como ocorre no procedimento de alteração da senha do Meu INSS pelo site, as alternativas disponíveis são: validação facial, dados do banco credenciado ou envio de código de recuperação por e-mail e celular. Logo, basta escolher aquela que é a melhor alternativa para o seu caso.

Outra dica interessante é criar uma nova senha forte, ou seja, que contenha diferentes caracteres especiais e símbolos, além de letras maiúsculas, minúsculas e números.



Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado