Como antecipar o Saque-Aniversário do FGTS de 2022 e 2023?

Entenda como funciona a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, quais são suas principais vantagens e aprenda a contratar online.

bxblue-antecipar-o-saque-aniversario-do-fgts.jpg

Antecipar o Saque-Aniversário do FGTS é, desde 2019, uma opção para as pessoas com dinheiro no Fundo. A novidade ampliou o acesso ao saldo do FGTS, em boa parte dos casos utilizado somente diante de uma demissão sem justa causa.

A seguir, confira todos os detalhes de como realizar a antecipação de valores do FGTS de 2022 e 2023.

Saque-Aniversário do FGTS

Em 1967, por meio da Lei nº 5.107/1966, houve a inclusão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como forma de proteger os trabalhadores de possíveis desligamentos.

O Fundo, que perdura até hoje, consiste em 8% do salário de cada trabalhador do regime celetista — que são pagos mensalmente pelo empregador.

No entanto, as regras para que o beneficiário pudesse usufruir do FGTS foram modificadas ao longo dos anos. O surgimento do Saque-Aniversário foi uma delas, com a chegada de mais uma forma para permitir ao trabalhador acessar parte dos recursos disponíveis em contas ativas ou inativas do Fundo. Até então, o dinheiro só poderia ser resgatado diante de uma demissão sem justa causa.

Para sacar o dinheiro do FGTS sem passar por uma rescisão contratual, o interessado deve fazer a adesão ao Saque-Aniversário — uma modalidade facultativa. Essa decisão, por sua vez, implica diretamente no cancelamento da opção de Saque-Rescisão, a modalidade padrão de todas as pessoas que possuem conta no Fundo.

A data-limite para fazer o pedido de migração para a nova modalidade é o último dia do mês em que o interessado completa aniversário. Assim, se ultrapassado esse prazo, o próximo ciclo de pagamentos ocorrerá a partir do ano seguinte à mudança. Importante mencionar ainda que, em caso de arrependimento, só é possível regressar à modalidade anterior após decorridos 24 meses da adesão.

Empréstimos do FGTS

Outra mudança significativa ao FGTS com o decorrer do tempo, foi o surgimento de empréstimos vinculados ao Fundo, prática que garante juros mais baixos ao consumidor. São eles: empréstimo com garantia do FGTS e a antecipação do Saque-Aniversário.

Empréstimo com garantia do FGTS

No empréstimo com garantia, a pessoa tomadora de crédito pode usar até 10% do saldo no Fundo e até 100% da multa rescisória em caso de demissão, o que reduz a taxa de juros. Afinal, no mercado financeiro o juro é proporcional ao risco de falha no pagamento. Vale ressaltar que o dinheiro do FGTS só é utilizado em caso de imprevistos financeiros, como forma de precaução.

  • Veja mais: Empréstimo consignado com garantia do FGTS tem novas regras
  • Antecipação do Saque-Aniversário

    Já a antecipação do Saque-Aniversário é um tipo de empréstimo que envolve a modalidade Saque-Aniversário. Basicamente, toda pessoa adepta e que tenha saldo na conta do Fundo pode solicitar a antecipação. Como o próprio nome sugere, esse tipo de empréstimo é um adiantamento das parcelas que a pessoa já teria direito ao saque, só que uma vez ao ano.

    Ao antecipar o Saque-Aniversário, quem possui saldo no FGTS recebe de uma única vez os valores que receberia anualmente. Feito isso, o valor das parcelas fica reservado ao banco onde a antecipação foi feita e, no período em que o dinheiro seria resgatado, ele será transferido à instituição financeira.

    Assim como o empréstimo com garantia do FGTS, a antecipação do Saque-Aniversário possui juros mais baixos, já que nesse caso também há a garantia de pagamento.

    5 vantagens de antecipar o Saque-Aniversário do FGTS

    Existem diversas vantagens em antecipar o Saque-Aniversário do FGTS. Além de ser um dinheiro extra para proporcionar alívio financeiro, ainda pode ser uma saída para se livrar de dívidas mais caras ou até mesmo para tirar projetos do papel. Confira, a seguir, os principais benefícios em contar com essa linha de crédito:

    1. Autonomia financeira

    O valor recebido na antecipação do Saque-Aniversário pode ser usado da maneira que você quiser. Diferentemente do saldo do FGTS que só pode ser usado para pagar financiamento de imóvel ou do Saque-Aniversário em que há um limite a ser recebido anualmente, você escolhe quanto resgatar e como utilizar o dinheiro.

    Atualmente, há instituições financeiras que permitem antecipar até 8 parcelas.

    2. Ausência de parcelas mensais

    Um dos principais diferenciais da antecipação é a forma de pagamento. Enquanto os empréstimos convencionais são pagos mensalmente, sob pena de multa e cobrança de juros, ou descontados do salário ou benefício da pessoa tomadora (como é o caso do consignado), na antecipação o montante proporcional ao que foi adiantado fica reservado ao banco.

    Sendo assim, na data em que o resgate anual seria feito, a transferência é realizada de forma automática, sem a necessidade de solicitações. Com isso, o salário permanece intacto, já que o desconto é feito diretamente no Fundo.

    3. Renegociação de dívidas

    Os valores adquiridos ao antecipar o Saque-Aniversário do FGTS podem ser utilizados na quitação de dívidas que possuem juros maiores como o rotativo do cartão de crédito ou despesas com cheque especial, por exemplo.

    Além disso, quitar parcelas de compras cujo parcelamento rende juros também é uma opção para os valores adquiridos pelo Saque-Aniversário. Também é possível realizar compras à vista com o valor de antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, o que pode ser vantajoso nos casos em que esse formato de pagamento render descontos.

    4. Empréstimo com melhores condições

    Como na antecipação do Saque-Aniversário há garantia de pagamento, isto é, não há como a pessoa tomadora deixar de pagar, os bancos e demais instituições financeiras oferecem condições muito mais interessantes aos consumidores.

    Esse tipo de empréstimo assemelha-se às condições alcançadas no empréstimo consignado feito por servidores ativos e inativos, assim como beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    As taxas de juros são altamente competitivas e tanto o processo de contratação quanto o de liberação do dinheiro ocorrem de forma acelerada. Em poucas horas após a assinatura do contrato o valor é depositado na conta.

    5. Sem consulta a órgãos de proteção ao crédito

    Por fim, outro destaque para a antecipação do Saque-Aniversário é que a situação do CPF não é um ponto a ser considerado durante a contratação.

    Desse modo, pessoas negativadas que estão inscritas em serviços de proteção ao crédito como SPC ou Serasa também têm acesso a esta modalidade de crédito.

    Simule seu empréstimo consignado

    O que você quer descobrir?

    Seu convênio:

    Qual é a sua margem consignável?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Em quantas parcelas?

    Empréstimo de até

    R$

    Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

    Como antecipar o Saque-Aniversário do FGTS de 2022 e 2023?

    Algumas instituições financeiras permitem a antecipação de até 8 parcelas do Saque-Aniversário, mas o titular da conta tem a liberdade de adiantar a quantia que desejar como, por exemplo, o valor que seria recebido em 2022 e 2023.

    Antes de mais nada, a pessoa interessada na antecipação deve se certificar que é adepta ao Saque-Aniversário. Outro passo importante para prosseguir com o pedido é liberar a consulta ao saldo do FGTS. Ambos podem fazer ao acessar o aplicativo do Fundo, disponível para download nas lojas de aplicativos App Store e Play Store.

    Em seguida, é necessário buscar instituições financeiras conveniadas que oferecem a antecipação. Por fim, basta efetuar a solicitação e enviar as documentações exigidas, listadas no tópico abaixo.

    Documentos para antecipar o Saque-Aniversário do FGTS

    Cada banco ou instituição financeira possui uma listagem diferente de documentos solicitados, no entanto, os mais básicos são documentos de identificação pessoal e comprovantes de renda.

    O processo pode ser feito pela internet, assim como a assinatura do contrato, por meio das instituições financeiras autorizadas e que possuem todos os parâmetros de segurança necessários.

    Quanto tempo leva para antecipar o Saque-Aniversário do FGTS?

    Na BX Blue, a liberação do Saque-Aniversário é feita em poucas horas após a assinatura do contrato. No entanto, durante períodos de promoção ou mesmo quando há alta taxa de adesão à modalidade, o tempo pode ser maior.

    De modo geral, o tempo para pagamento pode oscilar de 1 a 7 dias úteis.

    Veja como antecipar o Saque-Aniversário do FGTS sem sair de casa

    Antecipar o Saque-Aniversário do FGTS sem sair de casa é uma grande vantagem para quem busca praticidade. É uma forma de conseguir realizar os procedimentos sem ter que se locomover ou enfrentar filas.

    Na BX Blue, todo o procedimento é 100% online, desde o pedido até a assinatura do contrato, e você ainda pode fazer a simulação gratuita de valores e condições para pagamento.

    Lembrando que a BX está entre os correspondentes bancários cadastrados junto ao Banco Central e está de acordo com as legislações que tratam da segurança de dados.

    Basta escolher a oferta mais interessante para o seu contexto financeiro, autorizar a consulta ao seu saldo do FGTS no aplicativo do Fundo e enviar os documentos solicitados pelo seu celular ou computador. Se você tiver interesse na proposta, o próximo passo é assinar o contrato.

    Depois, é só esperar pela análise e liberação do dinheiro, feita em poucas horas após a assinatura do contrato.


    Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


    Redação BX Blue

    Redação BX Blue

    Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

    O empréstimo consignado ideal para você

    A BX Blue busca várias ofertas para te ajudar a encontrar o consignado que você precisa!

    Compare online, escolha a melhor oferta e receba o dinheiro com rapidez e segurança.

    Ver ofertas de consignado