Como calcular a margem INSS?

bxblue-como-calcular-a-margem-INSS-aposentados-e-pensionistas

Todo empréstimo consignado é limitado pela margem consignável. E para Aposentados e Pensionistas isso não é diferente. Sendo assim, a margem INSS dita o valor máximo que cada prestação mensal pode ter.

O crédito consignado é a modalidade de empréstimo que tem suas parcelas debitadas direto do rendimento mensal. Ou seja, os beneficiários do INSS quitam o crédito por meio de descontos nos seus benefícios (aposentadoria ou pensão).

Para que o crédito seja liberado para um Aposentado ou Pensionista, portanto, é preciso que este tenha margem INSS liberada. Este limite é também chamado de margem consignável e precisa estar disponível.

Tal limitação foi imposta pela Lei Nº 10.820/2003, a chamada Lei do Consignado. A medida foi criada para evitar o endividamento desnecessário dos beneficiários INSS com este tipo de despesa. Ou seja, não é possível comprometer a renda mais do que o permitido por lei.

Aproveite para conhecer a sua margem INSS e saber como calculá-la. Separamos dicas para que você compreenda facilmente como funcionam algumas regras do empréstimo consignado para beneficiários do INSS.

O que é margem INSS?

A margem INSS, como já foi dito, é a margem consignável permitida para empréstimos que no caso de Aposentados e Pensionistas também pode ser conhecida como margem INSS.

A margem consignável, portanto, limita os valores que cada cliente pode comprometer de sua renda mensal com empréstimos ou cartão de crédito consignado.

É calculada de acordo com o valor líquido recebido por cada cliente. Não importa se este seja beneficiário do INSS, Servidor Público, Militar ou Trabalhador do setor privado. A limitação foi criada para todos que têm acesso a consignação de crédito.

Margem consignável Aposentados

A margem INSS dos Aposentados atualmente está em 35%. Ou seja, cada Aposentado pelo INSS que tem interesse em contratar linhas de crédito consignável pode gastar até 35% de seu benefício para a quitação das parcelas mensais.

Dentro deste valor, 30% é destinado à contratação de empréstimos. Inclusive podem ser feitos mais de um empréstimo ao mesmo tempo, desde que respeitando a margem consignável.

Os outros 5% podem ser usados somente para a quitação da parcela mínima do cartão de crédito consignado. Sendo assim, cada Aposentado INSS tem direito à contratação de um cartão de crédito e a margem de gastos para desconto automático são os 5% de sua renda líquida mensal. O valor adicional, deve ser pago a parte ou entrará para o saldo devido do próximo mês.

Margem consignável Pensionistas

Os Pensionistas do INSS devem seguir as mesmas regras quanto a margem INSS. O limite de gastos, ou margem consignável, também é de 35% ao mês, do benefício líquido.

A margem consignável também é dividida da mesma forma que para os aposentados: 30% para empréstimos e 5% para cartão de crédito consignado. Por isso, antes de contratar qualquer crédito consignado, é importante conhecer sua margem consignável.

Para os casos em que não há margem livre as alternativas são o refinanciamento de um ou mais contratos ativos ou portabilidade de crédito para outro banco.

Entenda como calcular a sua margem para empréstimo.

Como calcular a margem para empréstimo

Para conhecer a margem INSS para empréstimo é preciso saber todos os valores que compõem seu benefício. Afinal, a margem consignável é calculada com base no benefício líquido.

Ou seja, o Aposentado ou Pensionista precisa saber quanto efetivamente recebe no mês, depois dos descontos com impostos, por exemplo. É sobre esse valor liquido que se deve calcular a margem consignável.

Para calcular a margem é muito simples. Basta pegar o valor líquido que recebe e multiplicar por 0,35. A saber, 0,35 correspondem a 35%. Caso queira saber somente a margem para empréstimo, basta multiplicar seu benefício por 0,30, ou seja, 30%.

Vale destacar que a margem consignável não leva em conta pagamentos extras ou temporários. Sendo assim, o 13º salário, por exemplo, nunca deve ser acrescentado no cálculo da margem INSS.

Como consultar a margem para empréstimo

Para conhecer a margem disponível para um empréstimo consignado é preciso levar em conta se há outro contrato em andamento.

Todo cliente pode fazer mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo. Alguns beneficiários do INSS podem fazer até 9 contratos simultâneos. Contudo, a margem consignável é uma só e o limite é o mesmo, para todos os casos.

Sendo assim, mesmo que um Aposentado tenha mais de um empréstimo para pagar ao mesmo tempo, as parcelas devem caber na margem INSS. Ou seja, a soma de todas as mensalidades descontadas automaticamente não pode ultrapassar os 30% destinados a empréstimos.

Portanto, é preciso estar atento aos contratos vigentes também. A vantagem é que para levantar essas informações rapidamente, existem alternativas como:

Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta online que foi criada para simplificar as consultas de Aposentados e Pensionistas do INSS. A central de serviços pode ser acessada por computador ou celular.

Acessando o Meu INSS o beneficiário pode agendar horários de atendimento ou coletar dados sobre as contribuições previdenciárias. Pode também consultar o extrato do benefício e, ainda mais prático, o extrato dos empréstimos consignados.

Para ter acesso a todos os serviços o beneficiário precisa se cadastrar na plataforma e obter uma senha que será usada somente no site. Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Contracheque ou extrato do benefício

A margem INSS para empréstimo pode ser consultada simplesmente por meio do extrato de pagamento do benefício, conhecido como extrato do INSS. O cliente pode acessar o extrato por meio do site do Instituto Nacional do Seguro Social.

Para ter acesso ao site será necessário informar o CPF, a data de nascimento e o número do benefício. Qualquer extrato antigo contém o número do benefício descrito, basta consultar.

Caso o beneficiário não consiga se informar pela internet, é possível solicitar o extrato em uma agência da Previdência Social. Esse documento informa e comprova a renda de cada beneficiário e também pode ser impresso nos caixas eletrônicos do banco onde o beneficiário recebe.

Nele também constarão os contratos vigentes e o valor da margem INSS. Assim, é possível calcular quanto do valor limite ainda há disponível para contratação de novo empréstimo ou cartão de crédito.

Simulador online

Os Aposentados e Pensionistas do INSS que querem contratar um empréstimo consignado têm taxas de juros bem atrativas e menores que as dos demais créditos pessoal. Contudo, mesmo assim, é importante pesquisar para encontrar as melhores ofertas dos bancos.

Atualmente, mais de 40 bancos já trabalham oferecendo empréstimo consignado para beneficiários do INSS. Por isso, o simulador online é a melhor ferramenta de comparação entre as mais variadas ofertas disponíveis.

Com o simulador online de crédito consignado da bxblue, o interessado pode descobrir a margem disponível e ainda comparar taxas de juros, prazo para pagamento e muito mais. Os simuladores online também são indicados para quem quer refinanciar uma dívida ou fazer uma portabilidade de crédito.

A margem consignável, portanto, é quem dita as principais regras na hora da contratação de um empréstimo consignado. Por isso, todo interessado, que esteja dentro das categorias elegíveis deve acompanhar de perto os valores pagos em seu benefício.

Além disso, a margem INSS pode ser mais bem preservada quando se encontra uma proposta  mais barata de crédito. Ou seja, quanto menor for uma dívida, menor será a parte da margem consignável usada. Isso permite que, caso seja necessário, outros empréstimos possam ser feitos depois.

Agora que você já conhece a margem INSS e sabe a importância de saber o valor da margem consignável, é hora de encontrar seu empréstimo ideal. Acesse o simulador de empréstimo consignado agora mesmo!

Tenha propostas de crédito personalizadas, para o que você realmente precisa. Melhores bancos e taxas de juros. Processo seguro, rápido e transparente.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como calcular a margem INSS?

Posts recomendados