Como comparar ofertas da Black Friday?

comparar ofertas da black friday - notebook com encomendas e carrinhos de compras

Publicado em: 09/11/2021

Conteúdo atualizado em 01/12/21

Não é novidade que a Black Friday, período de descontos agressivos do comércio, é uma das datas em que o movimento no varejo ocorre de forma mais intensa, sendo uma excelente opção para economizar em compras ou até mesmo na hora de solicitar empréstimos pessoais. Mas, afinal, como comparar ofertas da Black Friday?

Com tantas empresas oferecendo condições diferenciadas para os consumidores comprarem produtos ou contratarem serviços, é natural que as pessoas fiquem em dúvida na hora de garantir um bom negócio.

Pensando nisso, não deixe de conferir as principais dicas sobre como e por que comparar ofertas neste período de grandes descontos e incentivo ao consumo.

Cadastre-se para receber dicas exclusivas de consumo consciente
Erro ao enviar, tente novamente.

Black Friday

Os últimos meses do ano tendem a significar um aumento de gastos por parte dos consumidores, em especial por conta do recebimento do 13º salário, concomitantemente ao período de festas como Natal, Réveillon, além de férias e muito mais.

Em paralelo, as pessoas também estão de olho no fato de que, com a virada do ano, surgem obrigações como o pagamento de impostos e outras despesas. Dessa forma, a Black Friday, realizada sempre no fim de novembro, é um evento do comércio oportuno para economizar e proteger o orçamento pessoal e/ou familiar.

Inspirado no movimento que teve origem nos Estados Unidos, a Black Friday é uma grande liquidação de preços de diversos produtos e serviços — e que vem cada vez mais ganhando espaço no mercado brasileiro, principalmente por meio do comércio eletrônico.

Vantagens do período promocional

Em razão da magnitude da data, a Black Friday não se restringe ao comércio de produtos e também alcança serviços financeiros, como empréstimo pessoal e financiamento.

Durante o mês de novembro, é muito comum se deparar com lojas físicas e virtuais que prometem tudo com descontos substanciais de 50%, 60% ou até mais do que isso. Essas ofertas, por sua vez, variam desde eletrodomésticos à viagens e empréstimos, por exemplo.

A seguir, confira algumas das principais razões pelas quais se vale a pena aproveitar este período promocional.

Grandes descontos

A primeira e mais importante vantagem de se realizar compras durante a Black Friday é, de longe, os grandes descontos sobre boa parte dos produtos. Isso porque, independentemente do setor da economia, há inúmeras ofertas significativas, sejam elas atreladas a produtos ou serviços. Dependendo do tipo de aquisição, o interessado pode gerar uma economia de até 90%.

Logo, é grande a tendência para aproveitar as ofertas e garantir uma boa economia, já que se pode comprar produtos bem mais baratos durante as liquidações da Black Friday.

Antecipar compras de Natal

Em geral, a Black Friday ocorre pontualmente algumas semanas antes do Natal. Sendo assim, este é mais um atrativo importante do evento, haja vista que permite para a maioria das pessoas aproveitarem descontos exclusivos na compra de itens natalinos.

No entanto, cabe destacar a importância de se estar atento aos preços de modo a garantir de fato a melhor oferta. Nesse caso, vale atentar-se para aquilo que de fato se pretende adquirir e, se possível, acompanhar com antecedência. Dessa forma, minimiza-se as chances de gastar além do necessário e de cair nos golpes do “falso desconto”.

Neste período faz-se ainda mais importante a prática do consumo consciente, para fugir de compras por impulso que possam significar endividamento futuro dos consumidores.

Nestas horas, a lista de compras é a principal aliada: previamente, elenque quais pessoas serão presenteadas e o valor máximo a ser gasto por presente. Assim, ao comparar ofertas da Black Friday, leva-se em consideração não só o custo do produto em si mas também se ele está dentro da estimativa do orçamento.

Planejar para compras maiores

Com os grandes descontos e a possibilidade de investir em inúmeros itens com excelente preço, é fundamental se planejar para as compras maiores. Para tanto, leve em consideração aquilo que você realmente precisa e não simplesmente compre porque está “barato”. Muitas pessoas acabam adquirindo produtos desnecessariamente e, por mais que o preço seja bom, você ainda terá de pagar por ele.

Embora seja uma vantagem comprar mais coisas, também é importante pesquisar melhor sobre as lojas durante a Black Friday. Nem sempre os preços praticados no exterior são reproduzidos em terras brasileiras. Logo, se pretende investir um pouco mais para aproveitar os melhores preços, investigue o valor praticado pela loja com antecedência, pois dessa forma reduz-se a oportunidade de pagar mais caro por um item que oferece um “falso desconto”.

Por que é importante comparar ofertas da Black Friday?

Frisa-se que é importante ter alguns cuidados antes de comprar os produtos desejados na Black Friday, ainda que a possibilidade de economia seja substancial. Dentre os pontos que merecem atenção, o principal deles é analisar o comportamento dos preços dos itens que você pretende adquirir, algumas semanas antes do grande dia.

Isso porque é muito comum elevar o valor dos produtos de modo a passar uma falsa impressão de que o desconto é maior na Black Friday. Além disso, é essencial também ter uma boa organização financeira no que se refere às formas de pagamento. Afinal, dispor do montante para pagamento à vista ainda é a melhor forma de economizar.

Por outro lado, pode-se permitir também fazer uma reserva do capital que se pretende aplicar em compras, bem como conhecer também caminhos alternativos para concretizar as compras e economizar o máximo possível.

Abaixo separamos alguns cuidados que se deve ter para não cair em golpes durante as ofertas da Black Friday.

Saber que um desconto é verdadeiro

O consumidor que deseja se beneficiar de um desconto real antes de ir às compras na Black Friday deve verificar o histórico de preços dos produtos para evitar cair em eventuais promoções falsas. Uma boa maneira de saber se um desconto é verdadeiro é utilizar ferramentas de comparação de preços e atentar-se também para as formas de pagamento oferecidas no momento de conclusão da compra.

Não raro, as pessoas podem se levar pelos preços e no fim das contas acabar pagando um valor ainda mais alto. Um exemplo prático disso é que normalmente o pagamento à vista tende a ter mais desconto do que via cartão de crédito parcelado com juros ou não.

Em pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), alguns produtos tendem a subir até 70% em relação aos preços praticados nos meses anteriores ao da Black Friday. Ainda segundo os dados levantados, eletrônicos e eletrodomésticos são os que mais sofrem com esse tipo de prática. Daí reforça-se a importância de acompanhar os preços para saber se o desconto de fato vale a pena.

Fugir de propaganda enganosa e golpes

É muito comum que cibercriminosos aproveitam datas especiais como o Black Friday para tentar aplicar golpes nos consumidores virtuais, especialmente em razão do aumento da procura por artigos em promoção. Nesse sentido, ocorre a divulgação massiva de sites falsos inspirados em e-commerces já consolidados. Ainda, os criminosos têm como foco a criação de novas lojas com o único objetivo de lesar os consumidores nesta época do ano.

Nesse contexto, o primeiro passo para evitar cair em golpes é ficar atento às propagandas enganosas, mas, sobretudo, verificar se o site da loja é de fato legítimo. Ao buscar por promoções, é natural que as pessoas se levantem por preços muito atrativos. Entretanto, é importante verificar se o website corresponde a loja oficial, analisar a URL, bem como outros dispositivos de segurança antes de concluir a sua primeira compra.

Outro alerta importante é ficar atento também às promoções que são divulgadas em perfis não oficiais nas redes sociais. É necessário analisar se aqueles que promovem eventuais sorteios ou oferecem descontos são proprietários dos estabelecimentos, já que promoções falsas são atividades extremamente comuns. Por fim, o consumidor deve sempre desconfiar de valores muito abaixo do praticado no mercado e utilizar comparadores de preço pode ajudar nessa tarefa.

Garantir o menor preço

Outro aspecto que deve ser observado na hora de comparar os preços é a possibilidade de garantir o menor preço. Isso ocorre porque fica mais fácil acompanhar tanto a variação dos produtos quanto o preço atual, além de tornar mais claro se o desconto é de fato válido. Afinal, para garantir o menor valor em determinado produto, é preciso saber o preço em que este estava sendo negociado antes da Black Friday.

Guia para comparar ofertas da Black Friday

A seguir, confira dicas para economizar de verdade com a Black Friday e aproveitar a data mais importante do comércio varejista.

Ter uma lista de compras/desejo

Existem sites que se especializaram na comparação de preços. Dentre as funcionalidades oferecidas, está a possibilidade de o consumidor inserir todos os produtos pelo qual tem interesse. Nesse sentido, ao criar uma lista de compras (ou de desejo), a ferramenta dispara um alerta sempre que determinado item atingir o preço esperado, facilitando assim a pesquisa de preços.

Buscar antecipadamente os valores atuais de produtos e serviços

Outra maneira eficiente de se comparar ofertas na Black Friday passa diretamente pelo acompanhamento da variação dos valores. Para tanto, algumas ferramentas também disponibilizam um gráfico de valores em que os usuários podem verificar se o desconto ofertado na grande oferta é de fato interessado, pois impede que o usuário compre produtos que tiveram um reajuste próximo à data da liquidação.

Cadastrar para receber e-mails de ofertas

Os alertas de preços enviados tanto por e-mail quanto SMS e WhatsApp são mecanismos muito eficientes durante a comparação de ofertas da Black Friday. Amplamente utilizado por sites de comparação, o usuário pode configurar a ferramenta para avisá-lo sempre que o preço estipulado para determinado item chegar no valor esperado, indicando o momento certo para efetuar uma compra.

A bxblue, por exemplo, que oferece uma plataforma online para comparação de ofertas de consignado, envia aos usuários previamente cadastrados as melhores oportunidades para aposentados e pensionistas da Previdência Social e para servidores públicos federais (SIAPE).

Utilizar comparadores

Por fim, ressalta-se mais uma vez que os comparadores de preços também são ferramentas indispensáveis para quem deseja garantir uma melhor compra na liquidação de produtos diversos, incluindo serviços financeiros. Existem inúmeros apps, sites e até mesmo extensões que permitem comparar preços de forma rápida e eficiente, o que é extremamente útil para quem vai realizar compras online.

Confira os comparadores mais comuns:

  • bxblue: a fintech bxblue possibilita a comparação de ofertas de empréstimo consignado, de forma gratuita, pelo simulador online;
  • Zoom: é uma ferramenta muito utilizada para comparação de preços de diversos produtos em diferentes e-commerces. De modo geral, ele permite ao usuário filtrar os itens desejados por ordem de preço nas principais lojas virtuais do país. Além disso, a ferramenta conta com uma opção para manter o usuário atualizado sobre os preços, bem como dicas de uso aos consumidores;
  • BuscaPé: semelhante ao Zoom, o BuscaPé oferece funcionalidades para pesquisa de itens em destaque no comércio eletrônico. Por meio da barra de busca o usuário pode encontrar as melhores ofertas de eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, móveis e muito mais;
  • Decolar.com: Muitas pessoas aproveitam a Black Friday também para organizar o seu próximo destino nas férias. Sendo assim, é comum o aumento de buscas sobre passagens aéreas. A Decolar.com é uma empresa que atua no mercado de comparação de preço de passagens, bem como hospedagem, com os preços mais acessíveis para inúmeros destinos;
  • Mercado Livre: Por fim, o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do mundo. Com grande atuação na América Latina, a empresa conta com milhões de clientes no Brasil. Como de praxe, oferece excelentes oportunidades durante o mês de novembro em razão da Black Friday. O interessado pode encontrar milhares de produtos em diferentes categorias com preços mais acessíveis.

Avaliar as diferentes condições

Mais do que se limitar aos preços dos produtos desejados, os consumidores não podem deixar de avaliar todas as condições do produto ou serviço em oferta. Por exemplo, pode ocorrer de determinado produto ter um maior desconto mas exigir o pagamento de frete que, ao final, acaba reduzindo a vantagem da promoção; ou, então, estar atrelado ao gasto de determinado valor mínimo.

Outra prática possível é o desconto depender do uso de uma forma específica de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário ou Pix, sem dar livre escolha ao consumidor.

Assim, mais do que verificar os preços, ao comparar ofertas da Back Friday, todas as condições de compra devem ser observadas para que se tome a melhor decisão financeira.

Como comparar ofertas da Black Friday para empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal cujas parcelas são descontadas automaticamente do benefício INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou salário do tomador. Por conta disso, a modalidade oferece as menores taxas de juros do mercado. Entretanto, respeitando os limites legais do teto máximo de juros, cada instituição financeira pode estabelecer uma taxa de acordo com suas políticas de crédito.

Nesse sentido, a Black Friday é uma excelente oportunidade para garantir a melhor oferta de crédito consignado, já que os bancos autorizados a operar esse tipo de crédito oferecem condições exclusivas para a contratação do crédito.

Mas, mais uma vez, para se certificar da melhor oferta, a pessoa interessada no empréstimo consignado deve fazer uma simulação nos marketplaces de crédito, como é o caso da bxblue.

A ferramenta da bxblue permite ao interessado conferir as condições apresentadas por diferentes bancos de forma 100% online, desde a simulação à assinatura do contrato. Isto é, ao escolher livremente a melhor proposta, é possível enviar toda a documentação por meio da plataforma e assinar o contrato para liberação do valor, de forma rápida e segura.

Portanto, se você é beneficiário do INSS ou servidor público federal, não deixe de fazer uma simulação para conferir as opções de crédito disponíveis e garantir as melhores taxas de juros.

bxblue promoveu Black Friday dos Consignados 2021

A terceira edição da Black Friday dos Consignados, feita pela bxblue, ocorreu entre os dias 16 e 30 de novembro de 2021.

Servidores públicos federais e aposentados e pensionistas do INSS puderam contratar empréstimo com taxas promocionais, além de condições exclusivas para pagamento.

Com o aumento da Selic previsto para a próxima reunião do Copom, que acontecerá em dezembro, e a perspectiva de aumento das taxas, a Black Friday dos Consignados foi a garantia de melhores taxas aos tomadores.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: