Como conseguir acesso ao Meu INSS pelo Internet Banking?

O “Meu INSS” traz uma série de recursos aos beneficiários INSS. Dessa forma não é necessário se deslocar até o posto de atendimento da Previdência Social. Basta acessar a plataforma pelo computador ou celular, gratuitamente. Entretanto, para isso é necessário um login e uma senha inicial que pode ser obtida também pelo internet banking.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Portanto, conseguir o acesso ado Meu INSS pela rede bancária também é muito fácil! Para isso, basta:

  1. Pelo internet banking de um dos bancos autorizados;
  2. Solicitar a senha inicial.

Atualmente, essa opção está disponível nos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Banrisul;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Itaú;
  • Banco Mercantil;
  • Banco Santander;
  • Sicredi;

Confira em detalhes como conseguir o acesso em cada um destes bancos.

Como conseguir conseguir a senha do Meu INSS no Banco do Brasil

O Banco do Brasil é um dos bancos em que é possível solicitar o acesso online.

  1. Conecte-se ao internet banking do Banco do Brasil com o número da sua conta e senha pessoal;
  2. Estando logado na sua conta, no menu, acesse a opção “Serviços”;
  3. Em seguida busque por “Previdência Social” e “Senha Meu INSS – NAI”;
  4. Crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

Ao gerar o código inicial do Cidadão.br pelo internet banking do Banco do Brasil (BB), não é necessário responder nenhum questionário ou disponibilizar qualquer informação adicional. Diferente de quando o cadastro é realizado direto pelo “Meu INSS”. Isso, porque as informações de acesso à conta bancária já são consideradas como uma autenticação.

Depois do primeiro acesso no “Meu INSS” com o código inicial, é necessário gerar uma senha definitiva.

Como conseguir a senha do Meu INSS no Banco Bradesco

Correntistas do Bradesco também podem obter o código inicial pelo internet banking.

  1. Para criar o código inicial, acesse o Internet Banking do Bradesco com sua agência, conta e senha de 4 dígitos;
  2. Em seguida selecione as seguintes opção “Outros Serviços”, depois “Documentos” e “INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)”.
  3. Crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

Como conseguir a senha do Meu INSS no Banco Banrisul

O login também pode ser obtido no Banco Banrisul, por Aposentados e Pensionistas.

  1. Entre no internet banking do Banrisul e logue com deus dados (agência, conta e senha);
  2.  Depois procure no menu “Serviços” a opção “Criar Código INSS”.
  3. Crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

Como conseguir a senha do Meu INSS no Banco Itaú

Assim como nos outros bancos, através do sistema online no banco Itaú, é possível criar o código. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do banco Itaú. Em seguida logue com os seus dados do internet banking;
  2. Selecione a opção “Previdência” e em seguida “INSS”, no menu que aparecerá na sua tela;
  3. Depois, clique em “Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS”.
  4. Crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

Como conseguir a senha do Meu INSS no Banco Santander

Também é possível ter a senha inicial do Meu INSS, pelo Banco Santander. O processo é bem simples e por ser realizado online é muito rápido:

  1. Entre na sua conta do banco Santander pelo internet Banking;
  2. Em seguida clique em “Outros produtos” e depois em “Demais Serviços”;
  3. O próximo passo é clicar na opção NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.
  4. Então, em seguida crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

Com esse login inicial, basta acessar a plataforma da Previdência Social para o primeiro acesso. 

Entenda agora como funciona o login e senha do Meu INSS, para não ter mais dúvidas. 

Login e senha do Meu INSS

Por questão de segurança, alguns serviços do Meu INSS só são acessados após autenticação do usuário. Ou seja, mediante o uso de login (feito sempre pelo CPF) e senha que é intransferível e de uso pessoal. 

bxblue: cadastro de usuário Meu INSS

Para fazer o cadastro pelo Meu INSS, é preciso informar o CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. O segurado também deverá responder a algumas perguntas para confirmar sua identidade.

 

bxblue: cadastro usuário – dados pessoais

Realizando esse passo e após responder as perguntas corretamente, será gerado um código de acesso provisório, que deve ser anotado em local seguro.

Esse código de sete dígitos é o mesmo gerado pelo internet banking e serve para autenticar o usuário no primeiro acesso.

Senha definitiva

Com o código em mãos, o Aposentado ou Pensionista deve criar um login e uma senha definitiva. Logo no primeiro acesso aparecerá na tela a mensagem “senha expirada”. Entretanto, não é preciso se preocupar. Esse procedimento é justamente para criar uma nova senha.

bxblue: login Meu INSS

Na tela seguinte é necessário informar o NAI, CPF e criar uma nova senha (senha definitiva). A nova senha de acesso do meu INSS deve ser: 

A recomendação de segurança é evitar utilizar a mesma senha para diversos serviços comuns, além de utilizar palavras de fácil dedução (como nome e sobrenome).

Aproveite para saber a diferença entre a senha do banco e a senha do Meu INSS.

Senha do banco e senha do Meu INSS

Vale lembrar que a senha do internet banking é de uso exclusivo no portal do “Meu INSS”. Dessa forma, a senha do banco não deve ser a mesma senha da plataforma.

Nenhum Servidor do INSS está autorizado a solicitar a senha do internet banking.

Todas as informações disponíveis no portal se referem exclusivamente as informações laborais, aos benefícios atuais e cessados, aos empréstimos consignados que estão associado diretamente ao extrato do INSS e dados da Previdência Social.

Outro ponto importante é que o uso do internet banking será necessário apenas para o cadastro inicial. Após a criação do acesso basta acessar o “Meu INSS”. Ou seja, o segurado só precisará acessar sua conta bancária para criar o primeiro código de acesso à plataforma ou caso tenha esquecido a sua senha.

O internet banking deve ser acessado de um computador pessoal ou aplicativo do banco. Evite utilizar computadores ou redes públicas de internet. Essas dicas básicas podem prevenir o acesso indevido ou roubo de informações pessoais e financeiras.

Caso prefira, o acesso também pode ser solicitado pessoalmente em uma Agência da Previdência Social (APS). 

O que fazer em caso de ter esquecido a senha?

Caso tenha esquecido a senha, o usuário deve fazer um novo cadastro no Cidadão.br. O processo é o mesmo anterior e também pode ser realizado pelo internet banking. 

Meu INSS: como solicitar uma nova senha

Viu só? Criar o NAI ou primeiro acesso ao Meu INSS é muito simples. Aproveite todas as facilidades que essa plataforma coloca à sua disposição.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Governo corta 21 mil cargos para economizar R$ 209 milhões/ano Como comparar um Empréstimo Consignado?
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de