Como consultar a prévia do contracheque SIAPE no SIGAC/SIGEPE?

Publicado em: 07/01/2020

Consultar a prévia do contracheque no SIGEPE Servidor e Pensionista, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo é muito simples! Basta acessar o SIGEPE pelo SIGAC ou o app e visualizar a “Prévia do Contracheque”, na tela inicial.

Assim, Servidores Públicos Federais ativos, inativos e pensionistas podem conferir facilmente suas informações financeiras online, sem burocracia.

Quer avaliar os valores da prévia do contracheque pela internet? Então, aproveite para saber mais!

Como consultar a prévia do contracheque pelo SIGEPE/SIGAC?

Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

Como o nome sugere, a prévia do contracheque é uma versão para validação do que será o comprovante financeiro referente aos proventos mensais dos Servidores ativos ou beneficiários.

Como a folha do Governo Federal é emitida pelo SIGEPE Servidor e Pensionista, a plataforma é bem conhecida e fácil de ser utilizada. Para acessar a online do contracheque SIAPE, o usuário pode acessar o site ou aplicativo.

Prévia do contracheque SIAPE pelo computador

Para emitir o contracheque do Servidor Público Federal online ou o contracheque federal, pelo site, é preciso seguir esses passos:

Passo 1 – Acessar o SIGEPE/SIGAC

Por questão de segurança, todos usuário deve ser autenticado na plataforma. A autorização no SIGEPE é feita pelo SIGAC. O acesso inicial pode ser feito de duas formas:

Para poder emitir o contracheque pela página do SIGEPE, verifique a área “Serviços do Servidor” e clique no ícone “SIGEPE Servidor e Pensionista”.

Em seguida, haverá um redirecionamento automático para a página do SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso).

Passo 2 – Fazer o login no SIGAC

Para acessar o SIGAC, é necessário informar o seu CPF e senha, que são os logins do SIGEPE. Não existem, portanto, logins ou cadastros diferentes. O login é único e válido também para o SIGEPE Mobile.

Se tiver um certificado digital, basta selecionar a segunda opção e incluir seu código PIN.

Se ainda não tiver uma senha de acesso, selecione a opção “Primeiro acesso” em “Precisa de Ajuda?”. O mesmo procedimento vale no caso de ter esquecido a senha ou bloqueado seu usuário.

Passo 3 – Visualizar o prévia do contracheque

A prévia do contracheque (referente ao próximo pagamento) estará disponível logo na tela inicial, em destaque. Para conferir, basta rolar a página até o final.

Será possível avaliar o mês de referência, o valor bruto, o valor total dos descontos e o valor líquido. Esse último corresponderá ao que será creditado em conta.

Prévia do contracheque SIAPE pelo aplicativo

Quem tiver instalado o SIGEPE Mobile (disponível para iOS e Android) pode conferir essa informação na tela inicial, sempre que a prévia estiver disponível e liberada para verificação, conforme o cronograma.

Depois de clicar na prévia, a versão inicial do contracheque é carregada, para conferência. Se preferir, o usuário pode clicar ainda na aba “gráficos”, para ter a versão dos recebimentos e descontos de forma gráfica.

Dica: você pode ativar notificações no seu celular, para receber avisos (push notification) sobre a liberação da prévia do contracheque, todos os meses.

Outras informações disponíveis no SIGEPE

O SIGEPE oferece uma série de serviços para facilitar a vida financeira e profissional de Servidores Públicos Federais.

Confira outras informações e funcionalidades que podem ser acessadas na plataforma:

  • Adicionais;
  • Atendimento ao servidor e pensionista;
  • Autorização de consignatária;
  • Benefícios;
  • Criação de cargos e empregos;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • Gestão de desenvolvimento;
  • Gestão funcional;
  • Indenizações;
  • Ingresso do Servidor;
  • Retribuições;

Além de tudo, essa é uma ferramenta muito útil para conferência de diversas informações, essenciais para todo Servidor.

Por que acessar a prévia do contracheque é importante?

A prévia do contracheque SIGEPE permite que os Servidores Federais verifiquem se há algum lançamento ou desconto realizado de forma indevida em seu contracheque, em tempo de comunicar o departamento de Recursos Humanos do seu empregador para a correção. Vale ressaltar que este prazo é, em geral, bem curto, de 7 dias.

Por este motivo, é importante comunicar com urgência algum possível erro encontrado.

Após esse período, qualquer divergência deve ser apurada internamente pelos processos convencionais – o que pode demorar um longo tempo.
Além disso, a prévia do contracheque pode ajudar no planejamento financeiro.

Tendo uma previsão de quanto irá receber no mês seguinte, o Servidor pode se programar em relação ao pagamento de dívidas, ou se preparar para tomar um empréstimo consignado em um dos melhores bancos, por exemplo.

Veja outras vantagens em acessar a prévia do contracheque.

Conferência dos valores que serão recebidos

É no contracheque do Servidor Público Federal, que o Servidor tem acesso a todos os valores que serão descontados ou acrescidos em seu salário. Entre eles: férias, reajustes e verbas temporárias.

Dessa forma, pode fazer uma consulta prévia para ajudar a verificar antecipadamente se os lançamentos futuros estão corretos. Além de corrigir irregularidades também.

Férias

Por meio do SIGEPE, o Servidor consegue consultar informações sobre as suas férias de modo simplificado e detalhado.

No módulo “Férias Web” é possível programar, alterar e acompanhar a solicitação. Um meio que facilita o processo de marcação de férias sem que necessite de papel para o requerimento.

Lembrete: todo Servidor Público tem direito a 30 dias de férias e a um adicional de um terço.

Reajuste anual

Os reajustes salariais dos Servidores também podem ser acompanhados via SIGEPE. A inclusão desses valores é feita após os mesmos serem autorizados por lei, em publicação oficial.

Verbas temporárias

Outra informação que pode ser conferida pela plataforma diz respeito ao recebimento de verbas temporárias. Isto é, receitas variáveis como complemento de pensão, de proventos ou de salário mínimo também podem ser consultadas online.

E assim, como os valores recebidos, os valores descontados também podem ser avaliados previamente, dando mais visibilidade sobre o valor final a ser transferido na conta do Servidor, no fim do mês.

Conferência dos valores descontados do seu contracheque

O SIGEPE amplia ainda o controle do Servidor Público sobre os valores descontados de sua folha de pagamento. Identifica tanto os descontos compulsórios como os facultativos, e entre eles, caso tenha, as parcelas do empréstimo consignado.

Descontos compulsórios

Os descontos compulsórios, como o próprio nome sugere são aqueles obrigatórios como: impostos, pensões alimentícias, faltas, suspensões e contribuições sindicais podem ser verificados.

Esses são alguns dos exemplos que podem ser consignados em folha. 

Descontos facultativos

São os descontos opcionais como contratação de seguros, plano de saúde e empréstimo consignado, por exemplo.

Neste caso, é o Servidor quem autoriza o desconto. Mas de qualquer forma, os valores também devem ser conferidos, para que não haja inconsistências ou cobranças indevidas.

Em caso de ter um ou mais contratos de empréstimo consignado ativos, o Servidor também pode consultar informações sobre eles, bem como sobre a sua margem consignável SIAPE disponível, além de autorizar novas consignações.

Acompanhar as parcelas do Empréstimo Consignado

O SIGEPE permite ainda que o Servidor possa autorizar, consultar, baixar, compartilhar e imprimir extratos das consignações presentes em seu contracheque.

Vale lembrar que a autorização de consignatária é a declaração em que atesta interesse pelo crédito consignado.

Leia também: como gerar autorização de consignatária no SIGEPE

Outras facilidades oferecidas são: consulta à data da averbação, total de parcelas a descontar e vencimento das prestações. O sistema permite também a consulta de operações finalizadas a partir de setembro de 2015.

Se for encontrado algum problema no valor das parcelas a recomendação é procurar a ajuda da entidade consignatária da operação, ou seja, o banco ou instituição financeira contratada.

Mas o que deve ser feito em caso de encontrar informações divergentes? Saiba agora.

O que fazer se encontrar informações divergentes?

Ao encontrar dados desatualizados no contracheque é preciso verificar se podem ser atualizados no próprio SIGEPE.

A plataforma permite alterações como e-mail, endereço e estado civil. Porém, para mudar os demais dados é necessário entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão responsável.

Muitos Servidores acabam deixando a conferência dos lados e dos valores de lado e, com isso, acabam atrasando o processo de contratação de um empréstimo consignado ou ressarcimento do valor cobrado indevidamente.

Como visto, consultar a prévia do contracheque pode ajudar em vários sentidos. Além de poupar tempo e trazer informações corretas, com o SIGEPE é possível encontrar todas as informações necessárias, a poucos cliques de distância.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.