Como consultar informações do INSS?

Saiba quais são os canais de atendimento para consultar informações do INSS e como se manter informado sobre novidades do órgão.

A Previdência Social faz parte da vida de milhões de brasileiros contribuintes e, portanto, é comum que dúvidas surjam ao longo dos anos. Ciente disso, o órgão disponibiliza canais onde os segurados podem consultar informações do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Saiba onde é possível encontrar respostas para diferentes tipos de dúvidas relacionadas ao INSS.

Onde encontrar informações do INSS?

Antes de mais nada, é preciso diferenciar os tipos de informações. Os segurados que desejam ficar atualizados sobre as novidades e mudanças no órgão, têm a opção de acompanhar portais de conteúdo que tratam do tema.

A bxblue, por exemplo, possui um blog com publicações informativas sobre o INSS e seus benefícios, além de perfis nas redes sociais que também abordam o tema. Também é possível acessar o Portal Gov.br, que contém notícias sobre a Previdência, ou os demais veículos de imprensa.

Contudo, é válido ressaltar que dúvidas relacionadas aos benefícios, a situações específicas de cada pessoa ou até mesmo referentes a dados do órgão, devem ser encaminhadas única e exclusivamente ao INSS.

A página do INSS no Portal Gov.br reúne todos os serviços disponíveis online para segurados com e sem benefício. Ao clicar em uma das opções, o usuário tem acesso a todas as funcionalidades disponíveis, bem como aos detalhes de funcionamento.

Além disso, o portal também conta com uma página de perguntas frequentes recebidas pelo INSS, com todas as respectivas respostas. É aconselhável, portanto, que o segurado verifique se as informações que procura estão documentadas no site do órgão. Do contrário, a melhor saída é entrar em contato com o INSS.

Quais informações podem ser obtidas diretamente com o INSS?

Veja uma lista com temas que devem ser encaminhados diretamente ao órgão, pelos canais de atendimento:

  • Benefícios e Serviços
  • Perícia Médica
  • Extratos, Certidões e Declarações
  • Cadastro
  • Cumprir Exigência/Incluir Documentos
  • Atendimento nas Agências
  • Senha do Meu INSS
  • Atendimento para Advogados

Há serviços online para cada uma dessas categorias. Para acessá-los, basta entrar no site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login pelo sistema gov.br. 

Quem optar pelo aplicativo Meu INSS deve tê-lo instalado no dispositivo móvel. O download pode ser feito pelas lojas de aplicativos App Store ou Play Store.

Portal da Transparência e Dados Abertos

Dados relacionados aos gastos com a Previdência podem ser consultados na página de Previdência Social, no Portal da Transparência.

informações referentes aos benefícios concedidos e média de valores pagos devem ser acessadas por meio da página de Dados Abertos do INSS, no Portal Gov.br.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como entrar em contato com o INSS?

Atualmente, existem duas principais formas de entrar em contato com o INSS: por ligação telefônica ou pelo chat online.

Qual o número do INSS para informações?

Para consultar informações do INSS na Central de Atendimento, os segurados devem discar o número 135. Este é o único número de telefone utilizado pelo órgão.

O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Vale destacar que ligações feitas de telefones fixos e telefones públicos, como orelhões, são gratuitas.

Para dar início ao atendimento, o segurado deve informar dados pessoais como CPF, NIS, NIT, CNPJ ou CPF do empregador ou o número do benefício.

Como ligar do 135 do celular?

A ligação para o 135 pode ser feita normalmente pelo celular, contudo, nesse caso há cobrança de tarifa com custo de uma ligação local.

Como falar com atendente do INSS online?

Além da Central de Atendimento 135, os segurados que desejam consultar informações do INSS podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS e iniciar uma conversa com a assistente virtual Helô.

Ao abrir tanto o site quanto o app, o usuário se depara com o ícone da assistente virtual, antes de fazer o login. Ao clicar no ícone, digitar o nome e o CPF, o chat é aberto e uma lista com diferentes temas relacionados ao INSS é enviada pela assistente Helô. 

Assim que o usuário seleciona uma opção, a assistente envia outra lista com opções para que o segurado forneça mais detalhes sobre sua necessidade.

Em muitos casos, a assistente envia um tutorial com informações sobre qual procedimento deve ser tomado. Se a resposta não for suficiente, o segurado tem a opção de escrever o seu problema no chat.

Ao final da conversa, o usuário pode avaliar o atendimento.

Quem pode entrar em contato com o INSS?

Qualquer pessoa pode ligar para a Central de Atendimento do INSS. Porém, determinadas funções só ficam disponíveis aos segurados do órgão.

O acesso ao Meu INSS, por outro lado, é reservado aos segurados. Com exceção dos serviços sem senha, como calendário de pagamento, emissão de guia de pagamento, dentre outros.

Quem são os segurados do INSS?

São chamados de segurados do INSS as pessoas que possuem inscrição no órgão e fazem a contribuição mensal à Previdência Social

Podem ser segurados os empregados com carteira assinada, trabalhadores avulsos, empregados domésticos, contribuintes individuais e segurados especiais ou facultativos.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado