Como consultar o contracheque GDF pelo Portal do Servidor?

Veja o passo a passo para consultar o contracheque GDF pelo Portal do Servidor. Faça tudo online, pelo computador ou celular.

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O contracheque GDF (Governo do Distrito Federal) pode ser consultado ou obtido facilmente ao acessar o SIGRHNet, que é o Portal do Servidor.

Portanto, se você é servidor do GDF e ainda não tem acesso a essa informação financeira online, saiba como obtê-la em poucos minutos.

Como acessar o contracheque DF?

Contracheque GDF: login

Para acessar o Sistema único de Gestão de Recursos Humanos (disponível no endereço https://www.gdfnet.df.gov.br/), também conhecido como SIGRHNet DF, o servidor do Governo do Distrito Federal precisa logar com o seu CPF e senha.

contracheque GDF
Reprodução: GDF

Caso ainda não tenha a senha ou tenha esquecido ou a bloqueado, o servidor pode clicar nas opções do próprio sistema para solicitar uma nova senha ou recuperá-la:

Não tem uma senha?

Para solicitar a senha é necessário informar o CPF e a data de nascimento, sem espaços e dígitos, ou seja, somente números.

Depois, é preciso inserir o código da figura que aparece abaixo da tela principal, exatamente da forma como está apresentado (letras e números, de modo a respeitar letras maiúsculas e minúsculas). 

Trata-se de um código de segurança, utilizado para verificação da solicitação. Feito isso, basta clicar em “ok”.

Reprodução: GDF

A nova senha pode ser enviada para o e-mail cadastrado no SIGRH. Outra opção é mostrá-la na tela, após a confirmação de mais dados pessoais.

Vale lembrar que a senha é pessoal e intransferível. Ao ter acesso a essa informação, é recomendável anotá-la ou salvá-la em local seguro.

Como receber a senha por e-mail

  • Para habilitar essa opção é necessário ter cadastrado um e-mail válido no SIGRH
  • Para cadastrar um e-mail, o servidor deve se dirigir ao setor de Recursos Humanos do seu órgão

Como receber a senha na tela

  • Ao escolher essa opção será solicitada a inclusão de alguns dados pessoais que devem estar de acordo com aqueles cadastrados no SIGRHNet
  • Ao incluir as informações numéricas, tais como o nº do RG ou dados do Título de Eleitor, é preciso desconsiderar os zeros à esquerda

Após três tentativas fracassadas essa opção é bloqueada não sendo possível, portanto, reiniciar o processo por essa alternativa.

Esqueceu ou bloqueou a senha?

Ao esquecer ou ter a senha bloqueada, o resgate pode ser realizado da mesma forma, online. Nesse caso, o GDF servidor também deve confirmar alguns dados, por questão de segurança, antes de prosseguir.

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Demonstrativo de pagamento

Tanto o demonstrativo de pagamento do mês atual quanto a segunda via dos contracheques podem ser consultados, visualizados ou impressos a partir do SIGRHNet – o portal oficial do Governo do Distrito Federal (GDF).

Reprodução: GDF

Depois de logado, basta clicar na opção “contracheque” e selecionar o ano e mês correspondentes a pesquisa de interesse.

Reprodução: GDF

Para visualizar o GDF contracheque é preciso clicar em “Consultar” e “Visualizar o Contracheque”.

Reprodução: GDF

Exemplo de um SIGRHNet contracheque:

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Fonte: reprodução SIGRHNet/GDFNet

Pelo mesmo sistema, ainda é possível emitir o comprovante de rendimento que é utilizado para a declaração anual do imposto de renda.

Autenticação de contracheque

O comprovante que é emitido pelo Portal do Servidor – DF – Contracheque apresenta um código para autenticação exclusivo. 

A autenticação de contracheques pode ser utilizada por terceiros interessados em comprovar as informações contidas nos contracheques emitidos pelo SIGNet DF (desde junho de 2007).

Reprodução: GDF

A prévia do contracheque do GDF não pode ser autenticada, justamente por ser um documento preliminar e que pode ser alterado até a data da sua emissão.

Em que dia sai o contracheque do GDF?

O contracheque GDF é disponibilizado em dois formatos. São eles:

  • prévia do contracheque;
  • contracheque do mês corrente.

A data de disponibilização no sistema e/ou da emissão das folhas pode variar conforme o órgão. No caso da prévia, a visualização no sistema é feita de forma antecipada.

Atualização de dados – recadastramento GDF

Para manter a base atualizada e com informações reais, o recadastramento dos servidores é feito com frequência.

Servidores ativos

O processo de recadastramento eletrônico pelo Recad (Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados) pode ser solicitado a qualquer momento para atualização de dados.

Vale lembrar que aqueles que não efetuarem o recadastramento podem ter os salários suspensos ou bloqueados.

Servidores inativos

O recadastramento dos servidores inativos é realizado anualmente e conduzido pelo Instituto de Previdência (Iprev) e respeita o mês de aniversário dos aposentados e pensionistas.

Assim como os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), os servidores inativos do GDF precisam fazer a prova de vida anualmente, nas agências do banco onde recebem a aposentadoria ou pensão.

As exceções são válidas para os inativos das Forças de Segurança, para aqueles que recebem pela União (por meio do Fundo Constitucional do DF) e os aposentados e pensionistas de empresas públicas não dependentes do Tesouro Distrital.

Canais de atendimento e contatos

Apesar de ter o atendimento facilitado pelo próprio site, os servidores que necessitarem, podem ir até a sede do Governo para tirar dúvidas sobre o Portal do Servidor GDF.

Portal do Servidor DF

Endereço: Palácio do Buriti, Praça do Buriti – CEP: 70.075-900 Brasília/DF.

Contatos Iprev

O atendimento ao Servidores inativos do GDF, pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal pode ser realizado via telefone, e-mail ou presencialmente:

Endereço: SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF – CEP: 70.308-200 (atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h).

Acesso ao contracheque no SouGov

Os servidores do GDF também podem consultar o contracheque e sua prévia pelo aplicativo SouGov e pelo SouGov web, criados em 2021 para centralizar serviços digitais que tratam da vida funcional dos servidores públicos federais.

A ideia é que os servidores SIAPE deixem de acessar diferentes plataformas para utilizar todas as funcionalidades, como os aplicativos Sigepe, e as encontrem em um único lugar.

A mudança para o SouGov tem sido gradual e, ao passo que novos serviços são adicionados à plataforma, os aplicativos antigos são desativados. A expectativa é que até 2023 a migração tenha sido concluída.

Até o momento, mais de 40 serviços já estão disponíveis no SouGov e, dentre eles, o acesso ao contracheque. Para fazer a consulta, os servidores devem fazer o login por meio de uma conta gov.br, do banco onde o servidor possui conta ou até mesmo do certificado digital.

O aplicativo SouGov pode ser baixado diretamente de lojas de aplicativos como App Store e Play Store. Já o acesso ao SouGov web se dá por meio de um navegador.


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Redação BX Blue

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