Como consultar o contracheque GDF pelo Portal do Servidor?

Publicado em: 13/02/2020

O contracheque GDF (Governo do Distrito Federal) pode ser consultado ou obtido facilmente ao acessar o SIGRHNet, que é o Portal do Servidor. Portanto, se você é Servidor do GDF e ainda não tem acesso a essa informação financeira online, saiba como obtê-la, em poucos minutos.

Como acessar o contracheque do GDF?

Para acessar o Sistema único de Gestão de Recursos Humanos, também conhecido como SIGRHNet, o Servidor do Governo do Distrito Federal precisa logar com o CPF e a sua senha.

Caso ainda não tenha a senha ou tenha esquecido ou a bloqueado, o Servidor pode clicar nas opções do próprio sistema para solicitar uma nova senha ou recuperá-la:

Não tem uma senha?

Para solicitar a senha é necessário informar o CPF e a data de nascimento, sem espaços e dígitos, ou seja, somente números.

Além disso, é preciso inserir o código da figura que aparece abaixo da tela principal, exatamente da forma como está apresentado (letras e números, respeitando ainda letras maiúsculas e minúsculas).  Esse código é um código de segurança, utilizado para verificação da solicitação. Depois, basta clicar em “ok”.

A nova senha pode ser enviada para o e-mail cadastrado no SIGRH. Outra opção é mostrá-la na tela, após a confirmação de mais dados pessoais.

Vale lembrar que a senha é pessoal e intransferível. Ao ter acesso a essa informação, é recomendável anotá-la ou salvá-la em local seguro.

Recebendo a senha por e-mail

  • Para habilitar essa opção é necessário ter cadastrado um e-mail válido no SIGRH;
  • Para cadastrar um e-mail, o Servidor deve se dirigir ao setor de Recursos Humanos do seu órgão.

Mostrando a senha na tela

  • Ao escolher essa opção será solicitada a inclusão de alguns dados pessoais que devem estar de acordo com aqueles cadastrados no SIGRH.
  • Ao incluir as informações numéricas, tais como o nº do RG ou dados do Título de Eleitor, é preciso desconsiderar os zeros à esquerda.

Após três tentativas fracassadas essa opção é bloqueada não sendo possível, portanto, reiniciar o processo por essa alternativa.

Esqueceu ou bloqueou a senha?

Ao esquecer ou ter a senha bloqueado, o resgate pode ser realizado da mesma forma, online. O Servidor do GDF também deve confirmar alguns dados, por questão de segurança.

Demonstrativo de pagamento

Tanto o demonstrativo de pagamento do mês atual quanto a segunda via dos contracheques podem ser consultados, visualizados ou impressos a partir do SIGRHNet.

Depois de logado, basta clicar na opção “contracheque”. Depois de selecionar o mês e ano basta clicar em visualizar contracheque.

Pelo mesmo sistema ainda é possível emitir a declaração de rendimento que é utilizada para a declaração anual do Imposto de Renda.

Autenticação de contracheque

O contracheque do GDF que é emitido pelo Portal do Servidor apresenta um código para autenticação. Essa autenticação de contracheque pode ser utilizada para terceiros interessados em comprovar as informações contidas nos contracheques emitidos pelo SIGRHNet (desde junho de 2007).

A prévia do contracheque do GDF não pode ser autenticada, justamente por ser um documento preliminar e que pode ser alterado até a data da sua emissão.

Atualização de dados – Servidores Ativos

O processo de recadastramento eletrônico pelo Recad (Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados) pode ser solicitado há qualquer momento para atualização de dados. Recentemente, mais de 110.631 Servidores Ativos do Governo do Distrito Federal passaram por este procedimento.

Os profissionais dos órgão da administração direta também devem renovar as informações. Os funcionários das Secretarias de Saúde e de Educação são os próximos do cronograma. Esse recadastramento contará com quatro etapas. A previsão de término de atualização de toda a base é até abril de 2020.

Vale lembrar que aqueles que não efetuarem o seu recadastramento podem ter os salários suspensos ou bloqueados.

Atualização de dados – Servidores Inativos

O recadastramento dos Servidores Inativos é realizado anualmente e conduzido pelo Instituto de Previdência (Iprev) e respeita o mês de aniversário dos aposentados e pensionistas. Assim como no caso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), os Servidores Inativos do GDF precisam fazer a prova de vida nas agências do Banco de Brasília (BRB).

As exceções são válidas para os inativos das Forças de Segurança, para aqueles que recebem pela União (por meio do Fundo Constitucional do DF) e os Aposentados e Pensionistas de empresas públicas não dependentes do Tesouro Distrital.

Canais de Atendimento e Contatos

Apesar de ter o atendimento facilitado pelo próprio site, os Servidores que necessitarem, podem ir até a sede do Governo para tirar dúvidas sobre o Portal do Servidor.

Portal do Servidor

Endereço: Palácio do Buriti, Praça do Buriti – CEP: 70.075-900 Brasília/DF.

Contatos Iprev

O atendimento ao Servidores inativos do GDF, pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal pode ser realizado via telefone, e-mail ou presencialmente:

Telefone: 3105-3446

E-mail: atendimento@iprev.df.gov.br

Endereço: SCS Quadra 09, Torre B, 1º andar, Edifício Parque Cidade Corporate, Asa Sul, Brasília/DF – CEP: 70.308-200 (atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h).

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