Como emitir o demonstrativo de pagamento de salário SPPREV?

bxblue-como-emitir-demonstrativo-de-pagamento-do-salario-SPPREV

O demonstrativo de pagamento de salário da SPPREV pode ser obtido de forma simples, rápida e fácil. É possível ter essa informação em mãos, em poucos minutos.

Saiba como  acessar e porque o demonstrativo é tão importante.

Como emitir o demonstrativo de pagamento do salário SPPREV?

A SPPREV, também chamada de São Paulo Previdência, foi formada para unificar todo o sistema previdenciário do Estado de São Paulo. Com isso, é por meio dessa plataforma que os beneficiários realizam serviços e consultas sem sair de casa.

A SPPREV cuida das aposentadorias e pensões emitidas no Estado de São Paulo. Também é de sua responsabilidade o pagamento dos militares inativos e das pensões administrativas de todos os órgãos, poderes e autarquias do governo.

Um desses serviços é a emissão do demonstrativo de pagamento de salário.

Consultar periodicamente o demonstrativo de pagamento de salário é uma boa maneira de acompanhar os valores que estão sendo recebidos e descontados mensalmente.

Geralmente, aqueles que têm este hábito acabam tendo um controle maior sobre suas finanças.

Há alguns anos atrás era preciso que Servidor do Governo do Estado de São Paulo, Inativo, Aposentado ou Pensionista se dirigisse até um posto da Previdência Social para consultar suas informações.

Entretanto, recentemente o demonstrativo de pagamento deixou de ser encaminhado via Correio. Com a mudança, o documento passará a ser disponibilizado em todos os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, pelo site ou pelo aplicativo.

Se você quer aprender como emitir o seu holerite e entender o funcionamento, confira essas dicas. Suas consultas ficarão muito mais simples, confira!

O que é demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos?

Demonstrativo de pagamento, holerite ou contracheque. Esse documento pode ser conhecido por diversos nomes. Porém, nada mais é do que um extrato impresso ou digital, que relaciona todos os vencimentos de um trabalhador ou beneficiário.

O documento precisa apresentar o nome e o CPF de quem está recebendo o pagamento e o nome da organização pagadora, também conhecida como fonte pagadora. Além disso, é apresentado também uma lista dos proventos e descontos do mês a que se refere.

Ao final do demonstrativo de pagamento é possível encontrar a soma integral. Essa soma contabiliza os proventos e descontos e mostra qual o pagamento líquido total que será efetuado. Ou seja, do valor total, deduzidos os descontos, o que efetivamente cairá na conta na data do pagamento.

O demonstrativo de pagamento é importante para que o beneficiário conheça todos seus registros financeiros do mês. Além disso, o documento é necessário para comprovar renda. Isso será exigido na contratação de um empréstimo consignado, por exemplo.

Já o informe de rendimentos é o documento utilizado na hora de declarar o Imposto de Renda. Tal documento comprova tudo o que foi recebido pelo Servidor ou beneficiário ao longo de um ano.

Leia tambémImposto de Renda: como declarar o Empréstimo Consignado?

Os dois documentos citados são facilmente confundidos, no entanto apresentam diferenças tanto em relação ao período de emissão, quanto em relação às informações disponíveis.

O informe costuma ser fornecido no início de cada ano. Nele devem constar todas as operações financeiras que foram feitas, como depósitos e investimentos. Esse documento também pode ser emitido no site da SPPREV, pelo SIGEPREV.

Saiba agora como emitir o seu comprovante de pagamento de salário.

Como emitir o comprovante pelo caixa eletrônico do Banco do Brasil?

Confira a seguir o passo a passo para emitir o demonstrativo de pagamento nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil:

  1. Insira o cartão de crédito ou débito no caixa eletrônico. Após a leitura, retire o cartão.
  2. Selecione o item “Outras Opções”, no canto direto inferior da tela;
  3. Em seguida, seleciona a opção “Conta Corrente e Consultas”, localizada no canto superior esquerdo da tela;
  4. Depois selecione a opção “BB contracheque” no lado esquerdo da tela;
  5. No campo “identificador/Matrícula” insira o número do CPF. Já no campo “mês e ano” digite o período de consulta desejado. Em seguida basta apertar o botão verde “Confirma”;
  6. Para validar a operação digite a senha do cartão de débito ou crédito, que contém seis dígitos;

Pronto. O demonstrativo de pagamento estará disponível na tela e para impressão.

É importante manter o arquivo salvo em local seguro. Uma dica adicional é fazer uma cópia ou digitalizar o extrato para conservar suas informações. 

Como emitir o comprovante pelo SIGEPREV?

O demonstrativo de pagamento pode ser emitido pela internet, ou seja, de forma online pelo SIGEPREV, que é o Sistema de Gestão de Benefícios Previdenciários da SPPREV. 

Para acessá-lo, os Aposentados e Pensionistas precisam entrar no site ou o aplicativo da SPPREV.

Logo na página inicial do site a opção para emitir o demonstrativo de pagamento está a direita, nos Serviços Online aos Beneficiários.

bxblue-spprev-acesso-demonstrativo-pagamento-de-salario
bxblue: acesso online ao demonstrativo de pagamento de salário SPPREV

Em seguida, o usuário será direcionado para a tela de login e autenticação do SIGEPREV. No primeiro uso será necessário cadastrar uma senha de acesso. Os beneficiários podem acessar o site usando o número do CPF (sem ponto e sem hífen) e sua data de nascimento.

Depois, é necessário cadastrar uma senha de no mínimo seis caracteres, entre números e letras.

bxblue-demonstrativo-de-pagamento-do-salario-SPPREV-SIGEPREV-acesso
bxblue: acesso online ao demonstrativo de pagamento de salário SPPREV – SIGEPREV

Ainda, no momento do cadastro, será preciso que o Servidor ou beneficiário responda três perguntas de segurança. As respostas serão usadas, futuramente, em caso de perda da senha de acesso.

Caso o usuário esteja com o seu cadastro bloqueado, basta entrar em contato, por telefone, com o atendimento da SPPREV no número 0800 777 7738. O interessado também pode se dirigir ao posto da Previdência mais próximo.

A saber, ainda na opção de Serviços Online aos Beneficiários, é possível emitir o informe de rendimentos e manter os dados cadastrais atualizados, quando há mudança de endereço por exemplo.

A opção de acesso ao demonstrativo de pagamento do salário está disponível tanto no site, quanto no aplicativo da SPPREV.

Site SPPREV

O site da SPPREV (www.spprev.sp.gov.br) oferece diversos serviços online. Pode facilitar o dia a dia dos beneficiários, uma vez que serviços que antigamente precisavam ser resolvidos presencialmente agora podem ser resolvidos online.

O autoatendimento agiliza a resolução de serviços rápidos, como a emissão do demonstrativo de pagamento. Porém, sempre vale lembrar: as senhas de acesso não devem ser fornecidas a terceiros.

Aplicativo SPPREV

A São Paulo Previdência lançou recentemente um aplicativo móvel para smartphone. A ferramenta também oferece serviços de consultas online, como ao demonstrativo de pagamento e o informe de rendimentos.

O aplicativo (com ícone cinza e verde) já está disponível para ser baixado, gratuitamente, na Google Play e na App Store.

Tal medida foi tomada quando, em 2017, o IBGE identificou que mais de 70% da população brasileira já usa smartphones.

Por que consultar o holerite de pagamento é importante?

Consultar o demonstrativo de pagamento é importante para ter um comprovante de renda atualizado (já que os holerites não são encaminhados mais pelo Correio) e também para controlar o montante que foi recebido

Essa informação pode até parecer comum, mas, com a correria do dia a dia, muitos beneficiários acabam não consultando o holerite de pagamento. E isso é muito importante para o planejamento financeiro.

Saiba agora outros 4 motivos básicos para ter o seu extrato, holerite ou contracheque em mãos.

1 – Conferir os valores pagos

Os valores pagos são, na teoria, sempre os mesmos. Por isso, muita gente não se importa em conferir o pagamento todo mês.

Porém, alguns erros podem acontecer. Seja por falha na inserção das informações no sistema ou pelo processamento dessas informações. Por isso, é preciso ficar atento, principalmente quando há valores esporádicos a serem pagos, como é o caso do 13º salário.

Já há alguns anos o Governo Federal tem feito esse pagamento em duas partes. As datas de recebimento variam de acordo com o número final do benefício. Sendo assim, é importante acompanhar o recebimento dos valores. 

2 – Conferir os descontos realizados

Assim como no caso dos valores pagos, os valores descontados também precisam ser acompanhados de perto. Principalmente por quem tem descontos mensais. As deduções podem ser compulsórias ou facultativas.

Leia tambémComo funciona a consignação na folha de pagamento?

E caso o beneficiário fique com alguma dúvida, não há porque não questionar. Neste caso, é recomendado se dirigir a um Posto de Atendimento da SPPREV para esclarecer as dúvidas.

Acompanhar os descontos realizados todo mês também é importante para evitar golpes e fraudes.

3 – Conferir o pagamento da parcela do Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é o modelo de crédito que tem suas parcelas mensais descontadas diretamente do pagamento do cliente. Ou seja, antes mesmo de receber o salário ou benefício.

Mesmo que as parcelas do consignado sejam fixas, é importante acompanhar seus descontos. 

Para quem tem mais de um empréstimo consignado, então, o cuidado deve ser ainda maior. No demonstrativo de pagamento é possível acompanhar, além dos valores descontados, o número de parcelas que já foram e ainda faltam ser pagas.

Com isso, também é possível saber a margem consignável, que é o total permitido para uso com empréstimos ou cartão de crédito consignado.

Como você viu, os serviços online da SPPREV vieram para facilitar o cotidiano dos Servidores inativos, Aposentados e Pensionistas. 

Agora você já sabe como acessar o demonstrativo de pagamento da SPPREV pelo Banco do Brasil ou SIGEPREV, consulte suas informações.

Aproveite também para conhecer mais sobre os empréstimos consignados e acesse sua margem consignável. Com esses dados em mãos você pode fazer uma simulação de crédito online agora mesmo!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como emitir o demonstrativo de pagamento de salário SPPREV?

Posts recomendados