Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda?

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Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda?

Essa é uma dúvida bem comum. Todo ano, na hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda (IR), os beneficiários do INSS precisam apresentar um informe de rendimentos. E, por isso, é preciso saber emitir o extrato INSS.

Esse documento demonstra a movimentação de dinheiro que foi realizada durante o último ano. Nele constam todos os valores que foram depositados na conta do beneficiário, bem como no caso dos empréstimos consignados tomados.

Sendo assim, Aposentados, Pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social precisam prestar esclarecimentos à Receita Federal, anualmente. E isso vale tanto para residentes no Brasil, quanto segurados que residem no exterior.

Contudo, na hora de emitir o extrato INSS, muitas pessoas ficam confusas e não sabem como acessar essas informações. Isso acaba atrapalhando o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Se este é o seu caso aproveite para aprender, de uma vez por todas, como emitir o extrato INSS. É fácil e você não vai precisar se preocupar com isso já a partir da próxima entrega do IR. Confira!

Quais são as opções para consultar e emitir o extrato INSS?

Como já foi dito, este documento demonstra todos os valores que foram pagos a um beneficiário do INSS durante um ano. O extrato está disponível para todo e qualquer cidadão que receba auxílio do órgão, como Aposentados ou Pensionistas.

O documento pode ser obtido de duas formas:

  1. O beneficiário deve se dirigir até a agência do INSS mais próxima e solicitá-lo;
  2. Pode também emitir a declaração pela internet, sem sair de casa, por meio dos sites oficiais.

Vale destacar que em qualquer uma das duas opções o beneficiário vai precisar ter em mãos alguns dados básicos.

São esses: o número do benefício, sua data de nascimento e CPF. Para emitir o extrato INSS também é preciso informar o nome completo de quem recebe os pagamentos.

1) Unidade do INSS

Para emitir o extrato INSS em uma das agências oficiais da instituição o beneficiário precisa ir pessoalmente até o local, com toda a documentação que é exigida. Além que já foi falado é importante também portar um comprovante de residência, que deve ser solicitado no ato da consulta.

O documento pode ser emitido até mesmo pelo autoatendimento ao cliente, que fica disponível nas agências. A consulta não é difícil de ser realizada. Contudo, caso o beneficiário tenha dúvidas, pode solicitar ajuda.

Inclusive o Aposentado ou Pensionista pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social para esclarecer qualquer questionamento. O telefone disponível é o 135.

Para evitar informações equivocadas, é importante ressaltar, esse é o telefone mais indicado para a resolução de problemas. O telefonema pode ser feito de qualquer região do país e é gratuito.

2) Consulta pela Internet (acesso extrato INSS online)

Quem não quiser ir pessoalmente até uma agência poderá emitir o extrato INSS sem sair de casa, pela Internet. O documento, aliás, pode ser consultado e impresso em poucos minutos.

Acompanhe o passo a passo a seguir e emita seu extrato INSS para o Imposto de Renda online.

Primeiramente tenha os documentos pessoais em mãos: nome completo, RG, CPF, data de nascimento e número do benefício. Ainda será necessário informar o ano que deseja emitir o extrato INSS, já que os documentos anteriores também podem ser consultados.

Passo 1: Em seguida acesse o site da Previdência Social e preencha todos os campos solicitados.

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bxblue: acesso ao extrato INSS para Declaração de Imposto de Renda

 

Passo 2: Pronto! Na próxima tela já será exibido o extrato do INSS referente ao ano escolhido para a consultar.

É recomendado salvar uma cópia do documento no computador ou celular e ter as informações em mãos na hora de declarar o Imposto de Renda ou enviar as informações para contador.

Meu INSS

Há ainda outra forma de emitir o extrato INSS pela internet, através do site do próprio INSS, a partir de um recurso exclusivo chamado Meu INSS.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Passo 1: acesse o site oficial para entrar no Meu INSS.

 

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bxblue: acesso ao extrato INSS para Declaração de Imposto de Renda (Meu INSS)

 

Passo 2:  O passo seguinte é clicar na opção “Histórico para Imposto de Renda” e, logo após, clicar em “fazer login”.

Se esse for o primeiro acesso será necessário se cadastrar e obter uma senha. Caso contrário, basta  informar os dados de acesso. 

 

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Para quem está acessando o Meu INSS pela primeira vez, após o cadastro inicial, também será necessário desbloquear a senha informada.

É possível fazer o desbloqueio em uma das agências do INSS ou ligando para o telefone 135, o número de atendimento da Previdência Social.

Após o cadastro e o desbloqueio da senha o usuário já conseguirá consultar e emitir o extrato INSS rapidamente.

Há também alguns bancos que disponibilizam o extrato INSS em seus caixas de autoatendimento, os caixas eletrônicos.  Na hora de receber o benefício vale a pena se informar se esta é uma opção disponível no banco em que recebe.

Passo 3: tendo o acesso liberado, basta então selecionar o ano de interesse e visualizar ou emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda.

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF

A declaração de Imposto de Renda é, atualmente, obrigatória para todos que tenham recebido rendimentos acima da soma de R$28.559,70.

Também deve declarar seus bens aqueles que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$40.000,00.

Quem faz operações em bolsas de valores ou mercados futuros se junta ao grupo daqueles que devem informar seus rendimentos.

Tal declaração normalmente é feita entre os meses de março e abril de todos os anos, por meio de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela própria Receita Federal.

Informe de rendimentos INSS

Os Aposentados, Pensionistas e demais beneficiários do INSS precisam apresentar o informe de rendimentos do ano na hora de declarar o IR. A emissão de tal documento, como já dito, portanto, é obrigatória.

É comum que o informe referente ao ano anterior fique pronto no começo do ano seguinte. Ou seja, você vai conseguir emitir o documento do ano passado mais ou menos a partir do mês de fevereiro do ano vigente.

Essa data vale tanto para o extrato solicitado diretamente na agência quanto para o documento que é emitido por meio da internet. O informe dos anos anteriores também fica sempre disponível para consulta ou impressão.

Informe de rendimentos INSS 2018

O informe de rendimentos INSS 2018, ano base 2017, está disponível. Já o informe para a Declaração do Imposto de Renda 2019, com ano base 2018, poderá ser consultado, provavelmente, a partir do início do próximo ano.

E como declarar o empréstimo no Imposto de Renda?

Aproveite então para saber como declarar o seu empréstimo consignado vigente ou quitado.

Viu só? Agora que você já sabe como emitir o extrato INSS sua declaração de Imposto de Renda será feita com muito mais facilidade. Aproveite para conhecer o site da Previdência Social e já ficar preparado a entrega da declaração no próximo ano e ficar em dia com o “leão”.

 

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