Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda?

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Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda?

Todo ano, na hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda (IR), os beneficiários do INSS precisam apresentar um informe de rendimentos. E, por isso, é preciso saber emitir o extrato para Imposto de Renda (IR).

Esse documento demonstra a movimentação de dinheiro que foi realizada durante o último ano. Nele constam todos os valores que foram depositados na conta do beneficiário, assim como os empréstimos consignados tomados.

Sendo assim, Aposentados, Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social precisam prestar esclarecimentos à Receita Federal, anualmente. E isso vale tanto para residentes no Brasil, quanto segurados que residem no exterior.

Contudo, na hora de emitir o extrato INSS, muitas pessoas ficam confusas e não sabem como acessar essas informações. Isso acaba atrapalhando o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Se este é o seu caso aproveite para aprender, de uma vez por todas, como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda e faça sua declaração 2019. Confira!

Quais são as opções para consultar e emitir o extrato INSS?

O extrato para Imposto de Renda INSS demonstra todos os valores que foram pagos a um beneficiário do INSS durante um ano. O documento está disponível para todo e qualquer cidadão que receba auxílio da instituição.

O extrato para essa finalidade pode ser obtido de duas formas:

  1. Online: o informe de rendimentos pode ser emitido pela internet, sem sair de casa, por meio dos sites oficiais (Meu INSS ou Previdência Social).
  2. Presencialmente: o beneficiário deve se dirigir até a agência do INSS mais próxima e solicitá-lo;

Vale destacar que em qualquer uma das duas opções o beneficiário precisa ter em mãos alguns dados básicos.

São esses: o número do benefício, sua data de nascimento e CPF. Para emitir o extrato INSS também é preciso informar o nome completo de quem recebe os pagamentos.

Veja agora como fazer a sua solicitação ou acessar o informe de rendimentos INSS para a Declaração de Imposto de Renda 2019.

1) Consulta do extrato INSS pela Internet

Com a consulta do extrato pela internet é possível ter acesso as informações necessárias, em poucos minutos. 

Aproveite para ver em detalhes como fazer essa consulta pelo computador, smartphone ou tablet.

Meu INSS – Extrato para Imposto de Renda online

Há ainda outra forma de emitir o extrato INSS online, através do site do próprio INSS, a partir de um recurso exclusivo chamado Meu INSS.

Leia tambémO que é e como acessar o “Meu INSS”?

Veja também como consultar o extrato para Imposto de Renda 2019 pelo Meu INSS. Siga esse passo a passo (navegue pelas telas abaixo clicando nas setas para o lado):

 

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Veja a seguir o passo a passo detalhado.

Passo 1: acesse o site oficial para entrar no Meu INSS.

 

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bxblue: acesso ao extrato INSS para Declaração de Imposto de Renda (Meu INSS)

 

Passo 2:  O passo seguinte é clicar na opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” e, logo após, clicar em “fazer login”.

Informe o CPF e a sua senha e depois clique em “não sou um robô”. Em seguida, a tela de login será fechada automaticamente e você já estará logado, ou seja, conectado para as consultas necessárias.

 

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bxblue: acesso ao Extrato para Imposto de Renda (Meu INSS)

 

Se esse for o primeiro acesso será necessário se cadastrar e obter uma senha. Caso contrário, basta  informar os dados de acesso. 

Para quem está acessando o Meu INSS pela primeira vez, após o cadastro inicial, também será necessário desbloquear a senha informada.

É possível fazer o desbloqueio em uma das agências do INSS ou ligando para o telefone 135, o número de atendimento da Previdência Social.

Após o cadastro e o desbloqueio da senha já é possível consultar e emitir o extrato INSS rapidamente.

Há também alguns bancos que disponibilizam o extrato INSS em seus caixas de autoatendimento, os caixas eletrônicos.  Na hora de receber o benefício vale a pena se informar se esta é uma opção disponível no banco em que recebe.

Passo 3: tendo o acesso liberado, basta então selecionar o ano-calendário de interesse e o benefício (caso tenha mais de um). Em seguida, já é possível visualizar ou emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda.

Site Previdência Social

Para consultar o extrato online para o IR, pelo site do INSS, siga esse passo a passo (navegue pelas telas abaixo clicando nas setas para o lado):

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Quem não quiser ir pessoalmente até uma agência poderá emitir o extrato INSS sem sair de casa, pela Internet. O documento, aliás, pode ser consultado e impresso em poucos minutos.

Acompanhe o passo a passo a seguir e emita seu extrato INSS para o Imposto de Renda online.

Primeiramente tenha os documentos pessoais em mãos: nome completo, RG, CPF, data de nascimento e número do benefício. 

Passo 1: Em seguida acesse o site da Previdência Social e preencha todos os campos solicitados.

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bxblue: acesso ao extrato INSS para Declaração de Imposto de Renda (site Previdência Social)

 

Passo 2: Pronto! Na próxima tela já será exibido o extrato para Imposto de Renda do INSS referente ao ano escolhido.

Vale lembrar que a Declaração do Imposto de Renda 2019, tem como ano-base 2018. Portanto, é preciso consultar esse período.

Na mesma tela ainda é possível consultar o extrato para imposto de renda anos anteriores.

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bxblue: acesso ao extrato INSS para Declaração de Imposto de Renda (site Previdência Social)

 

É recomendado salvar uma cópia do documento no computador ou celular e ter as informações em mãos na hora de declarar o Imposto de Renda ou enviar as informações para contador.

2) Agências de Previdência Social (APS)

Para emitir o extrato INSS em uma das agências oficiais da instituição o beneficiário precisa ir pessoalmente até uma das Agências de Previdência Social, com toda a documentação que é exigida.

O serviço deve ser agendado previamente. O agendamento pode ser realizado pelo “Meu INSS”. 

É importante apresentar também um comprovante de residência, que deve ser solicitado no ato da consulta.

O documento pode ser emitido até mesmo pelo autoatendimento ao cliente, que fica disponível nas agências. A consulta não é difícil de ser realizada.

Contudo, caso o beneficiário tenha dúvidas, o Aposentado ou Pensionista pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social. O telefone disponível é o 135.

Saiba agora quem deve declarar o IR 2019.

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF

A declaração de Imposto de Renda é, atualmente, obrigatória para todos que tenham recebido rendimentos acima da soma de R$28.559,70.

Também deve declarar seus bens aqueles que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$40.000,00.

Quem faz operações em bolsas de valores ou mercados futuros se junta ao grupo daqueles que devem informar seus rendimentos.

Tal declaração normalmente é feita entre os meses de março e abril de todos os anos, por meio de ferramentas eletrônicas disponibilizadas pela própria Receita Federal.

Informe de rendimentos INSS

Os Aposentados, Pensionistas e demais beneficiários do INSS precisam apresentar o informe de rendimentos do ano na hora de declarar o IR. A emissão desse extrato específico, portanto, é obrigatória.

Quando começa a declaração do Imposto de Renda 2019?

Vale lembrar que neste ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda é de 07 de Março a 30 de Abril de 2019. 

Servidores Públicos Federais (SIAPE) devem emitir o informe de rendimentos pelo SIGEPE.

Informe de rendimentos INSS 2018

O informe de rendimentos INSS 2019, ano base 2018 já está disponível pra consulta online ou impressão. 

E como declarar o empréstimo no Imposto de Renda?

Aproveite então para saber como declarar o seu empréstimo consignado vigente ou quitado.

Viu só? Agora que você já sabe como emitir o extrato INSS sua declaração de Imposto de Renda será feita com muito mais facilidade.

Aproveite para emitir o seu extrato, transmitir sua declaração e já ficar em dia com o “leão”.

 

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