Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda 2022?

Saiba agora como emitir o extrato INSS para a Declaração do Imposto de Renda 2022 de aposentados e pensionistas.

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Todos os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam apresentar os Informes de Rendimentos na hora de fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). E, por isso, é preciso saber como emitir o extrato para Imposto de Renda de pessoas físicas – extrato INSS IRPF 2022.

A obrigação anual junto a Receita Federal é válida tanto para para residentes no Brasil, quanto para os segurados que moram no exterior.

O extrato para essa finalidade pode ser obtido de duas formas:

  1. Online: pela internet, sem sair de casa, por meio dos sites Meu INSS ou Previdência Social e também pelo aplicativo Meu INSS;
  2. Presencialmente: presencialmente, na agência mais próxima do INSS mais próxima. O serviço precisa ser agendado.

Veja agora o passo a passo detalhado de como obter o extrato INSS para Imposto de Renda 2022. Confira.

Quais são as opções para consultar e emitir o extrato INSS?

Como emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda?

O extrato para Imposto de Renda INSS demonstra todos os valores que foram pagos a um beneficiário do INSS, durante um ano. O documento está disponível para todo e qualquer cidadão que receba auxílio da instituição.

Veja duas formas de fazer a solicitação ou acessar o informe de rendimentos INSS para a Declaração do IR 2022.

1) Consulta do extrato INSS pela Internet

Com a consulta do extrato INSS para o IRPF 2022 feita pela internet é possível ter acesso às informações necessárias em poucos minutos. O acesso pode ser realizado pelo computador, smartphone ou tablet.

Site Meu INSS – Extrato para Imposto de Renda online

A plataforma Meu INSS oferece diversos serviços gratuitos aos segurados do órgão, inclusive o extrato do Imposto de Renda. Veja o passo a passo para obter o documento pelo site ou aplicativo:

Passo 1: acesse o site do Meu INSS e entre na conta com o CPF e senha. Este serviço é autenticado, ou seja, precisa da identificação do beneficiário.

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Foto: Reprodução | Meu INSS
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Foto: Reprodução | Meu INSS
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Foto: Reprodução | Meu INSS

Caso ainda não tenha um cadastro, é necessário criar pelo Portal Gov.Br.

A conta no sistema gov.br, também chamada de login único, é válida para outros serviços digitais do governo, além do acesso ao aplicativo Meu INSS.

Passo 2:  na página inicial, clique em “Serviços” e, depois, em “Extratos/Certidões/Declarações”. Por fim, clique em “Extrato de Imposto de Renda”.

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Foto: Reprodução | Meu INSS
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Foto: Reprodução | Meu INSS

Passo 3: na próxima tela, basta selecionar o ano-calendário de interesse e o benefício (caso tenha mais de um). Em seguida, já é possível visualizar ou emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda. Para o IR 2022, o ano-calendário a ser emitido é 2021.

O documento pode ser salvo para futuras consultas ou acessado novamente online, sempre que necessário.

IMPORTANTE: o Informe de Rendimentos ou extrato para Imposto de Renda só estará disponível para quem já teve o benefício concedido.

Site da Previdência Social

Já a emissão do extrato INSS para o IR pelo site da Previdência Social pode ser realizada em dois passos:

Passo 1: acesse o site da Previdência Social e preencha todos os campos solicitados.

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Foto: Reprodução | Previdência Social

Passo 2: o extrato para Imposto de Renda do INSS referente ao ano escolhido já será demonstrado na próxima tela.

Para facilitar o acesso, o documento pode ser salvo no computador ou celular. É imprescindível ter essa informação em mãos no momento de fazer a declaração do IR.

Aplicativo Meu INSS – Extrato para Imposto de Renda online

Os usuários que preferirem, podem acessar o extrato pelo aplicativo Meu INSS. Confira o tutorial:

Passo 1: faça o download e instale o aplicativo no smartphone ou tablet. O app está disponível para Android ou iOS.

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Foto: Reprodução | App Store
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Foto: Reprodução | Play Store

Para iniciar a instalação, basta clicar na opção “Instalar” ou “Obter” e seguir as instruções.

Passo 2: acesse a conta com o CPF e senha cadastrados no gov.br, assim como no site Meu INSS.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

Passo 3: clique no menu lateral esquerdo, na página inicial. Selecione a opção “Extratos/Certidões/Declarações” e, depois, “Extrato de Imposto de Renda”.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

2) Agências da Previdência Social (APS)

Para emitir o extrato INSS em uma das Agências da Previdência Social, é preciso agendar o serviço com antecedência. Além disso, o aposentado ou pensionista precisa apresentar a documentação necessária: documento com foto e CPF.

Vale destacar que os procuradores ou representantes legais devem apresentar a procuração no nome do segurado. Em caso de dúvida, é recomendável ligar na Central 135.

Passo 1: acesse o site do Meu INSS e entre na conta conforme as dicas já mencionadas.

Passo 2: digite “Agendamentos/Solicitações” na tela inicial e clique na primeira opção.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

Passo 3: busque a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR) – Atendimento presencial” e clique em “Avançar”.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

Passo 4: preencha as informações solicitadas e clique em “Avançar”.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

Passo 5: digite o CEP e clique em “Consultar”.

Passo 6: selecione a agência desejada e siga as próximas orientações.

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Foto: Reprodução | Meu INSS

IMPORTANTE: o agendamento e não comparecimento pode gerar responsabilização civil, penal e administrativa nos termos da lei. Portanto, siga com o requerimento apenas se for extremamente necessário.

Após o agendamento, compareça ao local na data e horário agendados para retirar o extrato impresso.

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Novidades no IRPF 2022: pagamento via Pix e declaração pré-preenchida

Pela primeira vez, a restituição do imposto de renda poderá ser paga via Pix, o sistema de pagamentos instantâneo. A Receita Federal alegou que o método de pagamento tornará a devolução do dinheiro mais rápida nos casos em que houver mudança de conta bancária após a entrega da declaração.

Contudo, a mudança só estará disponível para quem tiver a chave Pix associada ao número do CPF.

A segunda novidade é que a declaração pré-preenchida, até então uma opção somente para quem possuía certificado digital. Em 2022, o formato pré-preenchido também estará disponível para quem tem selo prata ou ouro na conta gov.br.

O recurso estará disponível a partir do dia 15 de março.

Outra mudança anunciada pela Receita Federal é a possibilidade de incluir testes de covid-19 realizados em laboratórios na declaração, que serão deduzidos como despesa médica. Testes feitos em farmácia não serão deduzidos.

Quanto ao auxílio emergencial, é poupo provável que aqueles que o receberam tenham que devolver o benefício, como ocorreu em 2021. O pagamento de imposto e a obrigatoriedade de efetuar a declaração recairá sobre quem recebeu rendimentos tributáveis no valor acima de R$ 28.559,70 no último ano.

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física: quem deve fazer?

A declaração de Imposto de Renda é, atualmente, obrigatória para todos que tenham recebido rendimentos acima da soma de R$ 28.559,70 em 2021.

Também deve declarar seus bens aqueles que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 40.000,00.

Quem faz operações em bolsas de valores ou mercados futuros se junta ao grupo daqueles que devem declarar. Assim como os que tinham posses acima de R$ 300 mil até o fim do ano anterior, bem como aqueles que escolheram a isenção de imposto de venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.

O período para a transmissão da declaração é de 7 de março a 29 de abril de 2022.


Em suma, deve declarar o IR 2022:

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante o ano passado;
  • recebeu rendimentos isentos acima de R$ 40.000,00 durante o ano;
  • obteve ganho de capital na venda de bens ou realizaram operações de qualquer tipo na Bolsa de Valores;
  • tinha posses somando mais de R$300 mil até 31/12/2021;
  • escolheu a isenção de imposto de venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.

Os beneficiários que contrataram empréstimo consignado em 2021 ou que pagaram parcelas dos contratos acima de R$ 5.000,00 também devem declarar o empréstimo.

Pronto.  Agora você já sabe como emitir o extrato INSS para sua declaração de Imposto de Renda. Aproveite para enviar sua declaração e ficar em dia com a Receita Federal.


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Redação BX Blue

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