Todas as pessoas aposentadas e pensionistas da Previdência Social que precisam prestar contas ao Leão irão utilizar o Informe de Rendimentos na hora de fazer a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). E, por isso, é preciso saber como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda de pessoas físicas.
A obrigação anual junto a Receita Federal é válida tanto para para residentes no Brasil, quanto para os beneficiários que moram no exterior.
O extrato para essa finalidade pode ser obtido de duas formas:
- Online: pela internet, sem sair de casa, por meio dos sites Meu INSS ou Previdência Social e também pelo aplicativo Meu INSS;
- Presencialmente: presencialmente, na agência mais próxima do INSS mais próxima. O serviço precisa ser agendado.
Veja agora o passo a passo detalhado de como obter o extrato INSS para Imposto de Renda 2023. Confira.
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Quais são as opções para consultar e emitir o extrato INSS para o IR 2023?
O extrato INSS para Imposto de Renda demonstra todos os valores que foram pagos a uma pessoa beneficiária do INSS, durante um ano. O documento está disponível para todo e qualquer cidadão que receba valores do órgão previdenciário.
Veja duas formas de fazer a solicitação ou acessar o informe de rendimentos INSS para a Declaração do IR 2023.
1) Consulta do extrato INSS pela Internet
Com a consulta do extrato INSS para o IRPF 2023 feita pela internet é possível ter acesso às informações necessárias em poucos minutos. O acesso pode ser realizado pelo computador, smartphone ou tablet.
Site Meu INSS – Extrato para Imposto de Renda online
A plataforma Meu INSS oferece diversos serviços gratuitos aos segurados do órgão, inclusive o extrato do Imposto de Renda. Veja o passo a passo para obter o documento pelo site ou aplicativo:
Passo 1: acesse o site do Meu INSS e entre na conta com o CPF e senha. Este serviço é autenticado, ou seja, precisa da identificação do beneficiário.









Caso ainda não tenha um cadastro, é necessário criar pelo portal gov.br.
A conta no sistema gov.br, também chamada de login único, é válida para outros serviços digitais do governo, além do acesso ao aplicativo Meu INSS.
Passo 2: na página inicial, clique em “Serviços” e, depois, em “Extratos/Certidões/Declarações”. Por fim, clique em “Extrato de Imposto de Renda”.






Passo 3: na próxima tela, basta selecionar o ano-calendário de interesse e o benefício (caso tenha mais de um). Em seguida, já é possível visualizar ou emitir o extrato INSS para o Imposto de Renda. Para o IR 2023, o ano-calendário a ser emitido é 2022.
O documento pode ser salvo para futuras consultas ou acessado novamente online, sempre que necessário.
IMPORTANTE: o Informe de Rendimentos ou extrato para Imposto de Renda só estará disponível para quem já teve o benefício concedido.
Site da Previdência Social
Já a emissão do extrato INSS para o IR pelo site da Previdência Social pode ser realizada em dois passos:
Passo 1: acesse o site da Previdência Social e preencha todos os campos solicitados.



Passo 2: o extrato para Imposto de Renda do INSS referente ao ano escolhido já será demonstrado na próxima tela.
Para facilitar o acesso, o documento pode ser salvo no computador ou celular. É imprescindível ter essa informação em mãos no momento de fazer a declaração do IR.
Aplicativo Meu INSS – Extrato para Imposto de Renda online
Os usuários que preferirem podem acessar o extrato pelo aplicativo Meu INSS. Confira o tutorial:
Passo 1: faça o download e instale o aplicativo no smartphone ou tablet. O app está disponível para Android ou iOS.






Para iniciar a instalação, basta clicar na opção “Instalar” ou “Obter” e seguir as instruções.
Passo 2: acesse a conta com o CPF e senha cadastrados no gov.br, assim como no site Meu INSS.



Passo 3: clique no menu lateral esquerdo, na página inicial. Selecione a opção “Extratos/Certidões/Declarações” e, depois, “Extrato de Imposto de Renda”.



2) Agências da Previdência Social (APS)
Para emitir o extrato INSS em uma das Agências da Previdência Social é preciso agendar o serviço com antecedência. Além disso, o aposentado ou pensionista precisa apresentar a documentação necessária: documento com foto e CPF.
Vale destacar que os procuradores ou representantes legais devem apresentar a procuração no nome do beneficiário. Em caso de dúvida, é recomendável ligar na Central do INSS 135.
Passo 1: acesse o site do Meu INSS e entre na conta conforme as dicas já mencionadas.
Passo 2: digite “Agendamentos/Solicitações” na tela inicial e clique na primeira opção.



Passo 3: busque a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR) – Atendimento presencial” e clique em “Avançar”.



Passo 4: preencha as informações solicitadas e clique em “Avançar”.



Passo 5: digite o CEP e clique em “Consultar”.



Passo 6: selecione a agência desejada e siga as próximas orientações.



IMPORTANTE: o agendamento e não comparecimento pode gerar responsabilização civil, penal e administrativa nos termos da lei. Portanto, siga com o requerimento apenas se for extremamente necessário.
Após o agendamento, compareça ao local na data e horário agendados para retirar o extrato impresso.



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Novidades no IRPF 2023: declaração pré-preenchida
Pela primeira vez, a Receita Federal estendeu o prazo da declaração do IRPF, com o objetivo de permitir que o maior número de pessoas tenham acesso à declaração pré-preenchida, facilitando o procedimento.
Antes a opção estava disponível somente para quem possuía certificado digital. Desde 2022, o formato pré-preenchido também está disponível para quem tem selo de confiabilidade prata ou ouro na conta gov.br.
O período para a transmissão da declaração é de 15 de março a 31 de maio de 2023.
Os beneficiários que contrataram empréstimo consignado em 2022 ou que pagaram parcelas dos contratos acima de R$ 5 mil também devem declarar o empréstimo.
Pronto. Agora você já sabe como emitir o extrato INSS para sua declaração de Imposto de Renda. Se prepare antecipadamente para a declaração e faça o envio dentro do prazo da Receita Federal para não correr risco de pagar multas.
Perguntas frequentes sobre o extrato INSS para o imposto de renda
1. O que é o comprovante de rendimentos INSS?
É o documento que relaciona todos os valores pagos pela Previdência Social a pessoa beneficiária de aposentadoria, pensão ou auxílio, incluindo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O comprovante pode ser emitido, conforme os passos elencados acima, como “extrato INSS para imposto de renda”.
2. É preciso pagar para emitir o extrato INSS para o IR 2023?
Não, o INSS fornece o extrato de rendimentos gratuitamente a todos as pessoas que recebem algum tipo de benefício do órgão. Seja para emitir online (Meu INSS) ou presencialmente, não há qualquer cobrança.
3. A Dataprev que emite o extrato de pagamento?
Na verdade, o documento é acessível por meio da plataforma do Meu INSS (site e aplicativo).
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