Como entrar no INSS? Confira os passos para login

Seja pelo site ou pelo aplicativo, aposentados e pensionistas da Previdência podem entrar no INSS e aproveitar mais de 90 serviços digitais.

entrar no INSS - mulher usando notebook

Aposentados e pensionistas frequentemente precisam entrar no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para acessar os mais de 90 serviços virtuais da Previdência Social. Até mesmo os atendimentos presenciais, como a perícia médica, podem ser marcados pelas plataformas online.

Mesmo antes da pandemia, o Instituto já vinha fazendo aportes na inovação digital de seus processos. Contudo, a covid-19 — e seu consequente isolamento social — fez com que o uso da tecnologia nas questões previdenciárias avançasse ainda mais. Afinal de contas, muitas unidades físicas suspenderam o funcionamento, obrigando o usuário a utilizar as ferramentas digitais da Previdência.

O beneficiário precisa, contudo, saber fazer o login no INSS para aproveitar o atendimento digital. Descubra como entrar no INSS pelo site e pelo app.

Quem pode entrar no INSS pelo site e pelo aplicativo?

Todos os segurados da Previdência Social podem acessar o Meu INSS, inclusive os que moram fora do país. Desse modo, a mesma regra vale para o site e o app do INSS.

Quando se fala na qualidade de segurado do INSS estão incluídas também as pessoas que ainda trabalham, bem como quem está em vias de se aposentar ou precisa pedir auxílio-doença.

Por sua vez, beneficiários, a exemplo de aposentados e pensionistas, também têm direito a utilizar o atendimento remoto. Por essa razão, atualmente, os segurados vão às agências físicas apenas em caso de necessidade, como para passar por perícia médica.

Quais os canais online para entrar no INSS?

Desde janeiro de 2021, o INSS mantém um canal da Previdência no YouTube. Nele, é possível assistir a vídeos com dicas sobre o uso do aplicativo Meu INSS. Além disso, o canal conta com filmagens que revelam instruções para utilizar o site.

Assim, tem bastante material para aprender a navegar pelas ferramentas do instituto. E por falar em aprender a entrar no INSS pela internet, logo a seguir há um resumo dos dois principais canais que concentram os serviços previdenciários: o app e o site. Confira.

Site

O site do INSS ficou no lugar do antigo sistema da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), que já dispunha de alguns atendimentos virtuais.

No entanto, com o lançamento do site, foi possível transferir mais serviços para o módulo virtual, chegando a um pacote de 90 tipos de atendimentos. Assim, o usuário não precisa mais comparecer a uma unidade física na maioria dos casos.

Em outras palavras, pela página do INSS na web é viável pesquisar dados, acionar serviços e marcar atendimentos presenciais, como a perícia médica.

Mas um ponto importante: aqueles que tiverem dificuldades com a internet podem ainda entrar em contato com o órgão por meio do número 135, que é a Central Telefônica do INSS, para tirar dúvidas e até para requerer alguns serviços.

Aplicativo Meu INSS

Também é possível fazer login no INSS por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas iOS e Android. Nessa ferramenta, o usuário encontra 90 serviços para acessar remotamente.

Qual é o passo a passo para login no INSS?

Sendo o caso do primeiro acesso do segurado, será necessário se cadastrar antes no sistema Gov.Br, em uma operação conhecida como login único.

Abaixo é possível conferir o passo a passo para acessar tanto o site como o app da Previdência.

Login no INSS pelo site

Vá para o site Meu INSS. Em seguida, assim que surgir a página inicial, clique na guia “Entrar”. Para alguns serviços, não é necessário autenticar-se na ferramenta. Porém, em outros casos, a Previdência pode exigir a identificação do usuário por meio do login no INSS. Veja como é simples se registrar:

Escolha a forma de acesso

Logo depois que o segurado acionar o botão “Entrar”, vai aparecer na tela uma caixa de diálogo solicitando a autenticação do usuário. O acesso aos serviços do site acontece por meio do cadastro no Gov.br, plataforma que reúne os atendimentos online do governo federal.

Assim, o usuário que ainda não está inscrito no Gov.br, pode se registrar a qualquer momento também pela internet. Antes de preencher o login de usuário (mesmo do Gov.br) e a senha, escolha o modo de acesso através das seguintes opções:

  • CPF;
  • bancos credenciados;
  • certificado digital;
  • certificado digital na nuvem.

Digite a senha

Coloque o login e, em seguida, basta preencher a lacuna com a senha INSS e acionar o botão “Entrar”. Para quem ainda não tem conta no site, o caminho é escolher a alternativa “criar sua conta”. Depois, basta seguir as orientações dadas pelo próprio sistema informatizado.

Login no INSS pelo aplicativo

Mais um canal para acessar os serviços sem ter que ir até as agências é o aplicativo Meu INSS. Nesse caso, ele está disponível para quaisquer dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Veja como proceder:

Faça o download

Entre no Google Play se o celular ou tablet for Android, ou acesse a App Store, para instalar a aplicação em aparelhos do sistema iOS. Em seguida, na loja de aplicativos, digite “Meu INSS” no ícone em formato de lupa, toque no logotipo do app oficial e faça a instalação.

Efetue o login

A partir de agora, o mecanismo é o mesmo exigido no site. Dessa maneira, basta preencher a lacuna com a sua identificação/login — CPF ou número do benefício —, colocar a senha e aperte “Avançar”.

Aproveite os serviços online

Com o login INSS realizado, é só começar a utilizar os serviços à distância disponíveis na plataforma. Observe alguns exemplos de atendimentos que a ferramenta oferece:

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Quais os problemas mais comuns na hora de entrar no INSS?

Embora os atendimentos online sejam positivos e ajudem a desafogar a demanda nas agências, os usuários constantemente relatam falhas nos sistemas eletrônicos da Previdência.

Em muitas situações, isso acontece por causa de erros do próprio INSS. No entanto, também pode ocorrer de o usuário cometer algum equívoco e, dessa forma, ter dificuldades para usar as plataformas.

Por essa razão, separamos a seguir um resumo com as dificuldades e problemas mais frequentes.

Login e senha incorretos

Não é toda hora que precisamos de serviços previdenciários. Diante disso, é bastante comum esquecer a senha INSS. Desse modo, se isso acontecer, o usuário deve entrar no site ou app e apertar a alternativa “Esqueci minha senha”.

Cadastro bloqueado

Outra mensagem que pode aparecer é “cadastro bloqueado”. Em algumas circunstâncias, isso é consequência de falhas da própria ferramenta, isto é, do site ou do app.

Porém, existem situações em que o cadastro realmente é suspenso ou cancelado. Nesse caso, o esquecimento da senha é um dos motivos. Também pode ser que o usuário tenha caído no pente-fino do INSS ou deixado de fazer algum procedimento obrigatório, como a prova de vida.

Se o problema persistir, o segurado deve entrar em contato pela central telefônica 135 para descobrir a razão do travamento.

Site ou app fora do ar

Mais uma falha comum nos sistemas é quando o beneficiário tenta entrar no INSS pelo site ou app e aparecem mensagens informando que a ferramenta está indisponível. Observe a seguir exemplos de informativos que revelam problemas nos sistemas:

  • “Ocorreu um erro”;
  • “Tente novamente mais tarde”
  • “Site ou app em manutenção”.

Se isso acontecer com você, a sugestão é acionar o atendimento telefônico (135). Nele, é possível realizar alguns atendimentos e até mesmo obter informações sobre a previsão de retorno do funcionamento do software.

Portanto, entrar no INSS pela internet não é nenhum bicho de sete cabeças. Desse modo, vale a pena aprender a usar as plataformas digitais da Previdência e acessar boa parte dos serviços sem ter que amargar nas longas filas das unidades físicas.

Afinal, com o login no INSS, dá para pedir aposentadoria, fazer simulações de benefícios, remeter documentos, marcar atendimento presencial etc. Ou seja, não há motivo para ir até uma agência da Previdência, com exceção de casos específicos e pontuais.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado