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Como fazer agendamentos no INSS pela internet?

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A criação do portal Meu INSS, em 2018, permitiu que os segurados do órgão previdenciário pudessem realizar uma série de consultas ou agendamentos sem sair de casa. Dentre os serviços disponíveis, destacam-se os agendamentos no INSS de perícias médicas, pedidos de aposentadorias e benefícios assistenciais.

Diante do cenário de isolamento social e fechamento de inúmeros serviços públicos não essenciais — para tentar frear o avanço da covid-19 no país — a Central de Atendimento virtual se tornou o principal meio de comunicação entre o INSS e seus beneficiários. Com isso, é importante entender como realizar os serviços disponíveis tanto via site ou aplicativo.

A seguir, descubra como agendar perícia INSS e muito mais, no conforto e segurança da sua casa.

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Agendamentos no INSS: qual a finalidade?

Antes da utilização da tecnologia para disponibilização de mais de 90 serviços à distância, os interessados deveriam despender maior esforço e boa parte do seu dia para agendar atendimento no INSS. Contudo, hoje em dia é possível fazer agendamentos e consultas online ou pelo telefone.

Com isso, o segurado não precisa mais perder tanto tempo ou se arriscar em longas filas nas agências, como era antigamente.

Logo, após realizar o agendamento do serviço pretendido pela internet, o usuário pode acompanhar a distância o andamento da sua solicitação, além de conferir também a data, horário e local marcado.

Tipos de serviços que podem ser agendados no INSS

Por meio da plataforma Meu INSS, a maioria dos serviços previdenciários pode ser realizada à distância, excluindo aqueles que precisam de avaliação médica (perícia), social, apresentação de documentos para contestação de indeferimentos, prova de vida — que não pode ser realizada em uma instituição financeira —, cumprimento de exigências, etc.

Um detalhe importante é que, embora seja possível fazer o cumprimento de exigências à distância (via Meu INSS), de acordo com o tipo de análise do instituto, pode ser necessária a apresentação de documentos comprobatórios em atendimento presencial. Sendo assim, este e os demais serviços podem ser agendados pela internet ou através do telefone 135.

No entanto, como já mencionamos anteriormente, é possível emitir extratos e relatórios, bem como fazer o acompanhamento de solicitações por meio da internet, dispensando, portanto, a ida até uma agência física do INSS. Porém, alguns serviços dependem do deslocamento do cidadão até uma unidade de atendimento, como:

  • perícia médica;
  • avaliação social;
  • apresentação de defesa por escrito em caso de possíveis irregularidades;
  • Prova de vida em situações onde não for possível efetuá-la pelo banco;
  • Cumprimento de exigências;
  • Laudos médicos.

Por outro lado, alguns outros tipos de serviços podem ser agendados e/ou consultados através da internet. Dentre os mais utilizados na plataforma Meu INSS, destacam-se os seguintes:

  • Extrato de pagamento de benefícios, empréstimo, contribuição ou imposto de renda;
  • Simulação de aposentadoria;
  • Carta de Concessão;
  • Declaração de Beneficiário;
  • Cumprimento de Exigência;
  • Calendário de Pagamento;
  • Agendamento de perícia;
  • Recursos, cópias de processos e atualização de dados cadastrais, entre outros.

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Agendamentos no período da pandemia

Desde setembro de 2020, após alguns meses de agências fechadas, o INSS passou a retomar suas atividades presenciais. Entretanto, durante a pandemia do coronavírus, os atendimentos estão restritos aos segurados que agendaram corretamente o seu atendimento, de modo a evitar aglomerações e provocar maior disseminação do novo coronavírus.

Portanto, neste momento, os segurados que desejam atendimento devem agendar um horário através do portal Meu INSS, aplicativos ou por meio da Central de Atendimento 135.

Pelo telefone, o cidadão pode agendar ou remarcar atendimentos, fazer consultas, solicitar revisão de benefícios ou obter mais informações sobre os serviços.

Como agendar o atendimento no INSS

Os atendimentos do INSS via plataformas digitais apenas estão acessíveis para os segurados que possuem cadastro ativo. Para tanto, é preciso criar uma conta de acesso — tanto por meio do site quanto aplicativo —, acessando assim os serviços que exigem autenticação.

Aposentados e pensionistas do INSS, bem como demais segurados da Previdência Social que não têm um cadastro válido para acessar os mais de 90 tipos de serviços digitais, podem criar uma conta através do Portal Gov.Br em alguns cliques. Sendo assim, basta seguir os passos destacados abaixo:

  • acesse o Portal de Contas únicas de acesso do Governo;
  • toque no botão “Crie sua conta Gov.Br”;
  • defina a opção de cadastro que melhor lhe couber (via validação facial, bancos credenciados, internet banking, número do CPF, certificado digital ou certificado digital em nuvem);
  • em seguida, preencha os campos obrigatórios conforme solicitação para cadastramento;
  • por fim, crie sua senha pessoal e mantenha-a sempre em um local seguro.

Depois destes passos, o login de acesso ao Portal Meu INSS foi criado com sucesso e já está pronto para uso e agendamentos no INSS.

Agendamentos no INSS pelo telefone

A Central de Atendimento disponível através do telefone 135 é um canal disponível de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. Para ter o seu correto atendimento, é importante apresentar algumas informações para confirmação de cadastro, como nome completo, número do CPF, NIS/PIS/NIT ou de inscrição na Previdência Social e do benefício, se houver.

Retorno do atendimento presencial do INSS

Após mais de 5 meses com as agências fechadas, o INSS retomou gradualmente em meados de setembro de 2020 o atendimento presencial em mais de 600 agências espalhadas pelo Brasil.

Entretanto, os serviços de atendimento remoto mantêm-se inalterados, embora tenham ganhado ainda mais importância, já que é preciso observar algumas mudanças para não sair de casa sem necessidade.

Isso porque, para minimizar aglomerações nas agências e garantir a segurança de servidores e usuários, o retorno do atendimento presencial do INSS ocorre de modo diferenciado, isto é, de acordo com alguns critérios de segurança em relação ao que era praticado antes da era pandêmica. Em termos práticos, apenas segurados com agendamento prévio terão garantidos o seu atendimento.

Sendo assim, exclui-se das agências que estão abertas o atendimento direto. Além disso, são priorizados os serviços de avaliação social, cumprimento de exigências, justificativa administrativa e reabilitação profissional, uma vez que estes possuem caráter de maior relevância.

Portal Covid INSS

O Portal Covid INSS é mais um serviço disponibilizado pelo instituto para garantir o acesso às informações e integridade do cidadão que depende da Previdência Social.

Por meio do site que pode ser acessado através do endereço www.covid.inss.gov.br, o interessado obtém informações relativas às medidas de biossegurança, o formato de atendimento e o endereço das unidades abertas ao público agendado.

O portal reúne os principais detalhes da reabertura das agências, de modo a oferecer informações detalhadas sobre o que o segurado pode e deve fazer durante o seu deslocamento até uma agência do INSS, para evitar o contágio ou minimizar eventuais risco de contaminação pelo vírus.

Lembrando que, com o retorno das agências ocorrendo de maneira gradual, é importante verificar aquelas que estão disponíveis no momento do seu agendamento.


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